terça-feira, 30 de outubro de 2012

SITUAÇÃO CRÍTICA DA BARRAGEM DO BREJINHO - POR CARLOS FERRAZ


Barragem do Brejinho - Triunfo - PE


Quem parte de qualquer Capital ou município brasileiro e chega a Triunfo, a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado, denominada o "Oásis do Sertão" e considerada "Estação Climática" e Estância Balneária", se espanta em ver a vegetação ainda verde, mas bastante castigada pela seca que segundo pesquisas é a maior dos últimos 50 anos e com certeza provocará inúmeros estragos em nossa localidade.


Onde havia riacho, barreiro, poço, açude, lagoa, barragem, há somente o leito seco, sem que as cisternas existentes consigam suprir o necessário abastecimento dos moradores desta destaca cidade turística e nem amenizar o sofrimento das sofridas plantas e animais magros que se encontram penando com a tamanha falta de chuva, a espera de que a água apareça para salvá-los do pior.

O abastecimento d' água feito pela ETA da Compesa, através da Barragem do Brejinho, antes comprometido devido a expansão territorial urbana, aproxima-se do colapso total , embora exista um reconhecido  empenho dos competentes e abnegados funcionários da empresa tentando oferecer à população sem existir, a quantidade necessária do precioso líquido. Demonstrando em breve  a dependência dos carros-pipa.

A situação é grave - igual ou pior de que em outras oportunidades de estiagem, -  ameaça prevista que se fazia necessário há anos ter sido tomado alguma antecipada providência , elaborando um documento coletivo com respaldo técnico, envolvendo organizações não-governamentais, sindicatos, associação de pequenos produtores, proprietários de engenho, associação de moradores e poderes públicos, reivindicando alternativas .

Não se pode mais adiar  a decisão, precisamos com a devida urgência iniciar uma discussão profunda entre os mais diversos setores  da sociedade triunfense, visando assegurar soluções adaptadas à realidade local para sanar prejuízos com a produção, economia, investimentos em diferentes fontes. E sobretudo cobrar uma política hídrica definitiva com bases sustentáveis para a convivência nesses períodos, sem se apegar apenas a soluções paliativas.

22 comentários:

  1. A população flagelada já clama por auxílio, embora seja necessário rigor na fiscalização para evitar desvios costumeiros, que o dinheiro se evapore como a água do Sertão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável.Nem parece Triunfo. Seca cruel.

      Excluir
    2. A situação tá ficando feia!

      Excluir
    3. " E aqueles que dançavam foram julgadas insanos pelos que não podiam ouvir a música" ( Friendrich Nietzsche). Ninguém ouve as pessoas que se preocupam com Triunfo.Agora é todos pagarem o preço da surdez e da cegueira.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. A barragem está um verdadeiro Deus nos acuda! Eu peço encarecidamente que tomem uma providência antes que agrave mais ainda.O verão está forte.

      Excluir
    6. Que situação! Faz pena!

      Excluir
    7. É muito grave o quadro geral da estiagem em Pernambuco, conforme disse na televisão o Secretário da Agricultura do Estado, chega a atingir 80% do território.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. O tema estiagem rima bem com a saraivada de críticas aos políticos daqui que nunca providenciaram nada para resolver o problema até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz chover...Senhor Jesus.Derrama chuva neste lugar.

      Excluir
    2. Maria Helena Pereira Nunes30 de outubro de 2012 às 12:17

      Deus vai ter piedade!

      Excluir
    3. Agamenon Gonçalves Lima30 de outubro de 2012 às 13:13

      Quem busca em Triunfo a luz na existência verdadeira, não se apega a fantasias, trabalha contra a cegueira.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Diante da nossa atual situação política, a única coisa que podemos fazer é apelar para os céus.O desconforto de possuir um prefeito sem ação prejudica a população maioria vendida.

      Excluir
    6. O povo tem o que merece, pessoas que não se preocupam com a nossa cidade. É triste ver isso aí, mas DEUS vai ter piedade dos triunfenses.

      Excluir
  3. Lamentável essa situação, momento crítico em Triunfo!!!

    ResponderExcluir
  4. E ainda tem os incêndios, nem tanto misteriosos, que estão ocorrendo aqui em Triunfo city. Cuidado Nero triunfense!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho medo do que possa vir acontecer.Confesso que até o momento não vi nada ser providenciado. Depois ainda dizem que temos representantes legislativos e administração executiva.

      Excluir
    2. São os bota foguistas, não estou me referindo aos torcedores do Botafogo, mas às pessoas com idéias quentes, ou melhor incendiárias. Cuidado, se for longe do açude vair ser impossível apagar.

      Excluir
  5. Calma gente. Até parece que vocês não conhecem a politicagem triunfeira. Ainda não é hora. Deixa a coisa piorar mais ainda. Daqui à pouco começarão a surgir os salvadores da pátria com carros-pipa, cisternas, caixas d'água. Tudo que vem de programas assistenciais dos governos estadual e federal. Daí aparecerão pais e mães desses benefícios, quando, em verdade, já deviam ter sido implementados bem antes das eleições.

    ResponderExcluir
  6. Já estou imaginando com quem devo falar pra me arrumar um tambor dágua; pior que eu votei na oposição, talvez nem tenha água pra mim.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!