quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BLOG NA SAÚDE - DIA MUNDIAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS



 
 
O Dia Mundial de Doação de Órgãos, comemorado nesta quinta-feira,dia 27 de setembro, é motivo de alegria para os brasileiros. Estudos apontam que o número de transplantes vem aumentando a cada ano no país, o que reflete uma maior concientização da população em relação a esse tema.
 
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), apesar de a taxa de doadores efetivos ter diminuído 2,2% em relação ao primeiro trimestre de 2012, esse mesmo número, em relação ao período do ano passado, aponta um crescimento de 16,4%.
 
O transplante mais feito é o de córnea, que registrou aumento de 6%, e pode chegar a mais de 15.500 cirurgias feitas até o final do ano. Logo depois aparecem os transplantes de rim, com aumento de 8,8% e mais de 2.700 cirurgias realizadas e o de fígado, que teve ascensão de 7,4% e tem projeção de 1.602 transplantes até o final do ano.
 
O expressivo número de transplantes de córnea reflete uma taxa de 81,5 doadores por milhão de população (pmp), o que se aproxima muito da meta "fila zero", que gira em torno de 90 a 100 pmp. A "fila zero" significa que o paciente que precisar de um transplante não necessita esperar pelo órgão porque ele já está disponível para a cirurgia.
 
Todo esse aumento no número de tranplantes e, consequentemente de doadores, se deve, em grande parte, a campanhas feitas em todo território. A ABTO faz diversas ações, como caminhadas, palestras de incentivo e informativas, e propagandas na televisão.


EM PERNAMBUCO

Ppernambuco apresentou a segunda maior aceitação familiar quanto à doação de órgãos de parentes na Região Nordeste.Arquivo/DN/D.A Press


Pernambuco pode comemorar  o Dia Mundial da Doação de Órgãos. O estado apresentou a segunda maior aceitação familiar quanto à doação de órgãos de parentes na Região Nordeste. Pernambuco é o 11º estado do país no percentual de autorizações.

No estado,o índice de recusa das famílias de potenciais doadores entrevistadas no primeiro semestre de 2012 foi de 52%. Já o índice nacional é de 63%. Atualmente, a negativa da família por falta de conhecimento sobre a vontade do parente é considerada a principal barreira para a doação de órgãos e tecidos.

De janeiro a junho de 2012, foram identificados 4073 potenciais doadores de órgãos e tecidos no Brasil. Deste total, somente 1217 se tornaram doadores efetivos, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Em Pernambuco, foram 241 notificações e apenas 62 doadores, no mesmo período.

Os dados mostram que, embora a média de Pernambuco seja melhor que a nacional, o potencial dos pernambucanos ainda é muito maior. O estado com o melhor índice foi Minas Gerais, com 23%, e o pior foi o Acre, com recusa de 85%.

Para combater a desinformação que aumenta o tempo de espera na fila por uma doação, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e a Novartis estão promovendo a campanha "Doar não é um tabu. Conte para sua família. Conte com sua família". O objetivo é estimular as famílias a conversarem abertamente sobre o assunto. Para ser um doador de órgãos hoje, basta manifestar esse desejo aos familiares, sem a necessidade de um registro formal na carteira de identidade (RG) ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Fonte: Diário de Pernambuco

3 comentários:

  1. Seja um doador, salve uma vida...

    ResponderExcluir
  2. SOU VERMELHO 65 DOU MINHA GARRA E MEU SANGUE PELA MUDANÇA.O POVO DE TRIUNFO HJ MOSTROU O QUE DESEJA.....

    ResponderExcluir
  3. Quando eu me for desta para a outra vida podem retirar todos os meus órgãos e doar a quem necessite, não vou deixar a terra acabar assim fácil, prefiro oferecer oportunidade a outra pessoa viver.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!