quinta-feira, 19 de julho de 2012

AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA - DINAH CASTILHO

Vista panorâmica da cidade de Triunfo-PE
Avião da Força Aérea Brasileira - FAB

Transporte do avião da FAB

Visual frontal do avião da FAB


Eu lamento pelas brincadeiras jocosas e irônicas que vivem a fazer os nossos ilustres triunfenses ao AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, conseguido com tanto esforço pelo filho honrado de nossa querida terra.

Se não foi dado o valor necessário ao fato e a oportunidade justa para que se explicasse à população a razão de tão carinhosa lembrança, além das solicitadas condições para a realização de um grande mutirão de ajuda à população na área da Saúde com um Hospital de Campanha, Assistência Social e prestação de outros benefícios. Além de interessantes informações sobre o ingresso em carreiras importantes para a juventude de nossa terra, tudo isso oferecido de graça pela Aeronáutica por ocasião de sua inauguração, com a presença de Comandantes do Alto Escalão Militar e outros oficiais da Aeronáutica, não pode o AVIÃO ser alvo de gracejos e irreverências pelo desconhecimento de sua presença ali.

Acho que a conduta correta seria buscar do CORONEL (DE CARREIRA) YONE CASTILHO CAMPOS as informações sobre todo o processo, desde o início até a colocação do objeto no local,que lhes adianto ter sido bastante demorado e as devidas razões que o levaram a tão ousada empreitada.
O que posso lhes assegurar é que não sabem vocês o que TRIUNFO PERDEU,POIS UM FILHO DE MANOEL CASTILHO CAMPOS E DE ANA BEZERRA CAMPOS jamais presentearia Triunfo com um "Cavalo de Troia”.

A localização do aparelho não foi ideia e nem decisão sua. Saibam que o AVIÃO não é sucata e nem lixo descartado em Triunfo. Muitas cidades do Brasil inteiro sonham com a possibilidade de ter um desses Aviões históricos  ainda em condições de voo, mas desativados por prudência da Aeronáutica e não conseguem porque é grande o protocolo e só gente de muito prestígio lá dentro consegue. E, com certeza, essas cidades receberiam com carinho, respeito e gratidão, um símbolo da grandiosidade deste que aí representa uma das nossas poderosas e necessárias Forças Armadas.


Eis a razão da cidade de Triunfo sempre andar para trás, enquanto a vizinha Serra Talhada avança a galopes. A questão está na conduta do povo, que tudo critica, quando deveria prestigiar e também realizar algo maior pela sua terra.

14 comentários:

  1. NÃO SEI PORQUE DISCUTIR UM TEMA QUE NÃO VAI MUDAR NEM DAR EM NADA, UMA DISCURÇÃO QUE É A MESMA COISA DE CHOVER NO MOLHADO. O AVIÃO JÁ ESTA AI, FINCADO CERTO OU ERRADO NESTE LOCAL, ACABOU, NÃO SE DISCUTE MAIS. VAMOS TRATAR DE OUTROS TEMAS DE MAIS IMPOTÂNCIA PARÁ TRIUNFO.

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  2. Sinceramente não entendi o porque dessa aeronave da força Aerea Brasileira em Triunfo. Poderiam me explicar isso? pelo que me conste nem aeoporto triunfo tem e nunca teve, qual o significado. Abr!!

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  3. Ainda bem que ninguém trabalha no Butantan... Desse material já estamos cheios!

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    1. ela pego ar. o avião voa da casa de duce.kk

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  4. Antonio Geraldo Lins20 de julho de 2012 às 10:31

    Não vejo razão para essa polêmica causada pelo o avião.

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  5. A coisa mais inútil que já apareceu em Triunfo foi esse famigerado avião, ele só teria alguma utilidade, se fosse para levar os maus políticos de Triunfo para o Iraque,diga-se de passagem, só ida. Quem seria o piloto? façam suas apostas! kkkkkkkkkk

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  6. E ELE PERMANECE. SILENCIOSO, ALTIVO E FORTE.

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  7. Ao meu ver, Dinah tem razão no seu comentário.
    Não se trata do avião voar ou de ter utilidade para transporte; não se trata de Triunfo ter, ou não ter campo de pouso.
    O grande mérito do monumento está na sua raridade. Se trata de um exemplar do primeiro supersónico adquirido pelo Brasil (o Chavante). Foram adquiridos pouco mais de trinta unidades desta aeronave de combate. Uma destas foi destinada a Triunfo, devido ao grande prestígio de que conquistou o Coronel Yone entre os seus pares oficiais da Aeronáutica. Poucos são os municípios do Brasil que têm entre os seus filhos um coronel de carreira. Triunfo tem. Orgulhemo-nos e agradeçamos ao Yone de Manoel de Castilho e ao próprio Sr. Castilho (saudosa memória) que soube orientar a família.
    Para os mais jovens o exemplo. Faço votos que novos coroneis triunfenses apareçam.

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    1. Pretendo conhecer Triunfo ainda esse ano de 2013, moro em Natal RN e na busca por imagens da cidade me deparei com esse site e não pude deixar de ver essa discussão a respeito do avião doado a cidade, quero dizer que só um leigo não sabe a importância que esse avião teve para a FAB, eu soldado da Aeronáutica na base aérea de Natal e na ocasião trabalhava na pista diretamente com esses aviões e tenho o maior orgulho desse tempo servido as forças armadas, portanto acho que a questão é falta de conhecimento por parte da população.

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  8. VAMOS DEIXAR DE LADO A PORRA DESTE AVIÃO!

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  9. Senhores, desculpem me intrometer em uma questão tão local, mas tenho um blog de aviação por isso me achei no direito de dar um comentário, apesar de estar a quilômetros de vocês. O Xavante não foi supersônico, mas foi o primeiro jato produzido no Brasil. Teve uma importância fundamental para a FAB e para a EMBRAER que o produziu sob licença. Seria uma honra ter um desses perto da minha casa. Vocês não tem ideia de como isso produz efeitos benéficos na formação de uma criança e a estimula a seguir uma carreira (piloto). Porem, a verdade precisa ser dita. Todo monumento tem o seu custo. O dinheiro gasto com isso, saiu dos cofres públicos? Teria esse dinheiro uma melhor serventia se usado em outras prioridades? Isso só vocês da população local devem opinar e cobrar dos seus representantes. Saudações a todos.

    Julio Ribeiro - Editor do site www.aerofatos.com.br

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    1. Pois é, Júlio Ribeiro. Ainda bem que você postou os comentários acima. Já ia fazê-lo. A cidade deveria agradecer à FAB por dispor desta aeronave AT-26A Xavante para doar como monumento à aviação brasileira. O povo brasileiro, infelizmente, tem esse complexo de vira-latas, de que não fazemos nada que preste ou que nada no Brasil é bom. Temos a 4ª maior indústria aeronáutica do mundo e, como vc disse, o Xavante teve um grande importância na história aeronáutica brasileira por ter sido o primeiro avião a jato fabricado em série no Brasil. 168 deles equiparam a FAB e formaram milhares de pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Só por isso, esse monumento se justifica.

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