sábado, 30 de março de 2013

O SÁBADO DE ALELUIA - TRADIÇÕES E COSTUMES CRISTÃOS NO MUNDO


O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.

Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.

Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado,também as pessoas que contém o conhecimento mas antigo impedem de assistir tv,ouvir musica pois estão em jejum nesse momento voçê está fazendo sacrificios mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.

É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Sábado: remonta à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse.
 

3 comentários:

  1. Sinto muita saudade dos tempos passados quando Sábado de Aleluia era muito animado em Triunfo, parecendo uma noite de ano.

    ResponderExcluir
  2. Joselaide Vasconcelos31 de março de 2013 às 00:38

    Coloquei a minha mensagem de PÁSCOA na minha página do face e a trago, também para este blog, querido amigo Carlos Ferraz.

    CHEGA A PÁSCOA!

    TEMPO DE REFLEXÃO, DE RENASCIMENTO, DE MUDANÇA, DE RECOMEÇO.
    TEMPO DE ABRIR AS JANELAS DOS NOSSOS CORAÇÕES E ACENDER A CHAMA PARA O AMOR INCONDICIONAL, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS.
    QUE POSSAMOS CAMINHAR JUNTOS RUMO À SOLIDARIEDADE, À AMIZADE, AO RESPEITO, À ESPERANÇA E À FÉ NUM MUNDO ONDE PREVALECE A PAZ.

    A Páscoa surgiu por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. O Faraó, não queria deixar aquele povo sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém, foi fatal: a matança dos primogênitos. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas da sua casa. Este era o sinal para que o mensageiro de Deus não os atingisse com a morte. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão sem fermento, acompanhado de ervas amargas, ficando, assim, o povo hebreu preparado para a saída do Egito. O Faraó só permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem exterminados. Os hebreus foram preservados pela obediência às ordens do Senhor.

    Em comemoração a esse livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa passagem ou passar por cima. Essa festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro direcionava para o Sacrifício de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

    A cerimônia da Santa-Ceia, que Jesus instituiu, veio a substituir a cerimônia da Páscoa judaica, com o pão e o vinho em Sua memória. Não mais para relembrarmos a saída do Egito (lugar de escravidão), mas para sempre nos lembrarmos da saída do Egito do pecado, e da liberdade que há na Sua Morte e Ressurreição.

    A intitulada Páscoa Cristã, foi estabelecida no Concílio de Nicéia, no ano 325 da nossa era.

    JESUS É A NOSSA PÁSCOA.!

    CRISTO, JÁ FOI IMOLADO, NÃO SE FAZ MAIS NECESSÁRIO SACRIFÍCIO CRUENTO.

    FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, o Sábado de Aleluia não é considerado feriado nacional, embora faça parte das festividades da Semana Santa, é considerada ponto facultativo. Essa data é uma data móvel, podendo cair entre 21 de março e 24 de abril.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!