quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SITUAÇÃO DA PONTE MANOEL GASTÃO CARDOSO

Algumas ações paliativas foram tomadas

O asfalto demonstra vários sinais de desgaste


As cabeceiras há muito demonstram ceder


Observem as baixas após a parte rampada


O movimento sobre a ponte diário é intenso


Desgaste visível da malha de um lado


Desgaste visível da malha do outro


Esses consertos não irão resolver a deficiência


Precisa uma recuperação estrutural completa


Não basta a renovação da pintura da ponte que leva o nome do saudoso comerciante, agricultor, empresário e funcionário público Manoel Gastão Cardoso, na Avenida Laurindo Diniz, Bairro Guanabara, passando pelo açude público hoje denominado Lago João Barbosa, em homenagem ao seu grande amigo fraterno e contemporâneo, natural do distrito de Jericó (Iraguaçú), ex-prefeito de Triunfo, pela iniciativa de construir o acesso que lhe margeia na atual Avenida José Veríssimo dos Santos, antes do "arrombamento" do mesmo no início do anos 50.

Merece uma análise minuciosa do estado físico estrutural e condição capacitada de suportar peso, pois foi construída há mais de 50 anos, sem jamais ter recebido qualquer tipo de manutenção, apesar do aumento significativo do trânsito e do trafego - pode terminar acontecendo igual processo surpresa da Igreja Matriz que sujeita à avaliação estava prestes a desabar, sendo de imediato interditada pelo Crea e Corpo de Bombeiros. Hoje passam frequentemente: caminhonetas, caminhões, carretas, bi-trens, tri-trens, ônibus simples, ônibus tribus, etc., bem diferente daquela época quando poucos automóveis circulavam; era o transporte movido a 'carroças de burro', 'charretes -de- cavalo, ' carros-de-boi', 'lombos de jumento'.

A situação não deixa de ser preocupante, principalmente depois que alguns motoristas de ônibus e caminhoneiros nos alertaram sobre possíveis tremores constatados ao passarem na citada estrutura com seus transportes pesados. Embora jamais tenha preocupado nossos pseudo-representantes públicos essa possibilidade. Inclusive a cabeceira direita encontra-se avariada e causando receio, devido ter sofrido  batida de veículo desgovernado que subiu a calçada atingindo o guarda-corpo da mesma.

A Secretaria Municipal de Obras veio tomar conhecimento muito tempo depois e  não demonstrou interesse em responsabilizar o culpado. Esse deveria ser obrigado ao merecido ressarcimento da despesa causada ou valor indenizatório para o conserto, porque trata-se de um patrimônio do povo. Na certa o (ir)responsável pelo vandalismo é correligionário. Infelizmente a  prática agora  é assim, mesmo sendo cientificados pelo OPINIÃO e pessoalmente por membros da população. Deverão se posicionar apenas quando a ponte desabar, porque ameaçada está faz tempo. Vivem levando a administração com a barriga.


Imaginem essa gente ter visão e sensibilidade para transformar aquele significativo e panorâmico espaço em atração turística figurativa da cidade, com arcos de ferro e iluminação especial apropriada. Não exite planejamento, interesse, projeto ou rumo a seguir, é tudo no "faz de conta". Até parece que essas figurinhas carimbadas odeiam Triunfo, de tanto mal que lhe fazem. Nada sabem executar que não seja com interesse próprio, a cantiga é a mesma dotada com sucesso: paternalismo, assistencialismo e nepotismo. Para eles:"Triunfo que se exploda!!!"




E o povão gostando...



Somente não detecta a cedência quem não quer,





..

6 comentários:

  1. É solicitado ao usuário paciência, mas tudo tem limite. Depois de todos esses anos conseguir essa bendita reforma é descaso demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Seria interessante que a prefeitura se pronunciasse sobre a verba que o ministro Fernando Bezerra Coelho iria arranjar para construir outra ponte no lugar.Cadê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embaixo da ponte está igual a um queijo suiço. Teve um rapaz que desceu e tirou muitas fotos.

      Excluir
  3. Acho que estão esperando alguém se acidentar primeiro pra pode agir na ponte que vai cair.

    ResponderExcluir
  4. De fato, há uma necessidade urgente de restauração da ponte Manoel Gastão Cardoso.
    Já não temos mais coragem de nos encostarmos nela, principalmente do lado direito (sentido terminal teleférico - praça Carolino Campos). Vemos claramente a abertura e irregularidade que, sem dúvida, é resultado de um forte impacto.
    Se a ponte chegar a ruir o prejuízo ao cofre público será bem maior, além da possível perda de vidas em acidente que não desejamos que venha a acontecer.
    É tempo de consertar antes que as fortes chuvas cheguem, pois elas virão.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!