Todo feliz, usando a camisa social que ganhou dos filhos, com as golas dobradas para não sujar, o paizão faz churrasco para a família que senta-se à mesa, rindo e lembrando histórias em comum. Aqueles que moram longe se atualizam das novidades um do outro e aqueles que moram perto mas não se vêem muito combinam de tomar um café juntos na próxima semana. Além de comemorar a vida do pai, aquela é uma oportunidade de fortalecer e renovar os laços familiares, que o tempo e as rotinas separadas de cada um tornaram mais tênues.
Essa é uma cena que provavelmente muitos de nós já vivemos em vários anos no Dia dos Pais. Mas será que muitos também já pararam para pensar na origem desse dia especial?
Demos uma volta pela Internet para tentar descobrir. Se tiver ocasião, de repente esse é um bom assunto para se falar na mesa de almoço nesse domingo especial.
AS ORIGENS
A primeira homenagem ao pai da qual se tem registro foi feita na antiga Babilônia. Há mais de quatro mil anos, um rapaz esculpiu um "cartão" para o pai, desejando sorte, saúde e uma longa vida.
Mas muitos séculos se passaram antes que as homenagens ao pai virassem evento oficial. Muitas fontes na Internet dizem que o Dia dos Pais, como ocasião especial, foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 19 de junho de 1910. A data era próxima do aniversário de William Jackson Smart, um veterano de Guerra Civil que criou seis filhos sozinho depois que a esposa morreu no último parto.
Uma das filhas de William, Sonora Louise Dodd, pediu à igreja local para criar um dia para homenagear a coragem e dedicação do pai dela e dos pais em geral. Ela pensava que como as mães tinham um dia assim, os pais também deveriam ter, e a igreja concordou. Os anos se passaram e o Dia dos Pais gradualmente transformou-se de uma pequena comemoração na cidade de Sonora -- Spokane, Washington -- em um evento nacional e depois mundial.
Em 1916, o presidente americano Calvin Coolidge foi à Spokane e discursou em comemoração do Dia dos Pais.
Cinquenta anos depois, Lyndon Johnson declararia, em proclamação presidencial, o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos EUA.
Essa data é a mais usada entre as dezenas de países que comemoram o Dia dos Pais, enquanto alguns escolheram outras datas de importância simbólica, principalmente religiosa.
DIA DOS PAIS NO BRASIL
No Brasil, o publicitário Sylvio Bhering é tido como o importador da idéia do Dia dos Pais, comemorado-o pela primeira vez em 14 de agosto de 1953. Na época, a imprensa do país organizou um concurso onde o pai mais jovem, o pai mais velho e o pai com mais filhos seriam homenageados publicamente. Ganharam um pai de 16 anos, um de 98 anos e um com 31 filhos.
O primeiro Dia dos Pais no Brasil coincidiu com o Dia de São Joaquim, padroeiro da família, e é agora oficialmente comemorado todo ano no segundo domingo de agosto (época do Dia dos Pais também em Samoa e em Taiwan).
Feliz Dia dos Pais a você, Pai!
Que seja um dia de muito Amor, de muito Amar, de sempre Amor, de sempre Amar
Fonte: ePORTUGUÊSE/OMS
O primeiro Dia dos Pais no Brasil coincidiu com o Dia de São Joaquim, padroeiro da família, e é agora oficialmente comemorado todo ano no segundo domingo de agosto (época do Dia dos Pais também em Samoa e em Taiwan).
Feliz Dia dos Pais a você, Pai!
Que seja um dia de muito Amor, de muito Amar, de sempre Amor, de sempre Amar
Fonte: ePORTUGUÊSE/OMS

A TODOS PAPAIS ,INCLUSIVE AO MEU NOS SEUS 86 ANINHOS DE MUITA VIDA... HOJE É PARA HOMENAGEÁ-LO E TODOS OS DIAS PARA TÊ-LOS.
ResponderExcluirPAI É PARA SEMPRE...
UM GRANDE BEIJO
Saudades do meu pai. Um dia de tristeza para mim.Te amo pai!!
ResponderExcluirMeu pai sempre foi meu herói e meu amigo!
ResponderExcluirMeu pai é doutor Luciano que tudo que eu quero ele faz.kkkk
Excluiraté hj tem babão na área?
ExcluirParabéns meu querido pai onde quer q o se esteja. SAUDADE!
ResponderExcluir