sábado, 17 de dezembro de 2011

INFORMAÇÃO TRANSMITIDA AO BLOG

Sr. Carlos
Vi esses dias que nós não temos o ponto mais alto de Pernambuco, como pensávamos. "O segundo ponto mais alto do estado de Pernambuco, encontra-se na Serra da Baixa Verde no município de Triunfo a uma aititude de 1185m, e conhecido como Pico do Papagaio." O primeiro fica em Brejo da Madre de Deus. Triunfo já sabe disso? como reagiu?
Abraço,

Pe. Airon


Triunfo Pernambuco - PE
Histórico:

Em fins do século XVIII, a serra da Baixa Verde, que teve como habitantes primitivos os Índios Cariris, era arrendada a Domingos Pereira Pita, que depois se tornou proprietário. Nessa época, em data incerta, chegou a Baixa Verde o missionário frei Vidal de Frescolero, conhecido por frei Vidal da Penha, que fixou residência no sítio Baixa Verde, em um pequeno terreno que conseguiu com o senhor Domingos Pereira Pita, onde fez o aldeamento dos índios que com ele vieram. Em novembro de 1803 retirou-se para Cabrobó, tendo logo assumido o seu lugar o missionário frei Ângelo Maurício Niza, o qual fez construir na Baixa Verde uma capelinha, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, Padroeira da cidade até os dias de hoje. Assim cabe a Frei Ângelo os foros de fundação da cidade, onde permaneceu até falecer, em 07 de julho de 1824. Sendo um dos menores município da área do Sertão de Pernambuco, Triunfo, ocupa apenas a área da Serra da Baixa Verde, outrora conhecida como serra Grande do Pajeú.

Seu nome teve origem do resultado de uma luta entre a poderosa família dos Campos Velhos da cidade de Flores, com os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, em que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando com isto acabar por diversas vezes, até mesmo com prejuizo de vidas, mas não conseguiram. Esta insatisfação dos habitantes da Baixa Verde com os Campos Velhos da cidade de Flores, fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem logo de sua independência. Devido a esta vitória foi dado o nome ao município de Triunfo.

Gentílico: triunfense

Formação Administrativa: Elevado à categoria de vila com a denominação de Triunfo, pela lei provincial nº 930, de 0206-1870, desmembrado de Flores. instalada em 08-01-1872.  Elevada à condição de cidade e sede do município com a denominação de Triunfo, pela lei provincial nº 1805, de 13-06-1884.  Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Triunfo, Jericó, Santa Cruz e Santo Antônio. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Triunfo, Santa Cruz, Laje do Carrapato e Jericó. Não figurando o distrito de Santo Antônio.

Pelo decreto-lei estadual 235, de 09-12-1938, o distrito de Laje do Carrapato passou a denominar-se Jatiúca. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município aparece constituído de 4 distritos: Triunfo, Baixa Verde, Jatiúca ex-Laje do Carrapato e Jericó. Não figurando o distrito de Santa Cruz. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Baixa Verde passou a denominar-se Brocotó e o distrito de Jericó a denominar-se Iraguaçu. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Triunfo, Brocotó, Iraguaçu e Jatiúca. Pela lei nº 1795, de 17-12-1953, o distrito de Brocotó passou a denominar-se Santa Cruz da Baixa Verde.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Triunfo, Iraguaçu, Jatiúca e Santa Cruz da Baixa Verde ex-Brocotó.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 4973, de 30-12-1963, desmembra do município de Triunfo o distrito de Santa Cruz da Baixa Verde e Jatiúca. Para formar o novo município de Santa Cruz da Baixa Verde. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Triunfo e Iguaraçu. Pela lei municipal nº 395, de 19-05-1968, é criado o distrito de Canaã e anexado ao município de Triunfo.

Pelo acórdão do tribunal de justiça, mandado de segurança nº 56949, de 31-07-1964, o município de Santa Cruz da Baixa Verde foi extinto, sendo seu território voltando a pertencer ao município de Triunfo. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Triunfo, Canaã, Iraguaçu, Jatiúca e Santa Cruz da Baixa Verde.

Pela lei estadual nº 10620, de 01-10-1991, desmembra do município de Triunfo os distritos de Santa Cruz da Baixa Verde e Jatiúca. Para formar o novo município de Santa Cruz da Baixa Verde. Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 3 distritos: Triunfo, Canaã e Iraguaçu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Formação Judiciária:

A comarca de Triunfo, criou-se pela Lei provincial nº 1805 de 13 de junho de 1884. Nos quadros de divisão territorial de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, e no anexo do Decreto-lei estadual de nº 92 de 31 de Março de 1938, o município de Triunfo compreende o têrmo judiciário único da comarca de Triunfo. Que compreende até os dias de hoje.

Localização Municipal:

O município está localizado na zona do sertão alto, na mesorregião Sertão Pernambucano, microrregião Pajeú, com uma área territorial de 181,4 Km2, limitando-se ao norte com o Estado da Paraíba, ao sul com Calumbi, ao leste com o município de Flores ao Oeste com o município de Santa Cruz da Baixa Verde.

A sede municipal está a 1004m de altitude em relação ao nível do mar e tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de 7º 50' 17 E e 38º 06' 06" S.

Seu clima é Semi Árido Quente com uma temperatura média de 20,4º C a sua vegetação é Floresta Subcaducifólia.

O segundo ponto mais alto do estado de Pernambuco, encontra-se na Serra da Baixa Verde no município de Triunfo a uma aititude de 1185m, e conhecido como Pico do Papagaio.

Fonte: IBGE

5 comentários:

  1. que eu saiba, triunfo não é termo único. santa cruz da baixa verde é termo da comarca de triunfo.
    não tive informação da criação da comarca de santa cruz da baixa verde.por favor, se eu estiver errado a respeito da comarca de santa cruz,me corrijam.
    diante disso já tenho minhas dúvidas da veracidade das informações acima.
    raul

    ResponderExcluir
  2. Não procede o que foi postado, essa falsa afirmativa já foi noticiada e derrubada em tese.Triunfo possui realmente o ponto mais alto de Pernambuco e a cidade também.Que a correção seja feita.

    ResponderExcluir
  3. consultei o site do IBGE e a informação postada está lá.
    fica a dúvida, pelo menos p mim.
    raul

    ResponderExcluir
  4. Não resta menor dúvida que Triunfo ser bem mais alta que Taquaritinga do Norte, Gravatá, Garanhuns, quanto mais Brejo da Madre de Deus.Acabo de fazer ligação a um amigo geografo e professor das universidades Federal de Pernambuco e Católica o mesmo confirma ser equivocado o dado postado pelo leitor Pe. Airton

    ResponderExcluir
  5. TOTALMENTE SEM NEXO O COMPARATIVO.ATÉ POSSO ADMITIR TENHA DECAÍDO EM ALGUMAS COISAS PELO REPRESENTANTES SEBOSOS QUE NOS EMPURRARAM DE GARGANTA ABAIXO, MAS A ALTITUDE NUNCA, ESTÁ PROVADO E COMPROVADO NOS LIVROS POR DADOS ESTATÍSTICOS DO IBGE QUE É O ORGÃO DE MAIOR CREDIBILIDADE NO ASSUNTO.ALGUÉM ESTÁ QUERENDO TUMULTUAR AS COISAS POR BARRISMO.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!