quinta-feira, 30 de agosto de 2012

INDÚSTRIA BRASILEIRA SE COMPROMETE A REDUZIR O SÓDIO DOS ALIMENTOS




O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) assinaram nesta terça-feira(28/08/2012)   um novo acordo para reduzir a quantidade de sódio em temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais até 2015.
O acordo fará com que sejam retiradas 8.788 toneladas de sódio do mercado brasileiro até 2020, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde.
Este é o terceiro acordo entre as partes, que já tinham concordado em reduzir o conteúdo de sódio em produtos como macarrões instantâneos, pães de tipo bisnaga, de forma e francês, mistura para bolos, salgadinhos de milho, batata frita e palha, biscoitos e maionese.
A redução de sódio no consumo dos brasileiros, prevista pelos três acordos, chegará a 20 mil toneladas até 2020.
'Com este novo acordo pretendemos oferecer um alimento mais saudável. O Brasil se antecipa às ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende recomendar em relação ao sódio', afirmou Alexandre Padilha, ministro da saúde.
A OMS, de acordo com o comunicado, recomenda um consumo máximo de 5g de sódio por dia. O consumo diário do brasileiro é calculado, hoje em dia, em 12g por pessoa, segundo estudos oficiais.
Para o ministro, por adotar tal medida, o Brasil pode se transformar em referência para outros países. 'Esse modelo pode, inclusive, ser o modelo recomendado pela OMS', declarou.
'A indústria de alimentos conhece sua responsabilidade em contribuir com o bem-estar da sociedade e por isso investe recursos na melhoria do perfil nutricional dos alimentos processados', disse o presidente da ABIA, Edmundo Klotz.
De acordo com o Ministério da Saúde, a redução do consumo de sódio aos níveis recomendados pela OMS pode diminuir em 15% o número de mortes no Brasil por acidentes vasculares cerebrais e em 10% as mortes provocadas por infarto.
A redução no consumo de sódio também pode diminuir o número de pessoas com hipertensão, que afetou 22,7% dos adultos em 2011, e elevar em até quatro anos a expectativa de vida do brasileiro.

Fonte: MSN/Notícias

7 comentários:

  1. Muito boa atitude do Ministério da Saúde.Essa providência deveria ser tomada há muito tempo para o bem da população.

    ResponderExcluir
  2. Pergunto: Por que até 2015 e não já? até lá muita coisa pode acontecer. O problema é do conhecimento da Secretaria da Saúde, mas as providências chegam sempre com atraso, c/ data posterior. O mundo não tm jeito mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Temos que nos livrar do sal nas comidas e dos políticos salgados desse lugar que num servem para nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não adianta chorar 2012 é nóis denovo 22 vontade dopovo!

      Excluir
  4. Tomara que reduza o sódio meeeesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!