segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ESPAÇO DO LEITOR - TRAJETÓRIA DA FAMÍLIA TIMÓTEO NA REGIÃO DO PAJEÚ


Carlos Ferraz,
Envio um texto escrito por Tio Antônio Timóteo, para que você publique em seu blog, se possível.
A historia é bem interessante.
Abraço,
Kleber Timóteo

Escrito por Antônio Timóteo Sobrinho (*)
e publicado no Jornal Correio do Pajeú

Sem maior pretensão do que a de fazer registro de uma pequena página da História de Serra Talhada, firma-se em tinta, neste veículo “Correio do Pajeú", os conhecimentos recebidos verbalmente dos mais velhos e fixados na mente ao longo da vida.

Os TIMÓTEOS, no Pajeú, procederam do município de Bonito da Santa Fé, pequena cidade situada no oeste do sertão paraibano onde o Padre Ibiapina fez a Casa Central da sua obra no Sertão Nordestino. Admite-se que, acompanhando as romarias do Santo Peregrino (Padre Ibiapina fundou a Casa de Caridade em Triunfo em janeiro de 1871) ou fugindo da seca de 1877, os pioneiros da Família Timóteo chegaram a Serra da Baixa Verde durante a década dos 1870.

Eram três irmãos: João, Joaquim e José Timóteo de Lima. Não se tem conhecimento se chegaram simultaneamente ou em datas sucessivas. Joaquim e José (agricultores) fixaram-se no Sítio São Domingos às margens do Riacho do Medeia, abaixo de Santa Cruz da Baixa Verde, enquanto João (comerciante) fez residência no Sítio Almas, próximo a Triunfo. Ainda hoje, encontram-se as ruínas da casa de Joaquim Timóteo no Sítio São Domingos, A Casa Grande das Almas (entenda-se do Sítio ”Almas”) na periferia de Triunfo, originalmente pertencente ao João foi restaurada pelo seu descendente - Dr. Assis Timóteo -, para sua residência.

Faz-se oportuno citar alguns descendentes de cada tronco pioneiro.
Do pioneiro João (I) são descendentes: João (II), Horácio, sendo Horácio o pai de Dr. Assis Timóteo, Juiz de Direito de Belmonte. O filho mais velho, João (II), tornou-se sacerdote e foi pároco da Igreja dos Remédios em Manaus até 1970, onde o visitei.
O pioneiro Joaquim (I) (1860 – 1940) casou-se com D’nana (família Melo de Caiçarinha), deu origem a Antônio, José, João e Cícero. Estes filhos do citado casal tiveram oportunidade de freqüentar uma escola formal dos Irmãos Maristas, que estavam fixados em Triunfo no final do Século XIX e início do século XX. O registro da existência do Colégio Marista em Triunfo está no livro “Triunfo: A corte do Sertão” de Diana Rodrigues. Ler e escrever, naquela época, era privilégio de poucos.
Do pioneiro José (I) descende José Timóteo (II), sogro de Zé de Melo (comerciante) e avô de Ronaldo Melo. (este foi candidato a prefeito de S. Talhada, no último pleito)
Com vinculação à história de Serra Talhada merece foco um componente da família que de algum modo se destacou como homem público, trata-se do Capitão Antônio Timóteo (1878-1938).

