domingo, 13 de junho de 2010

HOMENAGEM À TRIUNFO/PE - 126 ANOS




TRIUNFO



Baixa Verde, sempre verde
Sempre sorrindo entre flores
Dizia o padre Landim
Proclamando teu primores.

Triunfo, minha cidade,
Triunfo linda, na Serra
Triunfo, quanta saudade!
Eu te adoro, minha terra.

Em ti nasceram meus pais
E todos os meus irmãos
Em ti fui menina e moça
Fiz amigos dando as mãos.

Saudades da tua igreja
Da Virgem, nossa, das Dores
Fervorosos novenários
Celebrando seus lovoures.

Lembro o Alfredo de Carvalho
O Grupo Barbosa Lima
As aulas e os recreios
Do meu tempo de menina.

O Colégio Stella Maris
Tuas ruas e ladeiras
A névoa nos dias frios
No verão, noites fogueiras.

Os verdes canaviais
As frutas tão saborosas
Engenhos e farinhadas 
E jardins cheios de rosas.

Na praça velha do açude
Margaridas espalhadas
Um gradil emoldurava
Violetas perfumadas.

As retretas do domingo
No coreto do jardim
O açude a espelhar
Teu céu azul de cetim.

A Banda Isaias Lima
Os dobrados, as festanças
Os dramas de Suely
Guardo tudo na lembrança.

Os filmes no Guarany
Promoções de Camucé
E a divisão na assistência:
Primeira classe e "loré"

Lindos os bailes cor de rosa,
As barracas, as Rainhas,
A moça escolhida Miss,
No Natal, as Pastorinhas.

"Cariri já vem aí
Cansado de pegar criança
Pegando as moças solteiras
Pegando tudo quanto a vista alcança".

Carnaval!... Lenhadores passando
Cambinda, Maracatu,
Visitando os abastados,
E engolindo "Pitú".

Quaresma:A Via Sacra ao Cruzeiro
A procissão da Paixão
Os presentes para o jejum
Um costume bem cristão.

Aquelas festas juninas
Fogueiras a crepitar
Trajes de chita e chapéu
E rezas pra se casar.

A Festa dos Estudantes
Um destaque social
Com desfiles elegantes
Era Triunfo total.

Dezembro romper de ano
A girândola a roboar
O abraço de Ano Novo
Que vontade de voltar!...




Maria José Barbosa Frazão - "Zezé"


*(Zezé Barbosa é professora-aposentada, lecionou na Escola Alfredo de Carvalho, filha do ex-prefeito João Barbosa Sitôneo e residente na cidade de Princesa Isabel-PB ).

3 comentários:

  1. Que poema lindo Dona Zezé! Parabéns por poder decantar nossa terra de maneira tão emocionante. Fiquei radiante quando li e reli tão extraordinária inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Parabéns a todos os triunfenses ,pelos 126 anos desta cidade ,que mesmo através de fotos ,acho um encanto!Parabéns também, a autora deste lindo poema,Dona Zezé!Também,Boas vibrações para Carlos Ferraz e sua Gloriosa equipe.Grata!
    Abraços sinceros para todos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dos artigos do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online. Emily Nascimento

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!