sábado, 10 de abril de 2010

CARTA À REDAÇÃO


"Prezado Carlos,

É com satisfação que me reporto a V. Sa. para esclarecer a reportagem publicada no Jornal Opinião, nº. 346, Edição Abril/2010 (02) acerca do item últimas notícias - 04. Primeiramente, gostaria de solicitar que não publique nenhuma matéria que envolva meu nome, sem antes me consultar; Segundo, informo que a matéria publicada não condiz na íntegra, com o fato ocorrido, muito menos no que fora relatado no boletim de ocorrências (data, quantidade de disparos e locais...); Terceiro, por acreditar na seriedade de seu trabalho, gostaria de ressaltar da importância da notícia ser relatada baseada em fatos reais e não de comentários de terceiros".

Atenciosamente, Rosário Gusmão.


"Sr. Carlos Ferraz,

Ao ler o e-mail que lhe enviei, solicito que seja publicado em seu jornal".

Antecipadamente, agradeço. Rosário Gusmão.


RESPOSTA DO EDITOR


Prezada Rosário Gusmão,
Apenas agora tomamos conhecimento do seu recado endereçado ao e-mail pessoal do nosso editor. De espírito completamente desarmado queremos inicialmente informar à nobre Chefe de Gabinete do Governo Municipal que aprovamos a forma tranqüila e elegante de se portar na missiva virtual e também pelo fato de evitar a postagem no opiniaotriunfo@gmail.com, que traria com certeza um caráter público, podendo resultar em possível embate pela internet talvez não satisfatório às partes.
Até porque não pleiteamos fugir do propósito determinado e da finalidade objetiva de prosseguirmos a nossa caminhada com independência, editando mensalmente no jornal e semanalmente no blog, tudo dentro da maior legalidade possível, respeitando o que determina o “Direito de Cidadania” da legislação em vigor, sem esquecermos o respeito ético à individualidade das pessoas. A nossa escolha missionária como: contribuintes assíduos, eleitores esclarecidos e amantes da terra natal, de procurarmos as falhas, analisarmos as responsabilidades e cobrarmos as soluções dos poderes públicos constituídos e privados, são prerrogativas assumidas que desde os longínquos anos do regime ditatorial utilizamos em todas as gestões e não abrimos mão, rejeitando portanto, a intromissão de qualquer auxiliar bajulador da atual gestão, que por ventura pretenda fazer média e venha levantar questionamentos obtusos; já que a maioria é composta de verdadeiros ex-sanguinários carrascos do prefeito e do seu grupo, até pouco tempo atrás, como é do conhecimento de todos.
Esses "Exterminadores do Passado" que detratavam política, profissional e pessoalmente o chefe do executivo durante a sua trajetória na administração anterior, vez por outra se acham no dever de cobrarem, mostrando serviço e fazendo média, a utilização prática do que existe de mais nocivo em se tratando de omissão: "ver, ouvir e calar", depois de engolirem todos os impropérios e todas as farpas antes detonadas. Só não venham para o nosso lado... A nossa visão ideológica, o nosso posicionamento político, a nossa personalidade liberal, não combina e nem aceita tamanho descaramento imposto. Bateu, levou, seja quem for... Por isso nos acham polêmicos. Tinha muita graça ouvirmos provocações, indiretas e insinuações, de terminados oportunistas viciados, sem qualquer dignidade e ficarmos retraídos. Inclusive acabamos de redigir uma matéria de alerta aos citados "puxa-sacos" com o título "Recadinho Básico" com saída em breve, gostem ou não. Pois precisam aprender a ficar na deles e não interferirem nas convicções alheias principalmente de verdadeiros triunfenses visando se tornarem agradáveis aos mandatários transitórios.
Depois destas considerações naturais e precisas, queremos esclarecer a Vossa Excelência (tratamento condigno ao cargo) que para efetuarmos a composição do jornal OPINIÃO ao longo desses anos temos pela modesta formação jurídica do nosso representante direto o maior cuidado em observarmos os limites determinados pela “Lei de Imprensa”, além de tópicos dos Direitos: Processual Penal, Administrativo e Constitucional visando ficarmos embasados da racionalidade, sem comprometermos quem quer que seja. Além de primarmos na privacidade das honradas e sagradas famílias. Pretexto considerado fundamental para a convivência salutar entre conterrâneos que nasceram, cresceram e viveram juntos irmanados e apenas discordam de pontos fundamentais, não merecendo serem radicalizados.
No seu caso exposto cientificamos em nível de informação, que não pensamos em qualquer hipótese desrespeitar ou difamar sua figura ilustre ao publicar o que nos foi repassado, nem tampouco fazer qualquer espécie de sensacionalismo com a desgraça alheia (segundo soubemos foi comentado nos corredores da Prefeitura...); embora não conste no recado dado. Tivemos a intenção de cobrar melhor segurança e maior efetivo de policiamento, para a crescente onda de violência instalada em todos os setores, também citados na edição do jornal a que se refere, que denuncia furtos, roubos e pedofilia, uma iniciativa que deveria partir das representações Executiva e Legislativa onde a senhora atua.
Informamos por conhecimento de causa, que caso alguém tenha estimulado Vossa Excelência a usar o artifício da citação do seu significativo nome no artigo respectivo, para nos colocarmos como "boi-de-piranha"; desnecessário se fazia lhe pedir autorização prévia, uma vez que é ocupante de cargo público, não desmerecia a sua imagem e se tratava de "notícia crime", onde a divulgação pela mídia em geral (rádio, jornal, televisão, internet) independe e, a ação violenta ocorrida foi pública e notória; os meios, as proporções; a materialidade; as motivações, a autoria, são prioritários para análises das polícias ostensiva e judiciária iniciarem as investigações de rotina. Até porque o relato preocupado emocional a clamar por providências urgentes na manhã da segunda-feira após o acontecimento do atentado na sua residência partiu de pessoas do seu relacionamento amigável e partidário apelando apuração e imediatas providências. As versões outras existentes visando macular a sua figura cidadã desprezamos totalmente porque fogem à nossa linhagem de caráter.
Sem querermos questionar o seu solicitado direito legítimo de resposta; apenas a título de curiosidade: estranhamos esse imediato estímulo de citar o incômodo pela publicação da sua identidade, já que em algumas oportunidades anteriores quando atuou na suplência do mandato na Câmara de Vereadores e destacamos o seu feito junto à vereadora Vilma Baião, não se pareceu assim tão preocupada.
Finalizamos sem qualquer ressentimento ou preocupação de qualquer ordem, pois somos adeptos da democracia plena, renovando o nosso intuito de continuar a defender o nosso Município de Triunfo e seus habitantes dentro do espaço peculiar.