Sabe-se, pela tradição verbal que o Antônio Timóteo não somente era alfabetizado, mas, também, entendia de contabilidade e trabalhou nos grandes empórios comerciais florescentes na Praça de Baixa Verde (Triunfo), no início do Século XX. O citado Antônio Timóteo, ainda moço, por infortúnio ou por sorte, entrou num conflito passional e neste chegou a ferir com arma branca o seu rival. Precisou se ausentar de Triunfo, vindo a se fixar em Vila Bela, provavelmente sob a proteção de algum dos grandes fazendeiros que se abasteciam de produtos industrializados (tecidos, linhas, ferragens, louças, querosene, pólvora, munição, bacalhau, bebidas sal e açúcar além de miudezas) naqueles empórios em Triunfo, onde o Antônio trabalhara. O jovem Antônio, inteligente e de boa aparência além de letrado, enamorou-se da Sinhá Mocinha, esta filha do Dr. Tiburtino Nogueira, então juiz de direito da comarca, vindo com ela a se casar. Esse matrimônio gerou Maria do Socorro Timóteo (filha única) conhecida por “Maria Timóteo”. Esse nome denominou, por ser sua proprietária, a Lagoa situada entre o centro da cidade de Serra Talhada e o aterro da linha de ferro que margeia o Alto do Bom Jesus.
Esse depoimento me foi narrado pelo Sr. Luiz Gomes de Sá, triunfense, fixado em Serra Talhada, primeiro como alfaiate, durante a década de 40, depois como comerciante de tecidos, até seus dias finais por volta 1980.
Voltando ao início do Século XX, quando o jovem Antônio refugiou-se em Vila Bela, reitere-se, naquela época o banditismo campeava solto no Sertão do Pajeú. Em Vila Bela, os grandes líderes das duas famílias mais numerosas, economicamente abastadas e politicamente importantes - Pereiras e Carvalhos - estavam em permanente conflito entre si. Estes chefes permaneciam em atalaia nas suas Fazendas, quando não em campanhas, buscando batalhas; ora de ataque; ora de vingança. Raramente apareciam na cidade.
Grupos armados, compostos sempre com mais de dez homens, algumas vezes, até, com mais de cem, como chegou a ter o Coronel Antônio Pereira, filho do Barão da Pitombeira era cena constante nas fazendas dos poderosos senhores de ambas as famílias. Era difícil para o restante da população não tomar partido. Os grupos eram formados, na sua maioria por parentes próximos ou agregados necessitados de proteção, geralmente voluntários não remunerados. Contudo, mesmo voluntários, necessitavam de alimentação, para si e para seus dependentes; necessitavam de armas e munição. Tamanha demanda consumiu grandes fortunas. Descrição mais detalhada sobre a época pode ser encontrada no livro “O Povo em Armas” de Jorge Mattar Villela, 2004.
Situando o jovem Antônio Timóteo pelos idos de 1908/1909, agora recém casado, apesar de alheio àquela situação de conflitos, provavelmente sob a proteção do influente sogro e na ausência de nativos com perfil e competência para o cargo, ele foi entronizado como tabelião; depois como chefe político do partido situacionista PR (Partido Republicano) dos ”perrepistas”; e não demorou, conseguiu a patente de Capitão da Guarda Nacional com direito a diploma, uniforme, galões e espada. Liderou o município de Vila Bela até a Revolução de 1930, quando, então, todos os líderes da Velha República caíram, inclusive, o governador Estácio de Albuquerque Coimbra foi deposto e substituído pelo Governador Carlos de Lima Cavalcante. Enquanto chefe político, o Capitão Timóteo representava, na Vila Bela, o Governo do Estado e adotava o comando imperialista típico da Velha Republica. Como tal, apoiava ou favorecia a legalidade, isto é: os Carvalhos, os Inácio, os Olavo, os Ribeiro de Barros, os Alves de Barros (família de Zé Saturno da Pedreira) e outros, dessa forma atraía, se não a hostilidade, mas a indiferença dos Pereiras e consequentemente a inimizade de Lampião.
O Capitão Timóteo, segundo Luiz Wilson, foi o líder de maior expressão em Vila Bela, no seu tempo; adquiriu grande fortuna em imóveis (muitas propriedades rurais e casas urbanas) e gado vendidos pelos grupos em contendas para custear a luta armada, além da herança que recebeu do potentado sogro.
Depois de bem estabelecido, tratou de ajuntar os irmãos José, João e Cícero ao seu redor. José (avô do autor do texto) tornou-se o seu vaqueiro além de seu segurança de confiança, na Fazenda Lajinha (onde nasceu Quinca Timóteo, o pai do autor, em 1911).

Cumpre registrar que após a revolução de 1930, com a ascensão do Estado Novo, o Capitão Timóteo foi convidado pelas lideranças que assumiram o poder (Coronel Cornélio Soares, seu compadre) para se aliar ao poder ora dominante. O capitão declinou do convite, passando a sofrer pressões decorrentes das investigações policiais dos crimes anteriores cometidos por terceiros, seus correligionários.
Maria Timóteo, filha e herdeira única do Capitão, não se casou. Ela, ainda jovem, assumiu o generoso ato de doar o terreno para a construção do Educandário Estadual do Alto do Bom Jesus, apropriadamente denominado “Capitão Antônio Timóteo”, perpetuando o nome desse ilustre cidadão serra-talhadense.
Os irmãos do Capitão Timóteo: José, João e Cícero disseminaram uma numerosa prole no município de Serra Talhada.
Atualmente a família Timóteo está muito reduzida no município de Serra Talhada contudo mantêm em seu poder os imóveis rurais Quixabinha, Condado, Cedro, Invejado, Lagoa, São João e Batalha. Ressalte-se que na Fazenda Invejado, hoje pertencente ao boiadeiro Dalvino Timóteo, encontra-se o cemitério da família onde jazem alguns integrantes de cinco sucessivas gerações, inclusive o pioneiro Joaquim Timóteo, procedente de Bonito da Santa Fé. Se faz mister, destacar a contribuição desse clã no cenário nacional, onde cidadãos portando o sobrenome Timóteo estão presentes: no clero, na magistratura, nas forças armadas e na segurança pública, no ensino público e privado , inclusive integrando conselho universitário, na medicina e odontologia,na agricultura no comercio e no setor dos serviços.

