A América Latina é a região mais urbanizada do mundo, mas também uma das menos povoadas em relação ao seu território
Cerca de 90% da população do Brasil e do resto do Cone Sul viverá nas cidades em apenas oito anos, enquanto em toda a América Latina, a região mais urbanizada do mundo, a brecha entre pobres e ricos aumenta em muitos países, onde mais de um quarto da população mora em favelas e comunidades carentes, advertiu a ONU esta terça-feira (21).
"A América Latina é a região mais urbanizada do mundo, mas também uma das menos povoadas em relação ao seu território. Quase 80% de sua população vive em cidades, uma proporção superior à do grupo de países desenvolvidos", diz um relatório da ONU-Habitat, o programa da ONU para Assentamentos Humanos.
O Cone Sul, do qual o Brasil faz parte, é a região onde há uma proporção maior da população vivendo em cidades, seguido pelos países andinos e pelo México - com uma taxa de população urbana de 85% atualmente -, e depois por Caribe e América Central.
Paralelamente, entre 1990 e 2009 a desigualdade aumentou em Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Equador, Bolívia, República Dominicana, Argentina e Guatemala, segundo o relatório.
Na região com 588,6 milhões de habitantes, considerada desde os anos 1970 a mais desigual do mundo, 20% da população mais rica têm em média uma renda per capita quase 20 vezes superior à renda dos 20% mais pobres.
"O principal desafio é como combater as desigualdades que existem nas cidades. É uma contradição bem grande do modelo econômico da América Latina em geral", disse Erik Vittrup, especialista da ONU-Habitat.
Na região, os países mais desiguais com base na distribuição de renda são, nesta ordem, Guatemala, Honduras, Colômbia, Brasil, República Dominicana e Bolívia, enquanto os menos desiguais são Venezuela, Uruguai, Peru e El Salvador.
"A desigualdade de renda é extremamente elevada. Há um déficit considerável de emprego e uma abundante informalidade, que se concentra nos jovens e nas mulheres", diz a ONU.
Apesar dos progressos feitos por América Latina e Caribe nos últimos 10 anos, 124 milhões de pessoas vivem na pobreza nas cidades, mais da metade no Brasil (37 milhões) e no México (25 milhões).
Mais de um quarto da população urbana, 111 milhões de pessoas, vive em favelas, um número maior do que há 20 anos, segundo a ONU.
O número de cidades na região aumentou seis vezes em 50 anos. A metade da população urbana, 222 milhões de pessoas, mora em cidades com menos de 500.000 habitantes e 14% (65 milhões de pessoas) vivem em megacidades, destacou o relatório, intitulado "O estado das cidades da América Latina".
O documento destaca com preocupação que as cidades latino-americanas continuam se expandindo fisicamente de uma forma que "não é sustentável", apesar da desaceleração demográfica.
"É ridículo continuar propondo modelos urbanos (...) com grandes programas habitacionais em enormes áreas (distantes) quando a vantagem das cidades é a concentração de cidadãos, infraestrutura e serviços. A densidade urbana está diminuindo quando deveria aumentar. (...) Não precisamos de mais terra", disse Vittrup, pedindo aos governos para "orientar os mercados imobiliários".
O especialista da ONU-Habitat mencionou o exemplo do México, onde foram construídos cinco milhões de casas em áreas distantes que davam a investimentos o melhor retorno, mas que acabaram ficando vazias porque ninguém queria se mudar para lá.
"É dramático que os governos façam residências para os pobres que ninguém vai utilizar. Estamos reproduzindo modelos que sabemos que não funcionam", afirmou.
O relatório destaca que o crescimento demográfico e a migração do campo para a cidade perderam força e que "a evolução demográfica das cidades tende a se limitar a um crescimento natural".
"As migrações agora são mais complexas e ocorrem principalmente entre cidades, às vezes através de fronteiras internacionais", de uma cidade para outra ou entre o centro e a periferia, sustenta.
O relatório destaca com preocupação que as cidades são cada vez menos compactas e seguem se expandindo fisicamente, apesar da desaceleração demográfica, de uma maneira que "não é sustentável".
As 40 principais cidades da América Latina produzem anualmente um PIB de mais de 842 bilhões de dólares e são verdadeiros motores da economia regional, segundo a ONU.
Fonte: AFP
Matéria retirada do Ne10
Manda essa tal ONU (Organização Não Útil) às favas. Só serve prá criticar os Países emergentes e salvaguardar seus patrocinadores (EUA, Europa e Ásia). Brasil, Africa que se explodam. Não tem força coercetiva. apenas resolutiva. Por que os Estados Unidos não a obedeceu e invadiu o Iraque em? Cadê as armas químicas? Cadê o corpo de Osama Bin Laden? Dá um tempo ONU. O nosso querido Brasil, para mim, é o maior e melhor País do mundo, reservadas as devidas proporções. É só acabar com a corrupção que aqui impera e pronto; tá destravado o freio que impede um maior crescimento econômico e social. Vão cuidar da África ao invés de apoiar quem faz experiências genéticas com aquelas criaturas e quando erram, disseminam a SIDA (AIDS), o EBOLA, a doença da vaca louca, a gripe suína, etc. pelo mundo, além de lhes roubar os diamantes de sangue. Deixa de demagogia ONU. Reconhece a América do Sul, reconhece o Brasil e vai cuidar da África. Ah, e vê se respeita a soberania dos Países que estão querendo sair da Ditadura para a Democracia. Não te mete não e nem deixa ninguém se meter (tu sabe de quem to falando né?). Já não basta a armadilha da qual foi vítima fatal nosso herói brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que deu a vida por essa tal ONU. REspeita a America Latina. REspeita o BRasil, mesmo com nossos problemas, Deixa que a gente resolve.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirCaro imperador me responda como é que um policial digno, honesto de vergonha tem coragem de dar o seu voto a um cidadao como dr. Luciano? um homem que não gosdta de nimguem e ainda detona com a classe. Sera que o snhor imperador sabe falar algo sobre isso? Sim porque na cidade vces milatares na boca dele não passam de bandos de folgados, inrroloes e caneiros.
