terça-feira, 28 de agosto de 2012

ALPINISTAS SOCIAIS

É uma expressão usada para denominar pessoas que fazem de tudo para se infiltrar na altas rodas sociais e políticas, desfrutando de privilégios.

"Apesar da idade ela nunca se cansa/De entrar nessa dança e sair no jornal/E tem sempre um plano por debaixo do pano/Ela é a alpinista social/No sopé da montanha principal/Ela se preza, ajoelha e reza/Para ser a alpinista social/Lá vai ela, nas pegadas da moda/Na alta roda, quer passar sem pedigree/Topa qualquer uma nesta festa de subir/Vira a noite no drink a pensar no over-night..."

Esse trecho de uma canção de Lenine define com muito humor o que se costuma rotular de alpinista social. É uma expressão utilizada, comumente, para classificar indivíduos que investem em relacionamentos com pessoas de maior poder aquisitivo, com o objetivo de chegar às classes sociais mais altas e gozar de privilégios. Um exemplo clássico é quem namora apenas pessoas com saldos bancários avantajados, procurando, com isso, obter vantagens.




Lauren Bacall, Betty Grable e Marilyn Monroe viveram três hilariantes alpinistas em "Como Agarrar um Milionário"


Sonham em ser reconhecidos e merecer a atenção da imprensa a qualquer custo. Há quem diga que está grávida de um jogador de futebol famoso, quem case com alguém sem amor só porque é importante. Quem, realmente, merece ser reconhecido, pelo seu trabalho ou pelas obras que pratica, não quer, na maioria dos casos, exposição pública. Já os alpinistas são capazes de tudo para serem notados. Uns passam a vida a fugir dos paparazzi, enquanto outros os chamam para tirar fotos. Chegam a provocar figuras públicas para depois existirem os tais "flagrantes".

Em "Um Lugar ao Sol", Montgomery Clift era um rapaz pobre que buscava ascender socialmente , através da relação com uma moça rica, interpretada por Elizabeth Taylor

Os alpinistas - os atletas praticantes dessa modalidade esportiva - treinam durante muito tempo para dominar as técnicas do esporte e poder superar os obstáculos na subida de elevadas montanhas. Enquanto isso, os alpinistas sociais não medem esforços na sua escalada de vida. Sem qualquer princípio ético, recorrem a métodos desonestos para alcançar seus objetivos. Eles são facilmente identificados. Dissimulados, bajulam os que têm dinheiro ou status, gastam o que não têm com roupas para frequentar o "high society", fazem de tudo para se aproximar e ser fotografados ao lado de gente famosa. Enfim, são estrategistas, escolhendo aqueles que sirvam de trampolim na perspectiva de uma ascensão social.

Espertos, conseguem convites (sem serem convidados) para as festas mais badaladas. Depois que se infiltram nas rodas sociais, fazem amizades com quem está em evidência. E na hora dos flashes, é claro, não perdem tempo de serem fotografados na companhia de socialites. É dessa forma que acabam conquistando o disputado espaço nas colunas sociais veiculadas nos jornais ou revistas de grande circulação. O que é uma glória, para eles.

Há quem veja esse comportamento sob outro prisma. Para essa corrente de pensamento, o alpinismo social é, em certas ocasiões, uma estratégia de sobrevivência. O interesse de muitas pessoas em participar de festas e em manter conversas com os poderosos não se limita a uma improdutiva busca de obter prazer, mas sim uma tentativa de se manter apto para o trabalho, se baseando na suposição de que os chefes constantemente olham de forma mais benevolente para aqueles a quem já conhecem socialmente.

Falsos valores e uma vaidade sem limite motivam, na maioria das vezes, esses indivíduos a se tornarem alpinistas sociais. O que é lamentável. O sucesso não pode ser visto como obra do acaso, mas sim como o resultado do esforço dirigido e inteligente. O sucesso é somente para aqueles que têm algo a mais, que fazem diferente do que a maioria faz. São essas pessoas que brilham em suas atividades que deveriam servir de fonte de inspiração.
*Fonte: Caderno Gente/ DN

7 comentários:

  1. Imagino ser um hábito de família, conheço personagens da minha cidade Triunfo que parecem sofrer dessa mania. Engraçado é que estão acostumados de uma forma que nem sentem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange Martins Diniz28 de agosto de 2012 às 15:39

      Geralmente, esses " Alpinistas Sociais" não tem desfecho feliz e morrem na queda! Foi trágico e deprimente o filme " Um Lugar Ao Sol!".

      Excluir
  2. Quais as famílias daqui vocês acham assim citem pra gente se ligar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olhe que vcs num querem saber pq tem uma meia dúzia que é demais..

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém merece seu voto. vote nulo. vote nulo. vote nulo

    ResponderExcluir
  5. Pior que alpinista social é gigolô barato que vive de sugar mulher! Acho que conhece bem.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!