(*) O autor, Antônio Timóteo Sobrinho é serra-talhadense nascido na Fazenda Invejado em 1946; ex aluno do “Cônego Torres” (Ginasial,1963); Engenheiro Agrônomo pela URFPE, (1970); pós graduado pelo ICRISAT – Índia (1980); MsC em Engenharia Agrícola pela UFV, Minas Gerais (1990) e primo do Editor.

45 comentários:

  1. PARABENIZO O SENHOR ANTONIO TIMÓTEO DE LIMA, AGRÔNOMO DO IPA, PELA NARRATIVA AUTÊNTICA SOBRE AS RAIZES DA SUA TRADICIONAL FAMÍLIA.ACREDITO QUE OUTROS TRIUNFENSES PODERIAM FAZER O MESMO.

    ResponderExcluir
  2. Esse Timóteo é o mesmo do juiz Assis Timóteo de S.J. do Belmonte? Boa gente!

    ResponderExcluir
  3. Conheço aqui em Recife o advogado trabalhista Ranieri Timóteo Florentino e o delegado de polícia Darlei Timóteo, dois irmãos que fazem parte da supra-citada família.

    ResponderExcluir
  4. Quero votar em dr Assis Timoteo para prefeito dessa cidade.

    ResponderExcluir
  5. Eu não, voto não, quero não, gente boa sem posição chegado uma mamata

    ResponderExcluir
  6. "Para evoluir, o homem precisa conhecer suas raízes." Parabéns Dr.Timoteo.

    ResponderExcluir
  7. Ronicassio Timóteo da Silva6 de fevereiro de 2014 às 19:06

    Muito bom! Senhor Antônio Timóteo Parabéns pelo seu Texto eu me chamo Ronicassio Timóteo da Silva, Muito Prazer...Nascido Em Minas Gerais no Vale do Jequitinhonha, Sempre Quiz saber um pouco sobre a origem da família Timóteo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo primo Ronicássio, somente agora vi sua mensagem sobre o meu texto. De fato o nome Timóteo é nome próprio, dai designar muitos ramos familiares dispersos por esse Brasil Grande. Podemos ser parentes próximos ou não. De uma ou outra forma, é um prazer te responder, se vier a Recife nos procure: Timóteo.sobrinho @gmail.br

      Excluir
    2. Bom ,meu nome e Delber Timóteo venho a muito tempo querendo saber sobre a origem do meu sobrenome e fiquei muito feliz em saber um pouco sobre ela sou do espírito santo e gostaria de saber mais sobre a família Timóteo
      Meu endereço e DS.timoteo@hotmail.com
      Ficarei muito grato obrigado

      Excluir
    3. Sou neta da maria timoteo,conhecida como mariquinha timoteo.
      So ela tinha esse sobrenome aqui.
      Tenho curiosidade em saber a origem da familia dela.
      Cidade DATAS MG

      Excluir
  8. joao Sávio dos Santos Lima7 de setembro de 2014 às 22:12

    Parabens Sr. Antônio Timóteo, homem dígno de grande conhecimento da próle dos Timóteos... Eu, joão Sávio dos Santos Lima, terceiro filho de: Olavo Timóteo Alendar Lima que é o filho caçula do Alféres joão Timóteo de Lima com Maria Candida Alencar (Portuguêsa), filha de Augusto, próspero comerciante portugues que tinha um comércio no Recife, situado próximo ao pátio do Terço, no bairro de Santo Antônio. Meu nome " joão " foi uma homenágem feita pelo meu saudos Pai "Olavo" ao meu avô joão Timóteo que do primeiro matrimônio gerou à Mariia e Horácio Timóteo, do segundo matrimônio gerou à: Adélia Timóteo, Antônio Timóteo, Luiz Timóteo e Olavo Timóteo, todos Alencar Lima e falecidos... Olavo Timóteo com Maria josé dos Santos Lima, gerou à: Marco Antônio, Olavo jr, joão Sávio e Maria Auxiliadora, Eu, joão Sávio com josete Maria Silva Lima, geramos à: Olavo Neto (in memórian), Tarciana Patrícia e joão Sávio jr... E assim a próle dos Timóteos permanece! Um fato curioso é que meu Pai nasceu num dos quartos da Casa do Sítio Almas que ficava do lado do estado Paraibano, em Patos/ PB. conforme documento original! Um forte abraço do parente distante e desconhecido... (Um homem sem história é um Homem sem passado, sempassado Êle não tem História...) Continue assim, assim Vç faz "O Dito da História" Abraços cordiais!!!

