segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PARA HISTÓRIA - ESCÂNDALO DO MENSALÃO

A GRANDE MAIORIA DA QUADRILHA DO MENSALÃO É DO PT



Seja qual for o resultado, esse julgamento dos envolvidos no chamado "escândalo do Mensalão" será um marco na história do judiciário e da própria nação. Não vale discutir se os réus serão condenados ou absolvidos, mas o fato de que pela vez neste país se viu um grupo de figurões importantes da política nacional levado a julgamento pela Suprema Corte de Justiça.

Tem ex-ministro todo-poderoso, deputados e ex um bocado de coisa entre os 38 acusados. É bom lembrar que em toda a sua existência o Supremo Tribunal Federal só condenou um deputado federal. E assim mesmo por meter no bolso alguns tostões de uma prefeitura, um crime de trombadinha.

Todas as outras tentativas de processar e condenar um figurão foram frustradas ao longo desses quase dois séculos. Antes do atual Procurador-Geral da República e do seu antecessor imediato, era comum chamar-se o detentor desse título de "engavetador-geral da República", pois processo contra político, principalmente do governo, não andava.

Mesmo depois que acabou a necessidade de autorização do legislativo para o inicio da ação. O tempo era o grande juiz, absolvendo todo mundo pela prescrição. Pois agora - e nunca na história deste país isso aconteceu - vemos um bocado de gente alta no banco dos réus. Portanto, seja qual for o resultado, esse julgamento tem uma importância histórica.

Primeiramente porque rompe a tradição de que temos no Brasil uma justiça que só funciona contra os pobres, aqueles que no dizer de um cara ex-presidente são pessoas comuns. O julgamento do "mensalão" é algo tão inusitado que tem ocupado as primeiras páginas dos principais jornais do planeta. Está todo mundo de olho na gente. Já se pode acreditar que as coisas estão mudando mesmo neste país em que os criminosos rirem dos cidadãos e da Justiça.

É bom lembrar que há mais de trinta se tenta levar o deputado Paulo Maluf, ícone da corrupção na política nacional, a um julgamento. Condenado e caçado pela polícia no exterior, refugia-se no Brasil sofrendo apenas a dor de não poder beber champanhe nacional em Paris. O julgamento do "mensalão" é, repetimos, um marco importante.

Primeiro por romper em parte a barreira da impunidade. E também porque dará aos ministros do nosso Supremo Tribunal a maior chance em toda a história da Corte de mostrar ao país e ao mundo a verdadeira cara da Justiça brasileira.


Fonte: Caderno Gente/Dn



5 comentários:

  1. O POVO É QUE PAGA. E NÃO ADIANTA, VOTA DE NOVO NESSE POVO. TOME COMO EXEMPLO PREFEITO E VEREADORES DE TRIUNFO.CHEIOS DE DEFEITOS, MAS REELEITOS.

    ResponderExcluir
  2. aki t dirceu maufim tbm..kkkk

    ResponderExcluir
  3. Triunfo está sendo submetido a um processo de degradação e favelização extremamente rápido e o pior é que o poder público não se manifesta. Não existe uma tentativa de resolver o problema. O que se pode esperar, num futuro próximo? A existência de uma grande mania de ser da área médica para poder se candidatar e lograr sucesso não tem dado certo, na prática nada funciona. Por acaso existe alguém que discorde de que com os médicos o município somente saiu perdendo e eles fazendo fortunas e as famílias empregando? Qual será a solução para o problema, importar alguém com eficiência e responsabilidade com o fim de acabar a bagunça?Existe pessoas querendo se habilitar....

    ResponderExcluir
  4. Sr. João Alberto. O esquema do mensalão não se distanciam muito dos problemas da corrupção do nosso município. O senhor pode comprovar isso muito facilmente. O que mais me entristece é que o povo ainda se vende por uma migalha e omissos, inescrupulosos ainda postam matérias ameaçadoras querendo inibir quem verdadeiramente quer o melhor para triunfo. Precisamos de apoio de pessoas como o senhor que não se rende a improbidade administrativa, formação de quadrilha, e tantas outras acusações que foram feitas e que o prefeito e sua CIA sequer tiveram coragem de comparecer para se defenderem. Mas pensando bem, defenderem-se como se sabem que as provas que deixaram são robustas, além de que outras coisas nojentas estão pestes a serem apresentadas para o povo e se duvidar são ainda mais escandalosas.
    Parabéns senhor pela sua colaboração e se estiver em Triunfo, se morar em Trtiunfo ajude-nos a combater esses mafiosos.
    Saudações
    Williams Terto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÀS SOCIEDADES SEPULTADAS EM NOME DA IMPUNIDADE, CORRUPÇÃO E CRIMINALIDADE.
      Em cidades desenvolvidas politicamente, fato que ocorre em diversas cidades do Sul do país, o povo unido é superior ao poder público (quantos não foram destituídos de seus cargos - como empregado do povo para administrar a cidade através da prefeitura - por negligenciarem sua cidade e seus habitantes incluindo seu eleitorado, principalmente no Estado de Minas Gerais, vários).
      Já quanto aos habitantes de milhares de cidades do Nordeste – região ainda super atrasada e subdesenvolvida em diversos aspectos - a visão de união em prol do bem comum de todos é no mínimo uma visão catastrófica, limitada e egoísta, e para que se veja isto é suficiente uma rápida análise sobre o aspecto administrativo local e naturalmente você encontra esta resposta. Isto, além da total submissão do eleitorado que se projetando no candidato ou outro e em sua carência psicosubmissa - moldada minuciosamente e detalhadamente há décadas - diante do seu algoz adorando-o histericamente embora trêmulo e calado e com aquele sorriso desconfiado de auto-impotência estampado visivelmente em seu rosto (existe relatos de incontinência orgástica), se esquecendo completamente pela falta doentia e pavorosa do querer informar-se, e não se dando conta do poder que emana do povo quando este procura se unir vão se tornando apáticos e não percebendo que sua total falta de discernimento não o isenta da responsabilidade sócio política e econômica para com o correto, prudente, responsável e competente - passando a partir deste estágio onde deva se aplicar algum CID da psicologia - que o leva a perda total da noção do que é exato, se perdendo a real noção do que se deve fazer prudentemente, e passando sorridentemente a acatar, já em delírio pessoal social, como se correto fosse, e vão acatando todos os erros cometidos pelo seu algoz, achando a pessoa submissa a tais atitudes frias e sádicas que isto é super natural, correto, magnífico, lindo, brilhante... Não é lamentável, é real.
      Aproveitando ó ilústre comentário de um anônimo mas que merece ser divulgado. Agradeço pela postagem e atentem para o que diz a postagem
      Williams Terto

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!