quinta-feira, 22 de março de 2012

CONTRADIÇÃO NA DATA MAGNA DA ÁGUA







 




Quando hoje o mundo inteiro comemora o 'Dia Internacional da Àgua' , infelizmente o nosso município em especial a cidade, considerada Estação Climática, Oásis do Sertão, Veneza Sertaneja, Estância Balneária convive com uma visivel situação calamitosa de agressão ao meio-ambiente, tendo açudes, lagos, barragens, riachos, lagoas, cachoeiras, nascentes, poluidas sem que a administração pública municipal tome as necessárias e devidas providências, apenas aparecendo com as conhecidas medidas paliativas sem comprovada serventia, quando pretende livrar-se da grita dos poucos moradores conscientizados em defender a natureza.
Tomemos como exemplo o  tradicional Lago João Barbosa Sitôneo, locado no Centro, atrativo principal deste paraíso abençoado por Deus, sendo assoreado ao longo dos anos e  piorando agora com a instalação  indevida do Pátio de Eventos, que promove através dos participantes deseducados das festividades a maior sujeira, além dos banheiros químicos sem a devida qualificação de funcionamento jogarem os dejetos acompanhados por fortíssimos produtos de limpeza nas antigas límpidas águas do mesmo, causando sem sombra de dúvidas essa exagerada morte de peixes, que já chegam a mais de 1000 sem solução até o presente.

15 comentários:

  1. Acredito que olhar não seja só administrativo, claro ,o poder público tem por obrigação da fazer a sua parte, mais a comunidade triunfense também não respeita o o lago da sua cidade ,isso é visível pela quantidade de lixo retirado todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. É necessário que o poder público responsabilize e puna os culpados.

    ResponderExcluir
  3. Olhe Carlos ,eu sei que você divulga os fatos como impressa local, mais nesse caso deveria ser chamado a TV ASA BRANCA, para que tenha uma divulgação regional dessa catástrofe ambiental aqui em Triunfo, pois entendo como um ato criminoso que precisa ser amplamente divulgado na mídia .
    Segue o meu apelo em defesa do meu ambiente, pois não podemos nos reduzir apenas ao fato isolado e pronto. Este blog como serviço de utilidade precisa se mobilizar a sociedade e os meus de comunicações existente.Pois caso não tenha uma grande repercussão termina em blá, blá,blá.... infelizmente.LAMETÁVEL TRIUNFO!!!

    ResponderExcluir
  4. Aliás ,será que Triunfo tem alguém que responde pela a Secretaria do meio ambiente, o que sabemos é que não existe esse profissional neste Centro Administrativo, uma vez que as pessoas deveriam ter conhecimento de como proceder nesses casos , pois estão ainda no achismoooo.Que horror esse dia INTERNACIONAL DA ÁGUA na belíssima cidade de Triunfo.Quem sabe o SESC Triunfo tenha atitude mais que o poder público local.

    ResponderExcluir
  5. É lamentável! Carniça e mosquito é o que restou.
    Viva os "grandes empreendedores" triunfenses que arrasam a cidade para criar espaços e juntar mundiça mal educada e encharcada de cachaça, barulho e musica ruim a despejar lixo, dejetos e produtos quimicos no açude! Vocês conseguiram!!! VIVA!!! Que tal AMPLIAR o Pátio de Eventos ao redor de todo o açude. Vai bombar e TODO MUNDO ficará feliz por estar perto dele (não é assim o raciocínio?). No final teremos teremos um grande lago de bosta. Bem, não deixa de ser turistico, nãop acham?

    ResponderExcluir
  6. A CONSTRUÇÃO DESSE PATIO DE EVENTOS NAQELE LUGAR SÓ VEIO COMPLICAR AINDA MAIS AS COISAS.

    ResponderExcluir
  7. Denunciem na imprensa daqui do Recife.Isso não pode ficar assim, sem ninguém se mobilizar.Crime contra o meio-ambiente tem pena severa.

    ResponderExcluir
  8. Essa cidade virou uma zona!!!1

    ResponderExcluir
  9. LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

    CAPÍTULO V

    DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE
    Art. 33. Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras:

    Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.
    RESTA PUNI OS CULPADOS POR ESSA GRANDE MORTALIDADE DE PEIXES DO LAGO DE NOSSA CIDADE,PARA QUE OS MESMOS RECONHEÇAM O VALORIZEM O QUE É NOSSO E QUE PRECISA SER RESPEITADO E ACABE DEFINITIVAMENTE COM O DESCASO.

    ResponderExcluir
  10. Onde esta a vigilância sanitária desse lugar,chega de incompetência.

    ResponderExcluir
  11. LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

    CAPÍTULO V

    DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE
    Da Poluição e outros Crimes Ambientais

    Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
    V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos.