    ResponderExcluir

  9. História interessante.
    Sou Historiadora, filha do pernambucano Geraldo Timóteo, neta de Diomedis Timóteo.
    Mas moro em São Paulo e senti vontade de estudar as supostas origens do meu sobrenome.
    Grata!
    Vou continuar minhas pesquisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou super interessado em saber as origens do meu sobrenome. Mas pelo que já pesquisei iniciou-se no estado de MG daí se espalhou pra 3 pilares principais. Uma família para p sul do pais 2 ou 3 para o Nordeste e o restante ficou concentrado no Sudeste. Na sua grande maioria em MG e SP. Umas ramificações de 3 a 4ª geração veio para o ES como no meu caso. Mas são bem poucos.

      Excluir
    2. Olá, também senti recentemente desejo de olhar para minhas raízes. Meu bisavó se chamava Pedro Timóteo de Lima. Meu pai já teve o sobrenome Lima retirado e o da mãe acrescentado então ficou Sebastião Timóteo de Oliveira. Caso encontre algo a mais que puder me encaminhar sou grata.

      Excluir
    3. Eu sou rosa Maria de Lima filha de Roque Timóteo de Lima neta de Manoel Timóteo . moramos no sítio bentevi município de pesqueira pernambuco.ouvi muitas histórias dos meus avós

      Excluir
    4. Sou neto de José Timóteo(1950), natural do Maraial-PE. Pelas histórias que ouvir de meu avô, sei que ainda muito novo, acho com 15 anos, toda família,pais,tios,irmãos, saíu da cidade para a capital, recife e também para outros estados, fugindo da seca, atrás de trabalho e etc. Como na época não existia Cel, e a família era muito pobre, foi perdido o contato entre eles. Sei que meu avô tem uma irmâ e um irmão que hoje moram em Olinda-PE, assim como meu avô.

      Caso tenha alguma informação pode entrar em contato comigo igor_melo18@hotmail.com

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito feliz com a historia !
    Meu nome é Nilton Timóteo de Lima, sou filho do Pernambucano Severino Timóteo de Lima, nascido na região de Serra Talhada, sou neto de Luís Timóteo de Lima. Moro em Nova Glória - GO. Gostaria muito de entrar em contato com meus familiares. niltontimoteo@outlook.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sou Felipe de Andrade Timóteo, sou natural de Recife, sou Filho de Roberto Timóteo da Silva, natural de Caruaru e filho mais novo de José Timóteo da Silva, se não mim engano veio de Agrestina. Mas acho que ele deve descender de Serra Talhada. Um irmão de meu pai já fez descendentes em Manaus. E vamos nos espalhando pelo Brasil. É muito legal saber as origens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Timóteo da Silva (meu avô) é filho de Joaquim Timóteo da Silva.

      Excluir
  13. Oi Nilton, realmente linda história. Sou Kelly Patricia Lima, neta de Fernando Timóteo de Lima, irmão de seu pai Severino Timóteo. Coincidência te encontar aqui, também procuro saber mais sobre a origem da família Timóteo, nossos familiares, nossa origem. Muito bom te encontrar nessa busca.

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite, eu sou Antônio Timóteo da Silva,moro em São Paulo ,meu avô Sebastião Timóteo da Silva,meu pai Elpidio Timóteo da Silva e não conhecia a história da família Timóteo,talvez sejamos primos.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite, eu sou Antônio Timóteo da Silva,moro em São Paulo ,meu avô Sebastião Timóteo da Silva,meu pai Elpidio Timóteo da Silva e não conhecia a história da família Timóteo,talvez sejamos primos.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. O nome do meu pai é Antônio Timóteo Sobrinho! Ele nasceu em Minas Gerais na cidade de Teófilo Otoni.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia meu avô António Timóteo já falecido veio de Moçambique Bahia sua mãe se chamava Quintina rosa de Jesus e seu pai José Timóteo depois de fugir de casa com 16 anos nunca mais viu sua família o desejo dele foi sempre poder rever a família se alguém tiver informação por favor nós comunique claudinhamiranda28@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  18. Bom dia meu avô António Timóteo já falecido veio de Moçambique Bahia sua mãe se chamava Quintina rosa de Jesus e seu pai José Timóteo depois de fugir de casa com 16 anos nunca mais viu sua família o desejo dele foi sempre poder rever a família se alguém tiver informação por favor nós comunique claudinhamiranda28@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  19. Olá me Chamo Dhinara Timóteo Muniz! Estou fazendo pesquisas para achar parentescos de minha vó JOSÉFA TIMÓTEO DE ANDRADE GALDINO de PERNAMBUCO. Tenho 20 anos e sempre ouvi história dela com seus irmãos; e o sonho de encontrar seus parentes! Caso alguém se identifique com esse comentário me adicione no Facebook -> Dhinara Muniz