Sempre à disposição para esclarecimentos.
Saudações democráticas triunfenses.



Carlos Ferraz e Equipe

OBS: A publicação no jornal OPINIÃO foi depois solicitada pela missivista. Portanto aproveitamos o ensejo para remeter a nossa devida resposta.

8 comentários:

  1. Prezado Carlos Ferraz e Equipe.Que resposta de alto nível!Estou emocionada com frases, tão bem colocadas e com tanta determinação e garra!Opinião Digital!Toca em alto nível!Valeu!Parabéns!Sempre dentro da Lei!Isso é importantíssimo!


    Márcia Ed.Física Esp. em Idosos

    ResponderExcluir
  2. Equipe do Opinião, vcs estão de parabéns por resposta tão clássica.

    ResponderExcluir
  3. Passo a saudar o corpo integrante visto excelente nível explicativo. Alba Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Estimado Carlos,o presente pode até ser ingrato com sua passagem nesta terra da Baixa Verde, mas a história haverá de lhe ser grata.Nós lhe devemos muito. Maria Lúcia Rodrigues de Lima

    ResponderExcluir
  5. De onde vem mulher tão metida?

    ResponderExcluir
  6. Por favor, evitem polêmica nos comentários postados.Não estraguem o tão interessante blog triunfense que nos deixa informados sobre o municipio do qual estamos saudosos à distância. Alzira Gonçalves.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a postagem de cima.Discutam coisas sérias ,respeitem o esforço e a dedicação desse grupo de pessoas triunfenses que me parece envolvido na melhoria de vida da cidade; os recadinhos anônimos não fazem qualquer sentido; são fruto dos pertubadores embustidos; não ajudam nada.Obg. Fernando Barbosa, Recife-PE

    ResponderExcluir
  8. Concordo com todas as postagens,todas ficaram lindas,menos esse que tá falando de mulher metida,acho isso uma baixaria,air tem muito,quando agente roda as tamancas fica feio né,sempre tem baixo nivel,aqui ninguem é metido hein,coisa feia,mostra tua cara seu carcará....

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!