    § 3º Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.
    Aguardamos que o Ministério Público tome conhecimento dos fatos, pois infelizmente nossa cidade não existe pessoas que defendam a causa do meio ambiente que é uma pena.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente, o alerta para a população e para órgãos públicos de que os níveis de poluição estão críticos é feito, de modo geral, somente quando se visualizam peixes mortos na superfície da água. Porém, é importante saber que tais situações são evitáveis.
    Para isso torna-se necessário considerar os corpos d’água como locais onde existe Vida manifestada das mais variadas formas, que nem sempre são observáveis a olho nu.Os peixes são fáceis de se ver, entretanto há também diferentes microrganismos que podem ser observados somente ao microscópio, como algas unicelulares, organismos zooplanctônicos, bactérias e fungos. Além disso, diversos nutrientes (elementos químicos absorvidos como alimento por organismos aquáticos) propiciam uma dinâmica importante para a manutenção da vida dos peixes.Que nós possamos ver o açude público como olhar de vida que precisa de cuidados.
    Pode-se comparar a dinâmica, o encadeamento, que ocorre no meio aquático ao efeito dominó, aquela brincadeira com as peças do jogo de dominó, em que se colocam uma próximo à outra, e quando a primeira cai, as demais caem
    seqüencialmente. Assim, quando qualquer substância que não faz parte de um determinado sistema aquático é inserida no ambiente pode ocorrer um efeito “dominó” negativo, ou seja, uma reação em cadeia que provoca desequilíbrio nas interações entre o meio vivo e o não vivo, ocasionando, ao final, a morte de peixes.Portanto, o conhecimento das relações entre causa e efeito é fundamental para uma “administração ecológica” do meio ambiente sob impacto das atividades humanas, visando à manutenção da vida não só no meio aquático, como em qualquer outro espaço da Natureza.Aquela frase muito conhecida: “Prevenir é o melhor remédio” pode ser bem usada nas questões do ambiente, ou seja, um conhecimento adequado dos ciclos naturais e uma boa relação entre homem e Natureza ainda é a melhor vacina contra os males ambientais.

    ResponderExcluir
  13. nesse caso ai, tem que fazer um BO responsabilisando o prefeito.

    ResponderExcluir
  14. AMIGO CARLOS FERRAS; ESCUTEI BOATOS QUE O ACUSADO DE ROUBAR OS PATOS DO LAGO JOÃO BARBOSA FOI DESCOBERTO E ENTÃO PRESSIONADO POR AUTORIDADES; MAS NÃO FOI PUNIDO,MESMO ASSIM O MELIANTE COM RAIVA JOGOU VENENO NO AÇUDE, DAI A MORTE DOS PEIXES. PORQUE NÃO DIVULGAM O NOME DESE SACANA...OBRIGADO

    ResponderExcluir
  15. Conterrâneos triunfenses:


    Estive em Triunfo no início de dezembro. Circulando o Lago João Barbosa Sitônio, observei a presença de vários peixes mortos em frente à Prefeitura Municipal, além de vários objetos e dejetos ancorados naquela parte do Lago. Aproveitei a proximidade em que estava da prefeitura e perguntei a um secretário que se encontrava na entrada do prédio, sobre a causa daquela mortalidade, o que não soube me responder. Agora, me surpreendem as notícias catastróficas sobre o fato. Não me lembro, em tempo algum, de históricos como esse. No entanto, o admirado lago sempre teve águas turvas e não me recordo de trabalhos de desassoreamento necessários à sua conservação e vida.Há muitos anos que me mudei do Município e posso estar enganada a esse respeito,mas,embora distante, nunca fui uma filha ausente. É sabido que todo reservatório de água precisa de higienização constante e de ações mais profundas temporariamente. Não compreendo como uma cidade que explora turismo e "vende" beleza natural, não cuida de suas nascentes, de suas águas e das vidas que habitam nelas. Outrossim, não compreendo como um açude que representa o cartão postal da cidade, às vistas de todos, apodrece e o povo não grita, não se movimenta, não denuncia.
    A cidade se prepara para receber turistas durante à Semana Santa. E o que fará, e o que dirá a eles? Receberá os visitantes confinados nos hotéis e pousadas? O que lhes mostrarão os triunfenses? Que me perdoem a sinceridade, traço marcante do meu caráter, mas acho má fé não se publicar as notícias e não se divulgar pela TV o estado em que se encontra o Lago, se essa é a maior atração turística existente na localidade. Vê-se que Triunfo tem andado em marcha ré. Onde estão as vozes dos habitantes dessa Terra? Não pensem que só os políticos respondem pelos desmandos. A cidade é do povo. O povo precisa assumir o seu papel cidadão. Arregaçar as mangas e partir em busca de soluções. É o dever de todos e de cada um. Esperar de braços cruzados é única medida que a lugar nenhum pode levar.

    Dinah Castilho Campos

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!