sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SAÚDE COM MAIS TRANSPARÊNCIA - ESTADOS E MUNICÍPIOS SERÃO OBRIGADOS A INFORMAR GASTOS COM SAÚDE

A população brasileira vai poder acompanhar como prefeitos e governadores estão aplicando os recursos na área da saúde. Por meio de uma portaria, publicada nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde determina que estados, Distrito Federal e municípios publiquem os gastos com saúde no SIOPS, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde. Desta forma, o cidadão poderá verificar se o seu estado ou município está cumprindo a aplicação mínima de recursos na saúde. 

A medida também vai facilitar o monitoramento do Ministério da Saúde e órgãos de controle incentivando a transparência, uma vez que o SIOPS é um sistema aberto à população. Diferente de como era antes, a declaração agora passa a ser obrigatória, bimestral e acumulativa. Isso significa que,a partir do dia primeiro de março deste ano, os gestores locais terão que declarar todos os gastos em saúde referentes a janeiro e fevereiro de 2013. Para a coordenadora-geral de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, Fabiola Vieira, a medida vai melhorar o acesso e a qualidade dos serviços no Sistema Único de Saúde. 

A lei determina que os estados destinem 12% de sua receita em saúde e que os municípios apliquem no mínimo 15%.(Enmenda Constitucional-EC/29). 
Atenção Cidadãos e Cidadãs Brasileiros, usuarios do SUS, para saber se o gestor da sua cidade está cumprindo a determinação, basta acessar o endereço eletrônico siops.datasus.gov.br


Fonte: Portal Saúde /Ministério da Saúde

2 comentários:

  1. Aqui é ruim nada melhorar na saúde....

    ResponderExcluir
  2. Venho falar sobre a falta de bom senso do governo municipal no setor de saúde, que afinal melhorou em quê? Não queriam colOcar palavras em nossa bocas. Está tudo funcionando ruim, sim.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!