segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cientistas descobrem genes relacionados com as enxaquecas


Cientistas descobriram um trio de genes vinculado com as enxaquecas, inclusive um relacionado exclusivamente com as as mulheres, segundo um estudo publicado na revista britânica Nature Genetics.

As enxaquecas são dores de cabeça intensas - às vezes com uma "aura", na qual os pacientes têm a impressão de olhar através de vidro congelado -, e que afetam cerca de 20% da população.

Os cientistas descrevem a condição, que é três a quatro vezes mais comum entre as mulheres, como uma desordem cerebral em que os neurônios ou células cerebrais respondem de forma anormal a estímulos.

A causa exata é desconhecida, mas acredita-se que fatores hereditários tenham um papel significativo.

Para ter acesso ao componente genético, Markus Schuerks, do Hospital Brigham para Mulheres, em Boston, coordenou uma varredura internacional de genomas com 23.230 mulheres, das quais 5.122 sofriam de enxaqueca.

Os chamados estudos de associação genômica comparam diferenças entre indivíduos nos cerca de três bilhões de pares dos blocos de construção molecular encontrados no código genético humano.

O estudo é o maior do tipo feito até agora. Ele descobriu variações em três genes que apareceram mais frequentemente em pacientes com enxaqueca.

Dois deles, conhecidos como PRDM16 e TRPM8, eram específicos de enxaquecas, e contrários a outros tipos de dores de cabeça.

Além disso, o TRPM8 se vinculava a enxaquecas unicamente em mulheres. Estudos anteriores demonstraram que o mesmo tipo de gene contém o "marcador" genético de um sensor de dor, tanto em homens quanto em mulheres.

O terceiro gene suspeito, o LRP1, está vinculado com a percepção do mundo exterior e em trajetos químicos dentro do cérebro.

"O cérebro de uma pessoa com enxaqueca responde de forma diferente a alguns estímulos, suas células nervosas 'conversam' de forma diferente do que os demais", explicou Shuerks por e-mail.

"Muitos neurotransmissores participam desta conversa cruzada e alguns parecem ter um papel especial nas enxaquecas. O LRP1 interage com alguns destes caminhos de neurotransmissores e, portanto, podem modular as respostas nervosas que promovem ou suprimem as crises de enxaqueca", acrescentou.

Nenhuma das variedades genéticas apareceu vinculada especificamente a enxaquecas com ou sem auras.

As descobertas, publicadas na revista Nature Genetics, foram replicadas em dois estudos menores com populações, um na Holanda e outro na Alemanha, e em um grupo clínico acompanhado pelo International Headache Genetics Consortium.

"A herança de qualquer uma das variedades genéticas altera os riscos de enxaqueca em 10% a 15%", disse Schuerks.

A influência destes genes provavelmente não é grande o suficiente para ser imediatamente usado como uma ferramenta de diagnóstico. Mas o resultado "é um avanço na compreensão da biologia da enxaqueca", afirmou.

11 comentários:

  1. TPM E ENXAQUECA NÃO TEM DUAS COISAS PIORES NA VIDA.PRINCIPALMENTE PARA QUEM È DO SEXO FEMININO.KKK

    ResponderExcluir
  2. Precisei ser atendida na Unidade Mista.Na ocasião, fui medicada com soro e alguns remédios e também precisei fazer exames de sangue, pois havia suspeita de dengue. Mesmo debilitada, não pude deixar de observar a situação do hospital, está péssima, sem o mínimo para se evitar um mal maior.

    ResponderExcluir
  3. Mulher com TPM não tem diabo que aguente!

    ResponderExcluir
  4. Nunca jamais aguentarei esses satanás mulher com tpm e enxaquecada. Só quem tem isso são coroas que estão depressivas e sem uma boa.Morram,pestes!

    ResponderExcluir
  5. Sexo ajuda a relaxar!Nada melhor do que uma boa transada,com quem se gosta.Sexo só faz bem,quando é feito com toda sedução e com um casal bem quentes,aí agente relaxa e adeus enxaqueca,rsrsrsrsrsrsrsrr...Experimente,depois escreva aqui o resultado, e tenho certeza que a sua emxaqueca ,vai para o beleleu.Por esta razão,tem personal que só vive rindo,rsrsrsrsrsr,é sexo meu irmão.

    ResponderExcluir
  6. Deixo aqui meu elogio,pelo bom gosto do lay-out,ficou bem equilibrado.Parabéns!
    Enxaquecas,faz tempo que não sinto.É horrível!Mudei meu estilo de vida, isso ajudou muito!Quando o calor chega aqui,eu coloco gelo na cabeça, isso ajuda a circulação sanguínea,sinto-me bem!
    Bons sonhos!

    ResponderExcluir
  7. APROVADO O NOVO MODELO DO BLOG OPINIÃO,FICOU BEM MELHOR PARA LER E MAIS VISTOSO.

    ResponderExcluir
  8. Deus me livre desta maldita hora. Vejo que minha irmã passa...

    ResponderExcluir
  9. Por que não legalizar outras dorgas? O álcool é usado, incentivado e com comercial.Os acidentes, assassinatos, mulheres espancadas são provenientes de bebedeiras.Pesquisas já constataram isso e não se proibe, a exemplo do cigarro, os comerciais na TV. A droga que mais mata e causa dependência é o álcool. Claúdio Oliveira-Recife-PE

    ResponderExcluir
  10. Oxe,sexo é bom quando é com muito amor,sem amor eu prefiro levar para são pedro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Você ,que falou de coroa,deve ser um coroa,ou uma coroa,metida a ADOLESCENTE!Pior que enxaqueca,é pegar uma coroa com AIDS,sem saber que é soro positivo aí você dança menininho!Cuida para não pagar tua língua!RSRSRSRSRSRSRS

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!