sexta-feira, 20 de julho de 2012

MOVIMENTO PRÓ-CIDADANIA FLORESTA DO NAVIO/PE

MOVIMENTO PRO-CIDADANIA BUSCA MUDAR CENÁRIO ELEITORAL EM FLORESTA DO NAVIO – PE, POR INTERMÉDIO DE DEBATE ENTRE CANDIDATOS A PREFEITO



Luiz Augusto Ferraz
As eleições municipais se aproximam e novos horizontes e caminhos precisam ser descortinados. O Movimento Pró-Cidadania de Floresta, formado por representações diversas, como CDC, lideranças sindicais, rurais, de bairros e estudantis, quer construir um novo cenário político em seu município, onde fique claro que a escolha do Prefeito seja embasada em programas, metas e sobretudo, em compromissos com a coisa pública.

Tais caminhos e horizontes poderão desde já ser imaginados, se os candidatos mostrarem consciência de que serão escolhidos para representar o povo. Como tal, precisam desde já explicitar a melhor forma de fazer essa representação.

A cidadania exige isso. Os eleitores precisam saber como será administrado o orçamento público, as áreas em que ele será aplicado, os contratos assinados para isso, além das diversas políticas públicas a serem exercidas, seja na educação, saúde ou meio ambiente, seja na área econômico-financeira.

Alguém já se preocupou em saber se existe uma equipe que faça estudos econômicos e financeiros que encaminhem segmentos diversos de interesse do município para um crescimento maior ou delineamento de vocações?

Há formas de se acompanhar o desenvolvimento de setores representativos para a economia municipal e verificar metodologias que melhorem seus desempenhos. Meio ambiente e sustentabilidade são assuntos que estão na ordem do dia no mundo inteiro. Floresta é um microcosmo que precisa refletir isso nas mais diferentes instâncias.

Ao invés de haver a preocupação se será fulano ou sicrano o eleito, um povo desenvolvido tem em mente as ideias de fulano ou sicrano, suas competências, sua disposição em representar realmente seu povo, sua capacidade de sacrificar-se por ele. Quer saber o que cada um pensa sobre as políticas públicas, a educação e a saúde de seu povo. Quer saber sobre o que cada um pensa sobre a identidade cultural do lugar, o respeito às suas tradições e à capacidade de modernizar-se.

Tudo isso somente pode ser aquilatado por um debate consistente em que os candidatos queiram mostrar-se, dizer seus planos e programas. Infelizmente, a prática sempre mostrou isso, os Comícios sempre têm empolgação e animação, mas os conceitos e perspectivas ali mostrados são normalmente rasos, sem qualquer profundidade.

É por isso que o povo florestano, em demonstração de que se tornou politizado, precisa fazer valer essa condição, exigindo não ser tratado e conduzido como gado, mas buscando o direito a saber do pensamento de seus gestores.

É preciso que as lideranças se organizem e em nome do comércio, das indústrias, dos sindicatos, dos meios educacionais – estudantes e professores, sindicatos e bairro, façam um grande abaixo-assinado com exigências de um debate encabeçado pelos candidatos a Prefeito.

O “Movimento Pró-Cidadania”, aberto a todos e iniciado aqui, incita todos os florestanos de boa vontade a fazer parte dessa demanda, encaminhando desde já esse Convite para que os Candidatos se pronunciem.

O evento do DEBATE está sendo programado para realizar-se em 7 de setembro de 2012, pelo simbolismo que essa data encerra. Representará uma espécie de independência em termos de votação, pois significará que a busca e o voto será para quem demonstrar mais capacidade administrativa.

Ressaltamos, ainda, que princípios de ética e respeito serão as bases do evento.

DEBATE, JÁ!
Luiz Augusto Ferraz – Coordenador e Idealizador

7 comentários:

  1. O estado da Paraíba teve vários concursos públicos organizados pela Metta Concursos & Consultoria Ltda, chegando a um total de 44 concursos, dos quais 24 já foram finalizados e 20 encontram-se em andamento, conforme divulgação feita no próprio site da empresa (www.mettaconcursos.com. br).
    Todavia, o Ministério Público da Paraíba recomendou a anulação dos concursos nos quais os candidatos ainda não foram nomeados e empossados. Nos demais casos, onde já houve a nomeação e posse, houve a orientação para que os promotores de justiça investiguem e ajuizem ações civis públicas com o objetivo de anular o concurso e, por consequência, a destituição dos aprovados. Esta atitute foi tomada em razão da Operação Gabarito ter desarticulado um esquema criminoso de fraude em concursos públicos no município de Caldas Brandão, próximo a João Pessoa, envolvendo servidores da prefeitura e a empresa Metta Concursos & Consultoria Ltda.

    ResponderExcluir
  2. Cidadania (do latim, civitas, "cidade")[1] é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.[2]
    O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto).[3] No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade[4]

    Quantas pessoas tiveram a iniciativa de procurar o MPPE para denunciar as irregularidades do concurso realizado pelo município de Triunfo? A única pessoa que ainda denunciou algo foi aqui no blog, e mesmo assim, quem procurou o Promotor Felipe Akel? Quem realmente se preocupa em saber o que os gestores públicos andam fazendo com as verbas destinadas aos municípios? Por qual motivo nos conformamos em achar normal a falta de médicos e medicamentos em hospitais? Quem se preocupa com os funcionários fantasmas de prefeituras?

    ResponderExcluir
  3. ESSA CIDADE É UMA ZONA E SUA POPULAÇÃO PROSTITUÍDA SÓ MERECE 22 NA CABEÇA MESMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Ainda bem que a estrada de Serra Talhada a Floresta está sendo recuperada, parecia terra de ninguém.

    ResponderExcluir
  5. Floresta que prepare para mais uma guerra sangrenta entre as famílias Novaes e Ferraz.

    ResponderExcluir
  6. Não existe nada disso como andam pregando e algumas pessoas estão pensando, essa briga de Ferraz e Novaes, é passado.Os problemas ultimamente gerados foram por pura irresponsabilidade de jovens cachaceiros das duas famílias que nunca quiseram nada com a vida.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!