    ResponderExcluir
  20. Quero saber mais sobre meu avô João Timóteo de Andrade

    ResponderExcluir
  21. Quero saber mais sobre meu avô João Timóteo de Andrade

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é FRANCISCO TEMOTEO NETO..
    SOU DE MORADA NOVA-CE, minha família é uma das maiores da região..será que é a mesma de Serra tialhada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu avó Raimundo Temoteo era do Ceará, quando meu pai nasceu houve uma mudança no nome ficando Temote, somos de Brasília, mas temos parentes no Ceará. Acho que somos da mesma família.

      Excluir
    2. Olá, meu avó Raimundo Temoteo era do Ceará, quando meu pai nasceu houve uma mudança no nome ficando Temote, somos de Brasília, mas temos parentes no Ceará. Acho que somos da mesma família.

      Excluir
  23. Olá pessoal, Meu pai é Manuel Timóteo da Silva e seu pai João Timóteo da Silva que veio de Portugal para o Recife. Como ele faleceu quando papai tinha 7 anos e veio de uma família muito pobre de Caruaru-Recife não temod nenhum registro de vovô. Alguém sabe de onde a família Timóteo da Silva veio de Portugal, não achei ainda?
    Agradeceria imensamente se alguém souber...
    meu e-mail é duquesalea8@gmail.com
    Aquele abraço
    Léa

    ResponderExcluir
  24. Quero complementar comentário que fiz em 26 maio 2017
    Meu avô se chamava Pedro Timóteo de Lima e avó Francisca Jacintha de Oliveira. Meu pai (nascido em Pesqueira-PE),teve o sobrenome Lima retirado e o da mãe acrescentado então ficou Sebastião Timóteo de Oliveira.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Meu nome é Vanusa da Silva Timoteo, filha de Genaldo de Souza Timoteo e neta de Jose timoteo filho. Gostei muito de saber sobre essas pessoas. Meu avô, Jose Timoteo filho morou no estado do Paraná e se mudou para Rondônia, quando os filhos ainda eram crianças. Ele tinha parentes em São Paulo, MAS ACHO QUE NUNCA OS CONHECEREI VISTO QUE NAO TEMOS CONTATO DE NINGUEM E MEUS AVOS JA SAO FALECIDOS.

    ResponderExcluir
  26. Minha vó é Francisca Timóteo nascida em 1916 no estado do Ceará

    ResponderExcluir
  27. Alguém daqui já ouviu falar em João Alexandre Timoteo? Ele é o avô materno de meu avô, então deve ter vivido pelo século 1800 na mesma época dos primeiros que chegaram em Triunfo ou Serra Talhada. O nome de sua esposa era algo com Madalena. Desde já agradeceria alguma informação.

    ResponderExcluir
  28. Oi famílias Timoteo. Abraço! Pois bem, procuro pela história da minha família. Se alguém puder me passar alguma informação ficarei eternamente agradecida. Meu nome é Sueli Rita Timoteo sou filha de Antônio Alves timoteo Militar aposentado, casado c Benvina Vicentina Rita Timoteo (falecidos). Natural de Santana do Ipanema-Al. filho de José Timoteo de Almeida e Clara Juvelina da Conceição (falecidos) Procuro tbm pelo meu irmão Josué Alves timoteo. Segundo fiquei sabendo q ele era morador de Pirajuí SP. Sou de Franco da Rocha SP. Tenho histórias pra contar,e tbm preciso conhecer um pouco da minha história. e-mail.Kild.su.34@gmail.com.facebook Sueli Timoteo Azevedo. Azevedo de casada.deste ja bjs a tds, fiquem c Deus!

    ResponderExcluir
  29. Muito bom saber um pouco mais a respeito da minha família. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito de ver meu sobrenome com gente tão ilustre

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!