terça-feira, 21 de julho de 2009

DIREITO DE RESPOSTA

Triunfo, 22.05.2009

Ilustríssimo Senhor

Cumprimentando-o cordialmente, sirvo-me do presente para solicitar a vossa senhoria, direito de resposta a nota divulgada no jornal opinião em abril de 2009.
Infelizmente, devido a uma série de atribuições, não tive oportunidade de me pronunciar após avaliar com calma o que foi exposto pelo caro escritor Carlos Ferraz.
Primeiramente gostaria que todos os leitores deste jornal, bem como, toda a população de Triunfo, soubessem que em nenhum momento questionei sua intenção de alertar, como fora descrito, quanto ao risco de esquistossomose.
Gostaria que você entendesse que quando falamos em saúde pública, e mais especificamente gestão pública, temos que conhecer o diagnóstico de saúde do município com levantamento do perfil epidemiológico, para que em seguida sejam traçadas prioridades de ações. Como é do vosso conhecimento, a saúde de Triunfo estava esquecida e desacreditada, e naquele momento nossas estratégias não estavam voltadas e direcionadas a esta doença, já que não é endêmica para essa área e na análise epidemiológica do nosso território, não apresentava risco para população. Com certeza desde o primeiro momento como gestor, levantei toda a situação de Triunfo com ênfase nos seus principais agravos e muitas ações dentro do nosso planejamento já foram desenvolvidas, diante de todas nossas limitações operacionais e financeiras.
Sua nota inicial ou seu “alerta”, como elegantemente você descreveu, foi divulgado a uma semana do carnaval, a menos de 50 dias do início da minha gestão, associando a presença de caramujos no lago João Barbosa, com Eschistossomose, relação que cientificamente sabemos que não é recíproca. Logo, como Secretário de Saúde, procurei a rádio para esclarecer toda a população sobre a doença, sua associação com o caramujo, e os riscos para Triunfo, mas nunca para criticar seu jornal ou associar com questões políticas como fora exposto. Então, já que o querido escritor do jornal que só apresenta idéias para melhorar o município polemizou tudo isso com colocações infelizes, não poderia ficar sem responder alguns de seus questionamentos. Inicialmente, se você julga o perfil epidemiológico de morbimortalidade por esta doença no município, o respaldo do diretor da XI Regional de saúde , Drº Clóvis Carvalho com sua equipe de vigilância, e os esclarecimentos da médica do PSF IV, Drª Mauriciana, de associações e argumentos irrelevantes e não realistas, o planejamento de saúde de qualquer gestor estará sem sentido. Dando continuidade, quero lhe esclarecer que não preciso justificar minha nomeação, uma vez que tenho muita segurança no profissional que eu sou, bem como no potencial que tenho. Logo, as circunstâncias que fizeram assumir este cargo foram de honra pessoal objetivando utilizar minha força de trabalho, meu conhecimento e minha formação e experiência profissional, para tentar mudar a realidade vivenciada, oferecendo condições mínimas e dignas de atendimento com qualidade, fundamentado nos princípios e diretrizes do SUS. Tenho certeza que todos aqueles que tiveram oportunidade de trabalhar, ou que conhecem minha forma de conduzir e administrar ações de saúde, sabem que minha indicação não tem nenhum vínculo com a questão de ser cunhado do prefeito. Se pretender ratificar meu profissionalismo como foi questionado pelo mesmo, os municípios circunvizinhos Santa Cruz e Serra Talhada, lhe darão subsídios suficientes, embora não precise provar nada a ninguém e principalmente a você.
Mais uma vez, você diz lutar pelo melhor de Triunfo, mas da forma como se expressou, demonstrou claramente, a sua intenção de passar para as pessoas uma imagem negativa e questionável do secretário de saúde e sua equipe. É assim Grande Carlos Ferraz, de história conhecida e marcada em Triunfo, que você deseja ajudar seu município???
Só quero lhe afirmar que quem trabalha com honestidade, dedicação, respeito, e principalmente conhecimento, não irá se abater com suas belas palavras ou comentários inoportunos.
Deixo como sugestão e ao mesmo tempo um convite, para que você participe das reuniões mensais do Conselho Municipal de Saúde, onde poderá conhecer melhor a realidade de Triunfo, as ações, mudanças realizadas até hoje, inaugurações, pactuações a nível regional e estadual, implantação de novos sistemas, entre outros. Se você participasse mais, vivenciando dia a dia nossa realidade, não faria comentários ou sugestões do que já está encaminhado ou implantado em nosso município. Também, já poderia ter chegado ao seu conhecimento, que o “empolgado secretário” como foi descrito por você, por indicação da XI GEREs dentre 10 municípios, compõe uma das diretorias do COSEMS (Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco) desde março de 2009, após eleição em Caruaru. Não vou entrar em detalhes sobre a importância e relevância deste cargo, porém só queria lhe adiantar que todos os eventos para discutir ações de saúde no estado passa primeiro por avaliação desse colegiado. Logo, a reunião do dia 12.03.2009, que o mesmo questionou minha presença, saiba que foi destinada para municípios endêmicos e de alto risco para Esquistossomose, pois tratava de planos de combate a doença, onde para nossa regional nem ofício foi enviado. Diante desse quadro, posso repetir a mesma exclamação que fora expressa na sua nota: Calma Carlos Ferraz!..., Com certeza teremos muito tempo pela frente, mas da mesma forma que você tem o direito de liberdade de expressão e opinião, eu tenho o de esclarecer a população sobre nosso trabalho e informações equivocadas e publicadas em qualquer meio de comunicação.
Em nenhum momento assumi este cargo, sem pensar no melhor para Triunfo. Realmente as administrações passam, mas antes de você questionar, ou criticar, seria melhor conhecer mais sobre o que está acontecendo. Se caminharmos dessa forma com uma maior participação social sua, na saúde de Triunfo, com certeza a interação e integração do jornal opinião será bem mais positiva, evitando assim, polêmicas infundadas, inconsistentes e desgastantes como essa.
Sem mais para o momento, subscrevo-me com muito apreço.
Atenciosamente,

Saulo Bezerra Xavier (Sec. Munic. de Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!