segunda-feira, 2 de abril de 2012

SEMANA SANTA EM TRIUNFO


Chegou a temporada em que turistas se preparam para o feriadão da Semana Santa, que conta com a manutenção da tradição em várias cidades interioranas avistando multidões que fogem da ociosidade da cidade grande nesse período ou procuram visitar familiares e amigos nos municípios circunvizinhos.
Em Triunfo, onde antes havia a encenação da Paixão de Cristo com o brilhante empenho de atores locais no espetáculo religioso, hoje produz além da famosa pescaria no Lago João Barbosa e ritos relacionados à época, a destacada procissão de Senhor Morto, na sexta-feira santa, conquistando o espírito emocionante de grande número de moradores, visitantes e turistas presentes.





CELEBRAÇÃO DA SEMANA SANTA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES – TRIUNFO – PE

O Padre Edilberto Aparecido Brasil de Sá e o Conselho Paroquial de Pastoral convidam os Paroquianos de Nossa Senhora das Dores e Visitantes para participarem com devoção e piedade cristã das celebrações religiosas durante a SEMANA SANTA.

01/04/2012 – DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR
08h00 – Bênção dos Ramos em frente à Capela de Nossa Senhora do Rosário (ao lado da Antiga Cadeia Pública), procissão e, logo após, Celebração Eucarística.
19h00 – Celebração Eucarística.

02/04/2012 – SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA SANTA
17h00 às 19h00 – Confissões individuais para os fiéis.
19h00 – Celebração Eucarística.

03/04/2012 – TERÇA-FEIRA DA SEMANA SANTA
08h00 – Missa pelos Doentes e Idosos.
16h00 às 18h00 – Confissões individuais para os fiéis.

04/04/2012 – QUARTA-FEIRA DA SEMANA SANTA
08h00 – Celebração Eucarística
08h00 às 12h00 – Confissões individuais para os fiéis com a presença de vários padres.
18h00 – Missa do Crisma em Serra Talhada.

TRÍDUO PASCAL

05/04/2012 – QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA
09h00 às 11h00 – Confissões Individuais para os fiéis.
16h00 – Missa Vespertina da Ceia do Senhor. Após a Santa Missa acontecerá a transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela de Nossa Senhora do Rosário (ao lado da Antiga Cadeia Pública), seguida da Adoração até às 00h.

06/04/2012 – SEXTA-FEIRA SANTA DA PAIXÃO DO SENHOR
09h00 às 11h00 – Confissões individuais para os fiéis.
15h00 – Celebração da Paixão do Senhor (Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão).
                  Procissão do Senhor Morto.
OBS.: A Sexta-feira da Semana Santa é dia de JEJUM e ABSTINÊNCIA.

07/04/2012 – SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL
Durante o dia não haverá nenhum ato litúrgico, isto é, celebração eucarística, batizados e casamentos.
21h00 – Solene início da Vigília Pascal em frente à capela de Nossa Senhora do Rosário.
PRIMEIRA PARTE: Bênção do Fogo e Preparação do Círio, Procissão e Proclamação da Páscoa.    SEGUNDA PARTE: Liturgia da Palavra.
TERCEIRA PARTE: Liturgia Batismal.
QUARTA PARTE: Liturgia Eucarística.

08/04/2012 – DOMINGO DA PÁSCOA – MISSA DO DIA
19h00 – Celebração Eucarística.

16 comentários:

  1. A Semana Santa em Triunfo sempre foi maravilhosa.E este ano não será diferente...

    ResponderExcluir
  2. O açude do jeito que está,só afugenta os visitantes daquela localidade.Se ligue senhor prefeito!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bonita a Igreja Matriz de Triunfo, soube que houve uma mobilização intensa da comunidade para recuperá-la por tratar-se de um monumento municipal,exemplo de cidadania somado com ajuda financeira do Estado.
    Porém não acho justo recuperar o patrimônio do Vaticano com dinheiro público de impostos que poderiam ser aproveitados de outra maneira.Quem tem que bancar recuperação de igrejas é o próprio Vaticano.Eles têm muito dinheiro, sem falar em alguns dos maiores tesouros do mundo.
    Melhor seria aplicar o dinheiro público na construção de casas populares escolas, centros sociais,creches e na saúde.O Vaticano que pague para manter suas igrejas em pé.

    ResponderExcluir
  4. Acho absurdo levar pessoas de fora na semana santa para ficarem horrorizados com a podridão do açude cheio de peixes mortos. Pedimos às autoridades competentes que nos deem alguma esperança nesse caos.A eleição está chegando.

