domingo, 3 de fevereiro de 2013

MANTENDO A TRADIÇÃO CARNAVALESCA DE TRIUNFO - "O BLOCO DA GALINHA" 2013

O criador e a criatura

O pai biológico e o pai adotivo

Multidão descendo as ladeiras
As ruas ficam lotadas
Dançarinas rodeiam o tutor
É um sobe e desce incansável
Esse é o famoso Bloco da Galinha

O "Bloco da Galinha", fundado 20 h, de uma sexta-feira, fevereiro de 1990, na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro, na residência do saudoso folião triunfense José Veríssimo Junior, por sugestão de Carlos Ferraz .No ano anterior ambos haviam juntos com significativa turma de triunfenses resolvido participar do Bloco "Galo da Madrugada" no Carnaval de Recife, depois soerguerem em 1988 a 'Festa do Momo' em nossa cidade, que . encontrava-se praticamente dizimado, sem os tradicionais bailes carnavalescos na Sociedade Triunfense de Cultura - STC e muito menos nas outrora animadas ladeiras triunfenses.



Na ocasião, mesmo sem receber o necessário reconhecimento e qualquer apoio da administração e do comércio, na base do improviso, determinação e colaborações amigas, da esforçada equipe iniciante, que resolveu abraçar a nobre causa de resgatar o carnaval, entre eles: Renato Santos, José Pedrosa, Ronaldo Bezerra, Lúcia de Fátima, Wanja Rodrigues, Edileusa Marques, João Batista, Graça Santos, Luiz Teles, Petrônio Melo, Afonso Nunes, Ana Pedrosa,, Zoraide Rodrigues, e mais outros abnegados jovens triunfenses daquela época.

Conseguiram incentivar, organizar e colocar nas ruas a partir do primeiro dia festivo uma surpreendente estrutura atrativa, com o mínimo de recursos financeiros: conquistados: 10 blocos carnavalescos, escola de samba, orquestra, cambindas, carro alegórico. Além da realização do primeiro concurso de caretas com 198 inscritos, apesar do turno noturno, todos apresentando-se com exuberância na ornamentada Avenida do Frevo (Rua Manoel Pereira Lima). Teve ainda: comissão julgadora, cordão de isolamento, máscaras nos postes, difusoras nas árvores, cordões de luz, ornamentação colorida e abertura autêntica com toque de clarins.

Mas a famosa e hoje monumental figura da folclórica "Galinha" passou a consolidar-se encantando os foliões mesmo a partir de 1991. Quando nesse período passou a arrastar verdadeira multidão de triunfenses, visitantes e turistas, pelas avenidas, ruas, praças, ladeiras, travessas e becos do considerado "Oásis do Sertão". Daí outros colaboradores chegaram a participar ao ponto de crescer, crescer, crescer. Destacamos os irmãos "Ferreira Diniz" o trio: Carlinho, Lulinha e Claudinho, revezando-se na organização e levada do estandarte - o primeiro elaborado pelo desenhista Luizinho Teles, quando estudante de Arquitetura.

Depois que o comandante-geral do evento José Veríssimo Junior e familiares não mais demonstravam condições - devido reduzido efetivo para controlar o grandioso bloco com participantes superiores a 1000 foliões, - resolveu-se ampliar o grupo da coordenação. Com o imprevisto falecimento de Junior Veríssimo, o elétrico,"spritado" e dinâmico Carlos Alberto Ferreira Diniz ( Carlinho de Milton), bastante entrosado assumiu em definitivo a adoção e vem tocando com competência o histórico bloco, sem jamais ser contestado pelo pai biológico "Carlos Ferraz".


Encontra-se portanto neste carnaval essa verdadeira lenda chamada o "Bloco da Galinha" completando 23 anos de fundação, contando parte da história do Carnaval de Triunfo e mantendo a tradição festiva de sempre. A sua preparação e aguardada saída nas sexta-feiras, continua proporcionando muita animação com: alegria, paz e harmonia. Parabéns a todos que ajudaram na confecção desse projeto que deu certo ativando nesse período a "Estância Climática, "Estação Balneária", - cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco! Salve todos...

20 comentários:

  1. César Pereira dos Santos27 de janeiro de 2013 às 11:02

    Todos os anos quando residia em Triunfo costumava sair no Bloco da Galinha subindo e descendo as ruas ladeirosas com velocidade.Era prá matar. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Ouvi de um amigo muito viajado dizer que Triunfo é a maior pequena cidade do mundo. Pensando no paradoxo, ao olhar a janela do meu quarto terminei admitindo.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Volto a utilizar este espaço pela segunda vez para saber da programação do Carnaval 2013 de Triunfo, sou de Milagres-Ce e pretendo ir com mais 16 pessoas passar o domingo,

      Excluir
    5. Maria das Dores Diniz29 de janeiro de 2013 às 11:54

      Pedimos providências mais severas mais severas dos órgãos competentes em relação à lei do silêncio que não se cumpre.

      Excluir
    6. pense no carinha da galinha fala do prefeito e na vai pedir dinheiro pro bloco. falso todo

      Excluir
  2. Pelo que sei Carlos Ferraz inspirou-se na alegria e criatividade dos foliões pernambucanos no Galo da Madrugada, que assistimos sair pela primeira vez, na Avenida Conde da Boa Vista, somente depois tomando essa grande dimensão de arrastar milhões.
    A 23ª edição do Blog da Galinha em Triunfo, mostra mais uma vez propostas de fazer um dos melhores carnavais do Estado, nos anos 70/80/90 deu certo e continua vivo apesar da falta de reconhecimento e apoio dos governantes e comércio local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai com Deus, vai com Deus....

      Excluir
    2. Reconheço que Junior Veríssimo, Carlos Ferraz e outro nomes citados contribuíram decisivamente para a difusão do Carnaval de Triunfo, que deixou de ser uma festa local para se tornar referência regional.

      Excluir
    3. Isso é passado, já era...o que interessa é agora a equipe da Setur fazendo os melhores eventos da história.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. O Bloco da Galinha virou tradição sair na sexta-feira de carnaval em Triunfo. Muito massa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas esferas públicas e privadas daqui no entanto, a injustiça e a discriminação de gênero ainda são comuns em todo o município.Essa desigualdade pode ser observada no apoio destinado aos blocos carnavalescos, um mais outros menos,dependendo do partido que votou o coordenador.É um lixo!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. cARLINHO dE mILTON eU tE aMO cOM gALINHA e tUDO sEU sORTUDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cantada é de galo, cuidado dona galinha

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. SEM DIFERENÇAS, SEM PREFERÊNCIAS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!