sábado, 14 de abril de 2012

TRANSPORTE ESCOLAR OU AMBULÂNCIA



Todos os dias, ônibus escolares de municípios do interior do estado vêm ao Recife. Mas não transportando alunos. Dentro deles estão pacientes que buscam tratamento em hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). São veículos adquiridos pelas prefeituras com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para uso exclusivo de estudantes, que têm sua finalidade desviada. A prática irregular já havia sido denunciada no dia 31 de agosto de 2011 pelo Diario. Na última semana, verificamos que o problema persiste. O Ministério Público Federal (MPF) investiga pelo menos 75 irregularidades envolvendo transportes escolares do Ministério da Educação (MEC) no estado. O próprio já prepara a divulgação de uma portaria, nos próximos 60 dias, endurecendo as normas.

O uso indevido é feito sem discrição. Durante boa parte do dia, ônibus e micro-ônibus com o nome “escolar” e logomarcas do MEC e do FNDE, a maioria do programa federal Caminho da Escola, ficam estacionados nas proximidades de hospitais como o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e a Fundação Altino Ventura (FAV). Para despistar a fiscalização, alguns motoristas estacionam perto de escolas. Um deles, há quase dois anos, passa o dia parado em frente à Escola Estadual Oliveira Lima, na Rua Barão de São Borja. “Antes das 7h esse ônibus já está estacionado aí, mas nunca trouxe nenhum aluno. Só transporta pacientes do interior”, afirmou uma funcionária do colégio que pediu para não ter o nome revelado. O ônibus tem placa de Sanharó, no Agreste, e está com o nome “escolar” e as logomarcas do MEC e do programa cobertas de preto.

A praça próxima do Imip, na Ilha do Leite, é outro ponto de concentração. A dona de casa Margarida Severina da Silva, 58, sai de João Alfredo, Agreste, para fazer fisioterapia no Recife duas vezes por semana, no transporte escolar da prefeitura. “A prefeitura dá esse transporte. Todo dia traz o pessoal a vários hospitais”.

A dona de casa Maria Adriana Rocha, 31, de Cupira, Agreste, tinha levado a filha de oito anos a uma consulta no Imip. “É sempre esse ônibus”, atestou. O motorista do veículo, João Neto da Silva, 58, trabalha para a Prefeitura de Cupira há 20 anos e sabe que o transporte é utilizado indevidamente. “Esse ônibus é para o transporte de alunos da zona rural e não de pacientes”, reconheceu.

O coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza, afirmou que o MEC está elaborando regras mais rígidas. “Essas denúncias não são novidade. Há prefeito que leva gente para passear nos ônibus. Vamos fazer a resolução para coibir isso. Será apenas a primeira etapa. Depois, vamos fazer um trabalho de fiscalização com os órgãos de trânsito e tribunais eleitorais nos municípios”, declarou o coordenador.


Fonte: Tânia Passos
Vida Urbana - Diário de Pernambuco

16 comentários:

  1. Atuar como ambulância ainda bem, danado é serem levados dois ônibus enviados pelo governo federal para educação a um passeio da secretaria de assistência social ao balneário de Caldas, Barbalho-CE.Vamos denunciar...Isso é corrupção!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Triunfo os onibus escolares também servem para outras atividades que nao seja educação, outro dia os dois onibus escolar de Triunfo, serviu de transporte turistico para um balneario em outro estado.
    Fazer politica com o dinheiro publico tambem é crime, mas o poder JUDICIÁRIO de Triunfo é cego e conivente com as coisas errada que acontece na prefeitura de Triunfo.
    Já cheguei a conclusão que a justiça de Triunfo só serve para punir os menos favorecidos
    da nossa sociedade.
    VIVA A SERIEDADE E ABAIXO A CORRUPÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Até quando iremos conviver com esses abusos praticados por este políticos de Triunfo?O que me deixa mais revoltado é saber que o pessoal da câmara defende esta roubalheira.

    ResponderExcluir
  4. As prefeituras devem, por justiça, ser responsabilizadas pela organização, segurança e transporte, saúde, educação do povo que paga impostos.

    ResponderExcluir
  5. Pagamos caro por um péssimo serviço!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de registrar o descaso da prefeitura com o transporte escolar, onde os ônibus conseguidos com o Governo Dilma, servem para passeios da terceira idade levados pela primeira dama sem os vereadores dizerem nada.

    ResponderExcluir
  7. Carlos, boa noite!
    Coloca os direitos autorais. Tânia Passos do Blog Mobilidade Urbana, ficaria grata. Ela desenvolver um belo trabalho o carderno Vida Urbana do DP.
    Quanto ao uso indevido dos ônibus com a colaboração da Policia Rodoviária, CTTU e cidadãos e leis mais duras. Podemos mudar esse quadro! Um abraço. Inês Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Está um martírio, em função da incompetência do prefeito e sua equipe turminha corrupta que abusa.

    ResponderExcluir
  9. Pedimos mais atenção dos orgãos competentes.Vamos ligar para o Disk Denúncia 0800616161

    ResponderExcluir
  10. Secretário de saúde de Triunfo fez séria acusação ao Senador Humberto Costa, essa materia deveria ser estampada nos blog da regiao.
    Veja a que ponto chegou a prepotencia do grupo Bomfim.
    Será que o Senador ja tomou conhecimento dos fatos ?

    ResponderExcluir
  11. Maria do Carmo Oliveira15 de abril de 2012 às 09:05

    Gostaria de solicitar ao prefeito que não repetisse a receita ousada do passeio de Juazeiro do Norte,Ce como ônibus de transportar estudantes de Triunfo lotado com pessoas da Terceira Idade.Corrupção sim!

    ResponderExcluir
  12. O povo de Triunfo comecou a acordar, SÓ FICAM COM ESSES RATOS QUEM TIVER ROUBANDO JUNTO COM ELES.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus cada dia que passa fico mais esrarrecida com o que vejo acontecer em Triunfo.Atençao Justiça de Triunfo até quando vão fazer vistas grossas pras atrocidades cometidas por esse governo corrupto? Até qdo?

    ResponderExcluir
  14. Os maufim tem jeito não adoram uma corrupção.

    ResponderExcluir
  15. É MUITA SAFADEZA NESSE LUGAR!!

    ResponderExcluir
  16. é apanhando e gostando este povo

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!