quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO


As tradicionais cercas de pedras

A beleza dos nossos vales verdes

O clima frio com  presença nublada



Antiga casa construída em pedra bruta



Poço Dantas, poluído por esgotos e sem providência da PMT


Água contaminada vitimou patos, cágados e peixes

Ninguém encontra-se inocente diante os problemas que começam a surgir em dimensões maiores, todos os habitantes, inclusive os políticos, tinham conhecimento de que na verde, florida, bonita e agradável Triunfo, considerada tradicionalmente o "Oásis do Sertão" vem  ocorrendo durante o ano perda considerável de cerca dos 75% da água existente no território, maioria proveniente das chuvas e acumuladas nas fraturas rochosas .

Há mais de três décadas se comenta  com apreensão o ameaçador processo de secagem completa da barragem que alimenta a cidade, que terminou acontecendo na semana passada, além dos riachos, lagos, açudes, barreiros, lagoas, cacimbas e reservatórios outros.Porém apontem qual iniciativa foi tomada para confrontar o aguardado problema. Ninguém deu ouvidos e hoje o previsto aconteceu e estamos sendo penalizados.
.

No entanto, precisam entender que o sofrimento passado agora tem relação com a derrubada das inúmeras árvores ao longo dos anos nas diversas regiões urbanas e rurais  triunfenses para  plantios de café e cana de açúcar, prática comum e destacada que até pouco tempo parecia saudável e promissora, apesar de pregarmos ser preocupante para um futuro próximo, pela degradação da natureza.

A verdade é que não existe respeito pelas matas, porém uma possível solução não estaria apenas  na proibição do corte das frondosas espécies, é preciso substituir a queima da lenha nos fornos das padarias, restaurantes ,olarias e adotar o urgente replantio, o reflorestamento, a arborização em volta da cidade e dos pontos d' água.A única solução viável para impedir que se mude a condição do clima e afaste o turista.

Antes de tudo procurem observar,  valorizar, descortinar o mais importante: a educação ambiental. Infelizmente, por mais que sejam feitos apelos em todos os setores de comunicação , nas repartições públicas e entidades de classe representativas, as pessoas ainda queimam  sem qualquer responsabilidade a rala vegetação que sobrou como divertimento e desperdiçam  de forma  inaceitável o precioso líquido.

Esperamos sinceramente que os munícipes triunfenses entendam que  o violento "Furacão Sandy " , não se constitui um simbolismo imaginário, mas uma demonstração inequívoca da força que tem a natureza contra a destruição criminosa causada pelo homem. Desejamos aqui contribuir  para que o caos não seja efetivado. Por isso mesmo, temos em nossos informativos diários e mensais alertado para o que pode acontecer.

5 comentários:

  1. A grande estiagem prolongada de 2012 é devastadora e, certamente, será bem pior em 2013. Mas os desperdícios continuarão, inclusive da água e das árvores, como igualmente todas as formas de destruição e mau uso do solo. É o desprezo pelo conhecimento e pela ética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No exercício de cidadania, o mínimo que se espera da prefeitura é que a mesma faça a sua obrigação.Não estamos pedindo favor.

      Excluir
    2. A seca atinge 130 dos 185 municípios de Pernambuco em situação de emergência, onde estão 1.184.824 pessoas afetadas.Uma certeza que existe é que para acabar definitivamente com o flagelo da seca só depende da mobilização popular.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Curioso é que pouco vejo questionamentos a tal projeto, só oba-oba acrítico. Será que vivemos sob nova censura e pressão de alguns poderes?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!