sexta-feira, 22 de abril de 2011

SAUDADES DAS TAPIOCAS


Tanta criatividade garantiu as barracas de tapioca, o status de parada obrigatória - nas praças 15 de Novembro e Carolino Campos - para quem visitava a cidade no passado. Hoje, a guloseima é rara na apresentação da cultura gastronômica local, apenas se encontra nas hospedarias mais requintadas em refeições.
De fato, a tapioca faz parte das raízes da identidade histórica e cultural do povo sertanejo e triunfense, devido ao farto cultivo da mandioca ou macaxeira (matéria prima da mandioca) e as muitas casas de farinha existentes em todo município.
Mas independente da importância histórica e cultural, é o sabor, ou melhor, são os sabores que atraem consumidores cada vez mais criativos. Alguns visitantes da tradicional e animada Caravana da Saudade, já a incluem no roteiro do passeio para deguste, com era o caso das saudosas senhoras Zélia Maia, Eliete Bruno, Silvia Sá, etc. Outros participantes diziam que não podiam vir a Triunfo sem experimentar a tapioca que vendiam nesse evento Maria dos Anjos Antas. Vamos fazer uma recomendação para que essas vendas voltem.

10 comentários:

  1. Quem lembra? Tapioca de côco, bejú de massa, peguei...rsss

    ResponderExcluir
  2. Não dispenso uma tapioca bem feita que só minha avó sabe fazer em prato de barro

    ResponderExcluir
  3. Para ficar em paz com a consciência posso informar que minha médica afirma ser tapioca menos calórica e saudável que pão de trigo onde você ingere todo dia. Márcia M. Ramos, São Paulo-
    Capital.

    ResponderExcluir
  4. Eu amooo tapioca quente com manteiga de qualidade,eu não sei fazer,quando vou fazer eu erro..........

    ResponderExcluir
  5. Não tem mais que escrever?

    ResponderExcluir
  6. Este Blog Opinião vai mesmo de A a Z, se preocupa com os minimos detalhes da cidade desde de sua apresentação, organização, festejos, folguedos, sem esquecer sua rica gastronomia,evocando a saborosa TAPIOCA e suas tradicionais TAPIOQUEIRAS...É de dá agua na boca!!! São os "MIMOS" para os conterrâneos e visitantes, é dedicaçaç total a terra natal.
    Como prefeito,eh???

    ResponderExcluir
  7. E as tapiocas da Dona Emília, da Mãe Nenem ,da Dona Sebastiana,da Maria Venera,da Dona Olívia, da Ciça Brasa, Dona Olívia.

    ResponderExcluir
  8. ESQUECERAM CILÚ E NÉRCIA MAIS RECENTES COMO DOS ANJOS

    ResponderExcluir
  9. Escrevo da maneira que quero,da maneira que gosto,e vc não tem nada aver com isso,ou carga pesada,vai procurar o que fazer air no teu lugar cheio de mosquito e muriçoca kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Ta bom criarem o toféu tapioca e oferecer a quem escrever bobagem com os outros.Deixem cada um postar o que bem entender, desde que não prejudique ninguém.Interferência mais chata!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!