segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ARRUADO DOUTOR CORDEIRO LIMA

Arruado Dr. Cordeiro Lima - ANTES

Arruado dr. Cordeiro Lima - DEPOIS

Arruado Dr. Cordeiro Lima - AGORA

Durante diferentes temporadas do ano, temos ouvido com relativa frequência por parte de conterrâneos aqui domiciliados , residentes em outras localidades, além de visitantes e turistas  sobre a lamentável situação  que costumam deparar-se em suas visitações. As  narrativas provocam  sentimento de tristeza pela destruição e descaracterização do valoroso patrimônio histórico triunfense de forma acelerada, apesar dos protestos de meia-dúzia - como dizem - de saudosistas taxados de abestalhados, ainda preocupados na manutenção dessas importantes edificações datadas do século passado.

Dentre os pontos históricos  depreciados, podemos destacar um dos mais comentados no momento: o "Arrudado Doutor Cordeiro Lima", situado no início do Bairro da Encruzilhada, na Avenida João Cordeiro Lima, entre o trajeto centro - periferia , encontrando-se lamentavelmente em absoluta decadência e no sistema de ruínas, devido ao descumprimento da legislação municipal vigente ( imbuída disciplinar todo o destacado casario antigo que sobrou), aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Governo Municipal no mesmo ano.

Tomamos conhecimento recente que a propriedade daquele espaço é vinculada ao espólio das famílias "Cordeiro" e "Trezena Patú", sob a tutela da professora aposentada, senhora Terezinha  Cordeiro Trezena Patú e administração do dinâmico juiz de direito Ruy Trezena Patú Jr. Por saber do bom caráter, da sensibilidades pessoal , do compromisso firme, que possuem em relação à nossa cidade, nossa gente e o respeito existente pela manutenção da sua história, acreditamos ser possível a recuperação daquele monumento  de forma mais rápida , não deixando outro imóvel  importante ser  eliminado do visual urbano.

São visíveis  rachaduras, infiltrações e estruturas de sustentação comprometidas e mantidas de maneira improvisada, sem apresentar quaisquer serviços de: reparo, conserto, manutenção; desconhecendo ainda alguma  atitude produzida há décadas naquele significativo conjunto residencial. Nele comentam foram abrigados escravos, ciganos, mercadores, retirantes,  por determinado período ou apenas passagem, com autorização prévia do "senhorio", entretanto sendo fundamental também a valorização do entorno; atualmente desprezado sob domínio de outros proprietários nem um pouco interessados no  significativo ponto turístico.

10 comentários:

  1. Visitantes queixam-se nas pousadas de ao circular na cidade ficar incomodado com o descaso administrativo em um dos destinos mais procurados do Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. QUE VERGONHA! TRIUNFO ESTÁ UM CAOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós cidadãos, deveríamos guardar as promessas e o plano de governo para acompanharmos e cobrarmos durante o mandato. Com essa denúncia foi possível lembrar de tantas outras que ouvimos e verificar o quanto a gestão que findou e inicia foi um fiasco.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Considero isso um descontrole da gestão que esquiva-se em agir contra esses crimes relacionados ao patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. DR. LUCIANO NÃO TEM NADA COM ISSO. VÃO RECLAMAR DE DR. RUI E EXPEDITO DO BÊCO QUE É MELHOR!

      Excluir
  4. As recentes fotografias expostas neste blog parecem telas colocadas em lugares inusitados, dando a impressão de um tom nostálgico típico de cinema.Que cidade bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!