sexta-feira, 13 de julho de 2012

QUEM TEM MEDO DA SEXTA - FEIRA 13

                                                         
Data Recheada de Supertições
      
Nesta sexta-feira (13) muita gente evita passar por baixo de escadas ou quebrar espelhos. Também é proibido deixar um gato preto cruzar na sua frente. Tudo isso porque é sexta-feira e também é 13.
Para alguns o número representa sinal de uma potencial catástrofe. Para outros, até dá sorte. O antropólogo João Simões explica que esse mistério e as supertições ligadas a data são comuns. Em 2012, esta é a terceira sexta-feira 13. As duas primeiras aconteceram nos meses de janeiro e de abril.

O universitário Alan Flick diz que não seguem nenhuma supertição, mas "neste dia presto mais atenção aos possíveis sinais de algo incomum", assegura.
Já a estudante de publicidade, Paula Oliveira, conta que embora todas as "recomendações" sejam evitadas às sextas-feiras 13, o pior mesmo são as escadas. Ela diz que sempre que nota a possibilidade de passar embaixo de uma escada custuma dar a volta em vez de andar em linha reta.
"Realmente o que sempre me incomoda é passar po baixo de uma escada. Não é um sentimento definido, mas é algo que, quando acontece, percebo na hora! Eu mesma acho que é besteira, mas não me livro disso!".

As escadas são a única supertição da aluna de comunicação Thaís Sirqueira. "Não tenho nada contra sexta-feira 13, mas uma coisa é certa: não passo por baixo de escada de jeito nenhum. Não só neste dia, mas em qualquer dia do ano!".

Já Laise Lopes, de 17 anos, conta que segue duas principais regras: nunca parar no meio da rua ao meio dia de uma sexta-feira (13) e jamais parar nem ao menos perto a um cruzamento quando está próximo a meia-noite desta data. "Dizem que coisas terríveis acontecem, então, aqui em casa todo mundo evita isso por via das dúvidas", confirma.

Segundo o professor da Faculdade de Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), “nós somos seres simbólicos e damos significado ao mundo. Partimos, sempre, de crenças, além de conhecimentos comprovados, para desenvolver nossa capacidade de sobrevivência e adaptação ao resto da natureza”.

O professor explica que toda a estrutura do imaginário social é socialmente construída, mas não cientifica ou institucionalmente. “São as crenças populares que estruturam o imaginário coletivo e social”, diz o antropólogo.


Medo da data tem origem histórica


Ele revela que a origem do temor relacionado ao número 13 quando ele coincide com as sextas-feiras, está ligado as cruzadas religiosas no século XVI. Foi no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, que a ordem dos Cavalheiros Templários foi considerada ilegal pelo Papa Clemente V e Felipe IV, então rei da França, mandou perseguir, prender, torturar e queimar integrantes da ordem.
João Simões conta ainda que o medo do número 13 é uma crença tão presente na mente das pessoas que a Psicologia tem nomes de fobias específicas para isso. Quem sofre com triscaidecafobia tem medo maior que o comum do número 13.
Já quem só teme a Sexta-Feira 13 tem parascavedecatriafobia
Apesar de tudo isso, em muitas culturas, o número 13 é considerado um número de sorte. Os hindus normalmente apresentam 13 estátuas de Buda. Os mexicanos primitivos adoravam treze cabras sagradas. Também nos Estados Unidos, o número treze não tem má fama, pois eram 13 Estados que, inicialmente, constituíam o país. Além disso, o lema latino da federação é "E pluribus unum" – De muitos se faz um só –, que tem treze letras.
                                                             
Fonte: G1/

14 comentários:

  1. AVE MARIA! BATA TRÊS VEZES NA MADEIRA...TOC...TOC...TOC...SAI PRA LA AZAR....KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve gente falando que ia fazer campanha limpa, mas está fazendo o contrário, usando baixaria contra os adversários nem precisa comentar quem pois todos sabem é pau no compadre até umas horas...

      Excluir
    2. Nem tenho medo de sexta-feira 13 e tão menos de gato prefeito.

      Excluir
  2. Cuidado tbm pra num passar embaixo duma escada e num vê gato preto,hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. o AZAR daqui num é 13 e sim 22 PR partido de ratos

    ResponderExcluir
  4. É interessante como os guevaristas daqui mudam seus status de acordo com suas conveniências.Eles costumavam dizer que não se aliavam com a direita, por se consideravam puros e avançados rejeitando apoio aos primos Ozaildo Ferraz e Carlos Ferraz que se apresentaram dispostos a disputar juntos.Curiosamente, utilizaram uma estratégica burra de apresentar o que significa de mais reacionário para representar a oposição.Pergunto: se esse mesmo PCdoB tivesse obtido êxito em alguma eleição, como estaria o município? Não possuem visão política para administrar um partido que cabe dentro do fusca.E o pior acataram imposição ameaçadora do escolhido, bem antes divulgada na cidade,articulado com o prefeito.Vote nulo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem legitimidade para adotar o discurso da mudança em Triunfo.E pode até atrapalhar ainda mais, se seguir por esse caminho, falta eleitorado para qual falar de renovação.

      Excluir
    2. xapa de ganha eleição e osaildo ferras e adeildo da loja que tem grana lula e paulo num tira nada

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Sexta-Feira 13 é dia do PT - Partido dos Traidores.O feitiço virou contra o feiticeiro é hoje vítima da incontinência verbal até de aliados como Zé Dirceu.Fora PT!

    ResponderExcluir
  6. Maria Lúcia F. Barbosa13 de julho de 2012 às 18:28

    O Ministério Publico Eleitoral nem pediu a impugnação da candidatura à reeleição do prefeito Dr. Luciano Fernando de Souza, com base na Lei de Ficha Limpa, como a fantasiosa oposição sem voto, sem dinheiro, sem prestígio anunciava.Ele teve realmente problemas com a Justiça quando foi prefeito da vez anterior, mesmo assim o povo elegeu por ampla maioria e pode voltar a se reeleger, se não for cassado pela comprovada corrupção que anunciam e nunca chega a vingar, por ser mentira e ninguém dar importância.Não teve sexta-feira 13 que desse jeito. O "baixinho",novamente eleito.Engulam!!

    ResponderExcluir
  7. Até quem apoia Luciano Bonfim viu uma certa arrogância no discurso dele que "essa eleição será mais fácil do que a gente imagina".Pode ter sido até com intenção de levantar a tropa, mas ele tem fama de raivoso pecou no tom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!