domingo, 31 de outubro de 2010

DILMA ROUSSEFF CHEGA AO PODER


BRASÍLIA (Reuters) - Dilma Rousseff (PT) confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas e foi eleita neste domingo presidente da República, a primeira mulher escolhida para ocupar o cargo mais alto do país.
"Estou muito feliz, agradeço aos brasileiros e às brasileiras por esse momento e prometo honrar a confiança que depositaram em mim", disse Dilma rapidamente a jornalista dentro do carro, antes de se dirigir a um hotel em Brasília.
Com 99,51 por cento da apuração concluída, Dilma tinha 56,00 por cento dos votos válidos contra 44,00 por cento de José Serra (PSDB), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Escolhida pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar sua sucessão, a estreante em disputas eleitorais foi impulsionada pela altíssima popularidade do atual mandatário, beneficiado pelo bom momento econômico do Brasil e melhoria de vida de milhões de pessoas nos últimos oito anos.
Na véspera da eleição, a candidata deixou claro que sabe muito bem quem merece a maior parte do crédito por sua vitória.
Em seu último ato de campanha, em Belo Horizonte, sua terra natal, Dilma afirmou que "não há ninguém que vai me separar do presidente Lula". E, para preocupação de alguns quanto ao grau de ingerência do presidente na próxima administração, completou: "Lula estará sempre presente no meu governo."
Com um patamar de 80 por cento de popularidade e aprovação de governo, Lula conseguiu o que alguns analistas duvidavam, devido, entre outros motivos, à falta de carisma e de experiência eleitoral de Dilma.
No ano passado, a então presidente do Chile, Michelle Bachelet, com patamares de popularidade de mais de 70 por cento, não conseguiu fazer seu sucessor. O ex-presidente Eduardo Frei, apoiado por ela, perdeu para o oposicionista Sebastián Piñera.
A vitória de Dilma, no entanto, acabou se mostrando muito mais difícil do que indicavam as pesquisas, que ela liderou durante várias semanas com margem suficiente para vencer no primeiro turno.
Mas a campanha petista não percebeu os estragos que estavam sendo causados na candidatura os boatos, rumores e mentiras que circulavam abundantemente na Internet. E, nos últimos dias antes do primeiro turno, o ataque aberto ao PT e a Dilma por lideranças católicas e evangélicas durante missas e cultos.
Sem falar no crescimento de Marina Silva (PV), em parte pela questão religiosa, mas também pelo descontentamento com os escândalos de corrupção no governo Lula.
O baque por não ter sido eleita no dia 3 fez com que Dilma começasse a campanha do segundo turno patinando. Já Serra, embalado por ter conseguido levar o jogo para a prorrogação, cresceu com força nos primeiros dias na nova etapa.
Passado o impacto inicial, porém, somado a uma reação na batalha da Internet e na busca pelo voto religioso, a petista conseguiu equilibrar as coisas. Como havia obtido no primeiro turno 46,9 por cento dos votos válidos, tinha tarefa bem mais simples do que Serra, que somara apenas 32,6 por cento.
A neutralidade de Marina no segundo turno também acabou beneficiando mais Dilma, que já estava na frente.
Ainda assim, ao contrário do primeiro turno, dessa vez a cautela guiou a campanha petista até a última hora, apesar da diferença nas pesquisas pró-Dilma vir se mantendo confortavelmente estável há dez dias.
Com a vitória de Dilma, o PT chega ao terceiro mandato consecutivo na Presidência da República. Nos últimos dias, Serra vinha apontando para a alternância de poder como uma das "belezas da democracia". Não foi desta vez.

(Reportagem de Isabel Versiani e Ray Colitt)

8 comentários:

  1. Só nos resta agora torcer aguardando o que vai acontecer.Que seja a mesma bem sucedida realizando as melhorias prometidas.Boa sorte todos.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!Que tenha muita saúde para ir até o final do seu Mandato!Que seja Resiliente,como tem sido!Que não use o Santo nome de Jesus Cristo para blasfemar!Saúde e Paz,sem isso,fica difícil!

    Boas Vibrações!

    ResponderExcluir
  3. VENCEU A MELHOR.È PT NA CABEÇA!!!É LULA LA E LULU CÀ...QUEM ENTRAR VAI APANHAR.TEM QUE NOS BAJULAR E FICAR DO NOSSO LADO MESMO SEM GOSTAR.PENSE QUE É BOM...

    ResponderExcluir
  4. Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa2 de novembro de 2010 às 20:16

    O Brasil sai Ganhando!
    Não tem sido fácil a luta contra os imperialismos e a dominação nestes cincos séculos de colonização brasileira. Primeiro foram os europeus, principalmente os portuguêses, que dominaram e expropriaram as primeiras sociedades brasileiras. Com a ajuda da igreja católica a corôa portuguesa extinguiu milhares de culturas e sociedades nos primeiros séculos de colonização. Depois, com o declínio de Portugal, ficamos a mercê dos inglese, que se encarregaram de continuar com a grande devastação brasileira. Todas as riquezas naturais, das diferentes regiões, foram extraídas e enviadas para fora do Brasil. Posteriormente, com o final da segunda grande guerra mundial, guando os Estados Unidos e aliados sairam vencedores, deram continuidade, ao processo de colonização capitalista,desumano, opressor! Muitos brasileiros pereceram na luta contra a dominação e escravidão. Durante esses séculos, as ditaduras foram constantes. Esperimentamos nas últimas décadas, momentos de organização dos trabalhadores, e outros, momentos de ditaduras e repressão. Esses momentos têm se alternados no Brasil. Dependendo dos contextos políticos internacionis. No entanto, nunca perdemos a esperança, de vermos no Brasil, um governo, em que haja igualdade entre as pessoas. Em que o trabalho seja para todos. Isto é, que um pequeno grupo, de sangue-suga, não fique explorando a mais valia do trabalhador. Vemos portanto, no governo do Partido dos Trabalhadores, uma oportunidade de organização das diferentes categorias de trabalhadores deste país. Não é ainda o que sonhamos para nós. Sempre haverá em qualquer governo os parasitas, os ambiciosos, os que só enchergam seu umbigo! E que aproveitam qualquer oportunidade, para se dar bem. Mas, também, existirão aqueles, que utopicamente, ou não, lutam pela justiça e solidariedade entre os povos! Pensamos, que a DEMOCRACIA no Brasil, está cada vez mais fortalecida. Com certeza, o Brasil saiu ganhando com o resultado desta eleição para presidente, deu mais uma vez, um chega prá lá no imperialismo americano: globalizante,alienador e cruel! Viva o BRASIL! VIVA A LIBERDADE!
    Profa. Msc. Antônia Lurdenilda
    Manaus- Amazonas

    ResponderExcluir
  5. Que ela afaste de vez os Dirceus,os Delúbios, os Collos, os Valérios, os Severinos, os Genoínos, os Ciros, os Sarneys, os Barbalhos,os Renans, os Inocêncios e salafrários outros.

    ResponderExcluir
  6. Quando as angústias não são digeridas, o corpo exige uma mudança de atitude...

    ResponderExcluir
  7. O BRASIL, logo no princípio sairá ganhando a começar com a volta influente de Zé Dirceu e do imposto CPMF. Isso é uma traição ao povo . Por que não revelaram isso durante a campanha?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!