domingo, 17 de fevereiro de 2013

CONCLAVE QUE ESCOLHERÁ O PRÓXIMO PAPA PODERÁ SER ANTECIPADO


 Conclave que escolherá próximo papa pode começar antes de 15 de março

 
Cidade do Vaticano, 16 fev (EFE).- O conclave que escolherá o próximo papa, que sucederá Bento XVI, poderá começar antes de 15 de março, data prevista inicialmente, caso todos os cardeais eleitores se encontrem em Roma, explicou neste sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
 
 Em entrevista coletiva, o representante explicou que, além disso, o atual papa, que renunciará no dia 28 de fevereiro, permanecerá dois meses na residência apostólica de Castelgandolfo antes de se partir para um mosteiro no interior da Cidade do Vaticano.
 
Segundo Lombardi, na constituição apostólica 'Universi dominici gregis' é indicado que o começo do conclave deve acontecer de 15 a 20 dias depois do início da chamada 'Sé Vacante', para que haja tempo dos eleitores se deslocarem a Roma.
 
 'Se todos chegarem antes, pode ser antecipado', disse o porta-voz do Vaticano. Lombardi confirmou que alguns cardeais corroboraram essa interpretação, completando que informações mais detalhadas sobre essa possibilidade serão divulgadas nos próximos dias.
 
Sobre o estado de Bento XVI após o anúncio da renúncia, Lombardi comentou que o secretário pessoal do papa e prefeito da Casa Pontifica, Georg Gaenswein, disse hoje que se pode notar 'o sentimento de serenidade e distensão, apesar dos dias emocionantes e fatigados', do líder da Igraja Católica.
 
 

Bento XVI reafirma que renunciar foi 'muito difícil, mas necessário'

 
Sereno e relaxado, segundo seu secretário pessoal, Bento XVI prosseguiu neste sábado com sua agenda e recebeu o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, a quem confidenciou que foi 'muito difícil' tomar a decisão de renunciar ao pontificado, mas que considera que é uma decisão 'necessária' para a Igreja.
 
'Bento XVI me disse que acredita que é o melhor para a Igreja, já que por sua idade e também por seus problemas de saúde não pode viajar, e que a responsabilidade da Igreja é muito grande e por isso tomou essa decisão', disse Pérez Molina à imprensa após um encontro privado de 25 minutos com o papa em sua biblioteca privada.
 
O líder reconheceu que os anos pesam - o papa completa 86 no próximo dia 16 de abril - , mas que Bento XVI tem a mente claríssima e que os temas que abordaram foram tratados com muita profundidade.
 
'Parecia em muito boas condições, embora como é lógico a essa idade, caminhe lento, mas durante toda a audiência esteve muito sorridente, franco em suas palavras e alegre, me senti muito confortável', comentou o presidente guatemalteco.


Fonte: MSN/Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Um comentário:

  1. É interessante entendermos, que em vista de tudo que tem acontecido no Vaticano nos últimos dias, estamos diante da atitude de um Homem Íntegro que prefere renunciar ao Pontificado ao invés de compactuar com pensamentos contrários aos ensinamentos de Cristo. Quando o Sumo Pontífice agiu na posição exata de quem ama a Igreja sob o seu governo, alguns líderes da cúpula da Igreja Católica Apóstólica Romana, não gostaram. O digno Papa Bento XVI, pois ainda tem este título até o dia em que renunciará oficialmente, resolveu, sabiamente, honrando o compromisso que tem com os fiéis que comungam da sua mesma religião denunciar a política farisáica que há muito permeia entre autoridades que ele antes acreditava serem tementes a Deus e obedientes à Sua Santa Palavra. Não vejo o Papa Bento XVI como um mártir da atual conjuntura, mas como uma vítima de quem gostaria de estar na sua posição mas ainda não conseguiu chegar; vítima de uma política asquerosa de homens sem Deus que se dizem representantes Dele. O Papa Bento XVI vem demonstrando horadez e dignidade, no Alto Posto que ainda assume. Que Deus continue lhe dando forças para nesses poucos dias em que ainda está como autoridade máxima da Igreja Católica Apóstolica Romana, denunciar o mal em favor do bem e da paz. Que os Cardeais que fazem parte do Conclave sejam, de fato, inspirados pelo Espírito Santo de Deus, não permitindo que o "Trono de São Pedro", apos a sua vacância, venha a ser usado por um Homem com idéias contrárias aos ensinamentos da Santa Palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!