Pernambucana Yane Marques, de 28 anos, conseguiu uma inédita medalha para o País nos Jogos Olímpicos
O Brasil conquistou neste domingo (12) uma inédita medalha no, até então, desconhecido pentatlo moderno. Yane Marques, de 28 anos, ficou na terceira posição, com 5.340 pontos, no último dia de Londres 2012. O ouro ficou com a lituana Laura Asadauskaite (5408 pontos) e a prata com a britânica Samantha Murray (5356 pontos). Foi o nono bronze de um total de 17 medalhas nesta edição dos Jogos Olímpicos.
A pernambucana de Afogados da Ingazeira, Yane foi uma das mais regular nas provas de esgrima, natação e hipismo. A atleta brasileira chegou para a última prova, que combina corrida e tiro, empatada na primeira posição com a lituana Laura Asadauskaite. A disputa final foi cabeça a cabeça com a lituana, que acabou com a medalha de bronze.
A corrida é a prova mais deficiente de Yane. No entanto, ela compensava a cada estande de tiro, mas a vantagem das adversárias era retomada na corrida. A brasileira deu show nas outras provas e por pouco não ganhou mais alguns degraus no pódio.
Começou a carreira esportiva como nadadora no
Clube Náutico Capibaribe, em
Recife, para onde se mudou aos onze anos de idade. Descoberta sua vocação para o pentlato, na primeira competição que participou já foi campeã de uma etapa do campeonato nacional, em
Porto Alegre. Em 2006, venceu o Campeonato Sul-americano e, em 2007, conquistou a medalha de ouro nos
Jogos Pan-Americanos, ambos realizados no
Rio de Janeiro. Esse último fato a tornou conhecida nacionalmente, devido ao feito alcançado ser em um esporte pouco conhecido pelo público brasileiro
.
Participou dos Jogos Olímpicos de
Pequim 2008, onde ficou em 18º lugar geral no pentatlo moderno. Suas colocações nas 5 provas foram: 14ª lugar na esgrima, 6ª na natação, 33ª no hipismo, 7ª no tiro e 24ª na corrida.
Em 2011, Yane, que cursa
Educação Física, atingiu a terceira colocação no ranking mundial do pentatlo moderno, a melhor posição já conquistada por uma atleta sul-americana na modalidade.
Esteve nos Jogos Pan-Americanos de
Guadalajara 2011, onde obteve a medalha de prata no pentatlo moderno. Yane reclamou da estrutura montada para a prova, classificando-a como "terrível".
Participando do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de
Londres 2012, Yane ficou em 6º lugar na esgrima, com 21 vitórias e 14 derrotas. Na natação, também ficou em 6º lugar com o tempo de 2m12s39, subindo para a 2ª colocação geral. Na terceira prova, de hipismo, Yane ficou em 9º lugar, e empatou na liderança geral da prova, junto com a lituana Laura Asadauskaite Na última prova, o combinado de corrida e tiro esportivo, ficou em terceiro lugar, ganhando a medalha de bronze. É a primeira brasileira a ganhar medalha nessa prova, na História dos Jogos.
Fonte:R07
A eficiência não tem limites, onde quem tem competência estiver as coisas saem a contento na hora certa. Olha a prova aí, em pleno na comemoração do 'Dia dos Pais'.Brinque!
ResponderExcluirDo Sertão para o pódio. Yane Marques se torna a primeira pernambucana a conquistar uma medalha olímpica individual. Ela foi bronze no pentatlo moderno.
ExcluirOrgulho imenso da nossa brasileira...Yane...Guerreira!
ExcluirCadê a representante de Triunfo-PE? kkkkkkk
ExcluirVcs sabiam que Yane Marques é filha de Afogados da Ingazeira?
ResponderExcluirParabéns! Medalha merecidíssima!!!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirParabéns, Yane Marques! De Afogados , de Pernambuco para o bronze em Londres, contra todas as dificuldades.Mas o sertanejo é antes de tudo, um forte. Orgulho do Pajeú. Orgulho do Brasil.
ResponderExcluir