sábado, 23 de junho de 2012

MANIFESTAÇÕES POPULARES NAS FESTAS JUNINAS

Apresentação da quadrilha matuta
                                                                                                                                                
As acrobacias da Dança do Cacuriá - Ma
                                                                     
A famosa troca de casais
                                                                  
O maravilhoso colorido adotado- Bumba- Meu - Boi

Dança do Pau de Fita -  representando os gaúchos

A DANÇA DA QUADRILHA: A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer. Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.

 DANÇA DO CACURIÁ: é uma dança típica do estado do Maranhão, no Brasil, surgida como parte das festividades do Divino Espírito Santo, uma das tradições juninas. A dança é feita em pares com formação em círculo, o "cordão", acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino.

DANÇA DO PAU DE FITA: ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa, em particular de Portugal. É encontrada em vários pontos do país, recebendo nomes diversos: trancelim (Crato CE) e dança-do-trancelim (região do Cariri, no Ceará), dança-das-fitas (São Paulo), dança-da-trança, dança-do-mastro ou trança-fita (Minas Gerais), vilão (Pernambuco e zona rural de Varginha, MG). Segundo Luís da Câmara Cascudo, é também conhecido como trançado, engenho ou moinho. Também chamada jardineira e trança esta dança se disseminou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dançada especialmente durante festejos de origem açoriana, gaúcha, alemã e festas juninas. Em Santa Catarina é sempre precedida pela jardineira; no Rio Grande do Sul é dançada juntamente com a jardineira e o boizinho. No Rio Grande do Norte aparece no final do bumba-meu-boi, com o nome de engenho-de-fitas. Na Amazônia é parte da dança-do-tipiti.

DANÇA DO BUMBA-MEU-BOI: surgiu no Nordeste do país, mais especificamente no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado. Ainda hoje a figura do vaqueiro é marcante e faz parte da cultura piauiense, além de ser uma personagem típica no estado. Mas foi no Estado do Maranhão que o Bumba-meu-Boi foi mais popularizado e exportado para o Estado do Amazonas com o nome de Boi-Bumbá, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1913 no ultimo final de semana do mês de junho, coincide com a Festa de São Pedro.
Ao espalhar-se pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. Dessa forma, enquanto no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba-meu-boi, no Pará e Amazonas é boi-bumbá ou pavulagem; em Pernambuco é boi-calemba ou bumbá; no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário e mulinha-de-ouro; no Paraná, em Santa Catarina, é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé (em Macaé há o famoso boi do Sadi) é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi-de-reis; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho, ou boi-mamão; em São Paulo é boi-de-jacá e dança-do-boi.
Assim é o Brasil de Norte ao Sul do país, do Arroio ao Chuí, com suas tradições e manifestações culturais e populares.

7 comentários:

  1. É MUITO LAMENTÁVEL TER CONHECIMENTO QUE MUNICÍPIOS VIZINHOS - SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE, SERRA TALHADA, FLORES (SÍTIO DOS NUNES),PRINCESA ISABEL- INVESTEM FORTE NO EVENTO DE SÃO JOÃO E TRIUNFO NÃO.

    ResponderExcluir
  2. acabaram com o são joão direitinho, tchau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta chorar...2012 SÒ DÁ NÓIS DE NOVO...vontade do povo.PR 22

      Excluir
  3. Centenas de pessoas que foram conferir no final de semana as atrações juninas em Triunfo outra vez quebraram a cara.

    ResponderExcluir
  4. alguém me diz se a quadrilha é umaanifestação religiosa ou cultural

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!