domingo, 8 de abril de 2012

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

                                                                                                                                 
Quais os símbolos da Páscoa?
                                                                     
O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria  .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.


OVOS DE PÁSCOA
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
A versão mais é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar. 


COELHO 
O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar. 
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.


CORDEIRO
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito.

Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

Existe ainda outros símbolos, como como a vela que representa a luz da vida; o sino como um chamamento para renovação, o renascer e outros relacionados a cultura e os costumes de cada país e seus povos.

7 comentários:

  1. Márcia Vasconcelos8 de abril de 2012 às 21:46

    As mudanças mais profundas que acontecem no teu coração, com implicações em tua realização, participam de um processo de maturação, conhecimento da verdade que te constituiu e te fez ser como os fatos o têm demonstrado.Há de chegar, então o momento em que não se encontrará mais espaço para a penitência dos limites nos quais até então tens estado.

    ResponderExcluir
  2. Francisca Rodrigues8 de abril de 2012 às 22:05

    O Grupo de Teatro Amador de Triunfo apresentava da quinta-feira santa até Sábado de Aleluia a encenação da Paixão de Cristo no sítio do Convento São Boaventura em Triunfo onde atuavam mais de 100 pessoas, começava às 19h em seis cenários e 20 atos, havia efeitos especiais e show pirotécnico no final.Tudo isso acabou por irresponsabilidade.Saudades!

    ResponderExcluir
  3. A indignação correu o País de norte a sul depois da reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que expôs cruamente a naturalidade das negociatas da corrupção brasileira.
    Tenho conhecimento através de uma irmã que em Triunfo todas as fraudes aquelas apontadas são também praticadas por uma quadrilha que vem enricando surpreendemente, composta por bandidos que antes não possuiam onde cair mortos e agora estão podres de ricos.
    Espero que o advogado militante Williams Terto que os acusou no blog, consiga por fim nessa farra com o dinheiro público.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Roberto Oliveira-Recife-Pe8 de abril de 2012 às 23:02

    Dr. Williams Terto é um grande advogado, afirma que sente-se plenamente confiante para assumir esse projeto de combate ao prefeito se dizendo um conhecedor das suas falcatruas no município e sua punição no Ficha Suja.

    ResponderExcluir
  5. A coligação arrumada de última hora entre PCB-Paulo,PT-Lima Junior,PBDB-Ferraz, Lula-PSDB, Vavá-PP, Maninho-PSD tudo sem voto tem direito de sonhar com a prefeitura e apanhar feio na dura.

    ResponderExcluir
  6. Nem mesmo a Igreja está fora dessa lógica ou da disputa de interesses.
    Descobri no mundo real que o vale é o poder, o sucesso, ou estar no topo.Ela também significa a fogueira de vaidades sempre acesa em todos os poderes, difícil se posicionar contra poderosos.

    ResponderExcluir
  7. Meu símbolo é o PCdoB.Vejo Paulo da Farmácia cada dia mais animado para disputar a Prefeitura de Triunfo com apoio do PSD,PP,PT, PMDB,PSDB porque tem recebido muito estímulo da sociedade para a missão.Contudo não descarta as composições com Ozaildo e Adeildo.Mas Dr. Maninho não aceita essa entrada na aliança porque sabe que são dois vinculados ao prefeito.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!