sábado, 17 de novembro de 2012

REI ESTÁ NÚ - POR INÊS CARVALHO


CaÍ a Máscara ou o Rei está Nú???



Recorro a um conto escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen em 1837 para retratar o atual momento por que passa Triunfo. Conta Andersen que um bandido, se fazendo passar por um alfaiate de terras distantes, diz a um rei que poderia fazer uma roupa muito bonita e cara, mas que apenas as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O rei, muito vaidoso, gostou da proposta e pediu-lhe que fizesse uma roupa dessas para ele.

O bandido recebeu vários baús cheios de riquezas, rolos de linha de ouro, seda e outros materiais raros e exóticos, exigidos por ele para a confecção das roupas. Ele guardou todos os tesouros e ficou em seu tear, fingindo tecer fios invisíveis, que todas as pessoas alegavam ver, para não parecerem estúpidas.

Até que um dia o rei se cansou de esperar e ele e seus ministros quiseram ver o trabalho. Quando o falso tecelão mostrou a mesa de trabalho vazia, o rei exclamou: “Que lindas vestes! Você fez um trabalho magnífico!”, embora não visse nada além de uma simples mesa, pois dizer que nada via seria admitir na frente de seus súditos que não tinha inteligência e a capacidade necessária para ser rei.

Os nobres ao redor soltaram falsos suspiros de admiração pelo trabalho do bandido e nenhum deles quis que achassem que era incompetente ou incapaz. O bandido garantiu que as roupas logo estariam completas e o rei resolveu marcar uma grande parada na cidade para que ele exibisse as vestes especiais. A única pessoa a desmascarar a farsa foi uma criança: “O rei está nu!”. O grito é absorvido por todos, o rei se encolhe, suspeitando que a afirmação é verdadeira, mas mantém-se orgulhosamente e continua a procissão.

Visito a pagina da www.apac.pe.gov.br/gis/, todos os dias pra vê como anda as situações das barragens em Pernambuco. A informação de Triunfo é 01/11/2011, situação entre 60 e 80%. A capacidade dela é 282.840 m³ e ainda tem 200.798 m³. 
 
Enquanto a barragem de Cachoeira II, teve leitura datada de 12/11/2012, está com a capacidade de 10 e 30%. 
Triunfo contínua sendo o Oásis no Sertão. Claro que tem outras desatualizadas..., mas eu moro em Triunfo!
Clique no e confira, barragem por barragem!

3 comentários:

  1. O rei não está nu. O rei está rico!

    ResponderExcluir
  2. O TJPE com foco nas ações de improbidade administrativas para combater a corrupção foi eleito como prioridade número um, a intenção é avançar com os processos.

    ResponderExcluir
  3. Já faz um tempo que os bens culturais são elementos fundamentais para se entender as dinâmicas naturais.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!