ResponderExcluiro tal prefeitinho (pequeno no tamanho e nas açoes), comecou a colher os frutos do que ele vem plantando na cidade, está cercado de inimigos politico na cidade...
Excluirquanto aos que ele pensa ser seus amigos e que está a seu lado, não passa de falsos amigos, alguns deles cometam as escondida que não ver a hora de sua queda.
Estamos vivendo um período de mudanças em relação aos valores no campo social.Votemos em César para ser um representante digno na Câmara de Vereadores.
ExcluirAfinal na boca desse triste quem e que presta?
Excluiresse luciano num pode falar de policial nenhum pq é um sujo como pau de galinheiro vive falando das moças e mulher casada
ExcluirELE FALA DAS GOROTAS (MULHERES) NÃO VAI FALAR DOS POLICIAIS. MAIS AGORA NAS ELEIÇOES E SO DERRETENDO PARA OS MESMOS
ResponderExcluirPode vê todo policial que tá do lado dele num presta e quem ta cheio de enrolada.vota que é igual este falso
ExcluirA resposta é simples por demais, meu prezado e caríssimo anônimo: esse a que te referes não é policial, pois não é digno, tampouco honesto, e não tem vergonha.
ResponderExcluirGrande abraço.
Só sabe criticar. Há quanto tempo não há um homicídio no Município? Alguém já apresentou uma menção de aplauso ou um elogio aos bravos policiais que arriscam suas vidas pela população triunfense? Não, mas se amanhã matarem um, a madeira deita na Polícia.Vou mandar uma mensagem em alusão ao Dia do Soldado (25 de agosto), para que Ferraz a publique e vocês reflitam quando forem julgar um soldado.
ResponderExcluirAbraço.
JULGAMENTO DE UM SOLDADO
ResponderExcluirUm Soldado colocou-se de pé diante de Deus, pronto para a última inspeção pela qual teria que passar, desejando que, assim como a fivela do cinto e os emblemas de metal, também seus coturnos estivessem a brilhar e seu uniforme impecável. - Um passo á frente, Soldado! Como vou fazer contigo? - Questionou Deus. - Fostes fiel à Igreja? Deste o outro lado da face ao inimigo? O Soldado se perfilou e respondeu: - Não, não Senhor! Nós que andamos armados, nem sempre podemos ter amor. Na maioria dos domingos eu estava de serviço. Na Igreja não fui, não Senhor. Em muitos momentos eu falei de modo impuro. Existiram situações em que fui obrigado a ser enérgico, pois meu mundo me exigia isso. Mas nunca guardei um tostão que a mim não pertencesse e quanto mais uma conta se acumulava, aos trabalhos extras eu me dedicava, e de minha família me afastava. Mas às vezes, Senhor me perdoa, eu chorei por coisas à toa e por dores dos outros. Reconheço que não mereço ficar entre os que já estão em Seu meio, que jamais me quiseram por perto, a não ser quando sentiram medo. Se tiver um lugar para mim, como nunca consegui muito mesmo, luxuoso não precisa ser. E caso não haja nenhum, eu saberei entender. Fez-se silêncio em redor do trono, onde os santos passeavam, e o soldado esperou o veredicto do Senhor. - Teu corpo serviu com alma e coração. Fez-te escudo para o próximo. Portanto, anda em paz pelo paraíso... inferno já foi tua missão!
Meu marido e militar, mais Graças A DEUS nossa familia não precisa desse homem sem classe
ResponderExcluirMeu prefeito e inteligente, ele sabe como conduzir tudo isso, o povo e tudo louco por ele e todos dependem dele. E POLICIAL E FUNCIONARIO ´PUBLICO, E PARTICULAR, E TODO MUNDO KKKKKKKKKKKK E NOS DENOVO E LAPADA
ResponderExcluirDepende dele em que? Ele pode até ganhar mas eu não dependo em nada dele, porquê tenho vergonha na cara, me recuso ser capacho como tu.
Excluirdepende daquele traste quem num tem coragem de trabalha e fica so mamando
ExcluirENADA E NOS DENOVO E QUEM ACHAR RUIM SE MUDE, TAO COM INVEJA. DR MAUFIM SABE COMO PRENDER TODAS AS CLASSES E ATE MESMOO ESSA AI QUE VOCES TANTO ESTAO FALANDO
ResponderExcluirPROVOU MESMO QUE SABE HOJE TINHAATE POLICIAL PULANDO LA NO PULEIRO DELE
ResponderExcluir