segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ana Arraes processa site que aponta Chico Buarque como pai do governador de PE


A deputada federal Ana Arraes (PSB), mãe do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), protocolou na segunda-feira, 20, queixa crime na Secretaria estadual de Defesa Social contra um site que divulgou, no fim de semana, notícia “apócrifa, inverídica e caluniosa” afirmando que o compositor Chico Buarque havia assumido a paternidade do governador.

Publicada no site “Diario Pernambucano”, que se afirma “um site de notícas fake (falsas)”, a notícia foi replicada nas redes sociais Facebook e Twitter, espalhando-se rapidamente e provocando reações. Muita gente acreditou no boato – antigo em Pernambuco.

A deputada também pediu ao Google a retirada de páginas contendo a notícia inverídica – no que foi atendida – e divulgou, através do Facebook, uma nota de repúdio. “O governador Eduardo Campos é meu filho e do escritor Maximiano Campos, já falecido e de saudosa e respeitável memória”, afirma ela na nota. “Trata-se de matéria inverídica e criminosa, sobre a qual já tomei as providências legais, no sentido de fazer cessar e punir policial e judicialmente tal aberração”.

Ela afirma, na nota, só ter conhecido o compositor carioca na casa do seu pai, o ex-governador Miguel Arraes, em 1986, durante campanha dele ao governo, quando Eduardo tinha 21 anos. Reitera se tratar de “alegações criminosas que já estamos tomando as providências legais cabíveis” e pede para quem leu a matéria que circulou na internet que a tenha como “apócrifa, inverídica e criminosa, que agride a dignidade da família pernambucana”.

No site “Diario Pernambucano”, a notícia inverídica foi substituída por uma retratação que inclui a decisão de “excluir notícias que forjam a fala inexistente de pessoas de imagem pública”. “Como no caso mais recente se trata de um ícone da política e não de uma figura pública costumeiramente posta em caricaturas (como no caso de jogadores de futebol ou figuras em evidência nas redes sociais), nos retratamos com humildade e reconhecimento da desmedida cometida por nós”, diz. Por fim, convoca “o direito ao perdão agradecendo a compreensão e a paciência de quem se sentiu ofensido conosco”.

Intitulada “Escândalo no mundo da música e da política”, a notícia falsa era assinada por “Jarbinhas D´adelaide”. O nome fictício une o nome do principal opositor de Eduardo Campos em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), e o heterônimo utilizado por Chico – Julinho da Adelaide – na década de 70, época da ditadura, para driblar a censura às suas músicas.

A notícia dizia que Chico havia assumido a paternidade de Campos em uma entrevista exclusiva, na qual contava ter conhecido Ana em 1964, no Recife, durante uma extensa turnê no Nordeste, e com ela teria mantido um “relacionamento intenso, rápido e oculto”.

Meses depois teria recebido uma carta dela falando da gravidez, mas ele, “cretinamente”, ignorou. Há alguns anos, tomado do desejo de saber quem era o filho, teria ficado impactado com a “surpreendente descoberta: ele é o governador de Pernambuco”. Depois de vários detalhes, encerra afirmando que o governador Eduardo Campos, que havia acabado de saber sobre a paternidade, reagiu bem-humorado imaginando que a partir de agora, Chico Buarque poderia fazer mais shows no Recife e com “preços mais acessíveis”.

A brincadeira poderá custar caro. A polícia civil identificou que o site é da cidade sertaneja de Taquaritinga do Norte. Três pessoas foram intimadas a depor.

Fonte: O Estado de S.Paulo

10 comentários:

  1. Realmente,muito interessante!Faria a mesma coisa que a Sra.Ana Arraes,um processo,ainda é pouco!A vida pessoal das pessoas,só pertencem a elas mesmas!Este site,não tinha nada que futricar a vida íntima de ninguém,muito menos um assunto tão delicado,envolvendo pessoas públicas,ou mesmo se não fossem públicas,o pior:publicar no site.Passei por um constrangimento parecido com este,e deveria ter processado,também.Calúnia é crime,assédio moral é crime,envolver nomes,pior ainda.Este blogger Opinião,sempre atualizadíssimo!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Atidude correta tomada pela deputada Ana Arraes. Coisa de gente sem caráter colocar comentários anônimos covardes.

    ResponderExcluir
  3. BEM EMPREGADO QUE ESSE IRRESPONSÁVEL SEJA IDENTIFICADO ( A ) E PUNIDO NA FORMA DA LEI.

    ResponderExcluir
  4. conheço pessoa aqui com esta mania anonima

    ResponderExcluir
  5. Alerta para a suposta Aninha Mocó do Jet que é d...

    ResponderExcluir
  6. Aninha Mocó do Jet?Que diabo é isso?KKK!Povo criativo!Será uma víbora?

    ResponderExcluir
  7. Uma baixaria de quinta categoria que só deve ter partindo de pessoas com problemas mentais. O senador Marcos Freire, já falecido, sofreu a mesma baixaria com a sua digna esposa. Que prendam estes elementos. Sra. Ana Arraes, tenha a minha solidariedade.
    Rogério Mota.

    ResponderExcluir
  8. Cuidado, não nessas coisas anônimas...

    ResponderExcluir
  9. ...Só SEI DIZER QUE ELE É MUITO DO LINDO, iNDEPENDENTE DA PATERNIDADDE E DO DNA... NÃO FICA A DEVER NADA AO OLHOS VERDE DO CHICO...SOU DOIDA POR ELE...COMO DIRIA CHICO ANISIO.

    ResponderExcluir
  10. Dudu Arraes é gatão manhoso! Lindo!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!