    ResponderExcluir
  5. Um momento para reafirmar a fé, o compromisso com Jesus Cristo e com a Igreja Católica.Movidos pela busca incessante desses três pilares que centenas de católicos compareceram ontem para comemorar o Domingo de Ramos.

    ResponderExcluir
  6. Quero visitar minha terra e pedir à Nossa Senhora das Dores pela minha família e pelos meus conterrâneos.

    ResponderExcluir
  7. O DEUS QUE HABITA EM MIM, SAÚDA O DEUS QUE HÁ DENTRO DE VOCÊ!!! (namastê)

    ResponderExcluir
  8. Concordo que a recuperação do patrimônio do Vaticano não deve ser feito com dinheiro público.Afinal, os demais cuidam do seu patrimônio.Os defensores vão alegar que é um patrimônio do Estado.Então, que ele tome posse de uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente alguém tapado culturalmente pode falar essa mesmise e dizer que nossa Igreja é um patrimonio do vaticano, jamais um um templo dos cidadões Triunfenses, um dos mais belos templos religiosos do Brasil, não importa a regilião, sinto orgulho em ver essa obra de ante na nossa cidade!
      Parabéns!

      Excluir
    2. SINTO SAUDADES DA PAIXÃO DE CRISTO, DESDE OS TEMPOS QUE A APRESENTAÇÃO ERA NO ANTIGO CAMPO DO CONVENTO, DEPOIS PASSOU A SER NO GINÁSIO DIOCESANO, SAUDADES PORQUE FIZ PARTE DO GRUPO DE TEATRO, SAUDADES DE MESSIAS NO PAPEL DE CRISTO, SEU GERALDO, FONFA, NENCA, DEDE E TANTOS OUTROS, SOUBE QUE POR INCONPENTÊNCIA DE JOÃO CORREIA, NOSSA PAIXÃO DE CRISTO TÃO FALADA FOI POR AGUA ABAIXO, ERA TÃO BOM, DIVERTIDO, TINHAMOS APOIO DOS FRADES EM ESPECIAL FREI LUCAS.
      BEM QUE PESSOAS COM ATITUDE COMO O SENHOR CARLOS FERRAZ QUE SEMPRE FEZ PARTE E DEU APOIO PODE FAZER COM QUE NO PROXIMO ANO TENHAMOS TUDO DE VOLTA!
      APARECIDA!

      Excluir
  9. Levei um susto quando soube que a Paixão de Cristo havia acabado alguns anos atrás, ainda vi algumas fotos.Nunca assisti, mas falavam muito; um evento desses que ficava ao alcance de todos era para continuar, vale a pena.Achei superbacana o comentário acima, surpreendeu saber que as pessoas ainda se preocupam com sua terra e torcem pela recuperação.Acredito muito nas pregações do senhor Carlos Ferraz,amigo dos meus pais e um grande batalhador por Triunfo.

    ResponderExcluir
  10. A missa ocorreu por volta das 8h.A celebração foi realizada no Convento São Boaventura que, entre palavras de fé, relembrou o momento em que Cristo entrou em Jerusalém e foi aclamado com ramos de oliveiras pelos fiéis como o rei dos Judeus.Depois desse momento, uma procissão comandada por padre Edilberto percorreu as ruas até a Igreja Matriz de N.S. das Dores.

    ResponderExcluir
  11. Padre Edilberto é um grande sacerdote diga-se de passagem, porem igual aos nossos Frades jamais haverá, foi uma grande perda p/ nossa paroquia ter no comando um Padre diocesano, fiquei supreso e realmente senti falta das missas celebradas por Frei Lucas e tantos outros, não resido mais em Triunfo, mas é um lugar que fez parte da minha vida por muitos anos! A paixão de Cristo fiz parte no final dos anos 70, bons tempos aqueles, acabou porque, que falta de bom senso, uma pessoa que tenta de alguma forma se beneficiar sempre estraga tudo!
    Fernando
    João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  12. Nem todos pensam dessa forma, na verdade o povo nem acredita mais, acha que são todos farinhas do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  13. Assim como Jesus lavou os pés dos discípulos no último banquete, num gesto de humildade, os padres também lavarão os pés dos fiéis na cerimônia desta quinta-feira.

    ResponderExcluir
  14. Clenilda Silva Santos6 de abril de 2012 às 01:15

    Enquanto algumas pessoas estiverem achando que o patrimônio é do vaticano nada será feito, assim como a pobreza não diz respeito aos políticos, a miséria reinará, pois convém à algumas pessoas o povo viver na miséria.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!