terça-feira, 30 de abril de 2013

A MAIOR SECA DE TODAS AS ÉPOCAS - POR ROGÉRIO MOTA




Estamos no final do mês de abril de 2013 e se completa dois anos que o Nordeste ainda vem passando pela sua maior catástrofe. Uma seca nunca vista por nenhum Nordestino até hoje. É de uma total calamidade as mortes dos rebanhos de todas as espécies, principalmente do gado.
   
Nossa bacia leiteira que antes desta terrível seca, era de uma precariedade, imaginem agora com a perda de no mínimo 80% do gado leiteiro em Pernambuco. Teremos com certeza os produtos derivados do leite com os seus preços muito alto e o nosso tradicional queijo de caolha que já se encontra com o preço duas vezes maior em relação ao que estávamos acostumados.

As frutas regionais e as hortaliças que dependem do precioso liquido para se tirar uma produção compatível com a demanda e até mesmo para as exportações, está comprometida e, também terá seus preços um pouco fora dos praticados. 

É muito sofrimento para o povo da região, mas, sofrimento maior é a enganação do Governo Federal em mostrar um projeto como as transposições do Rio São Francisco que sabemos que foram gastos bilhões de reais e nada se resolveram, muito pelo contrário, deixou a população ainda mais revoltada em ver suas terras desapropriadas e as pastagens destruídas.

Digo isso porque vi, é só passar entre Arcoverde e Custódia e ver os abandonos desta obra faraônica.  Isso é falta de respeito com o ser humano, isso é uma falta de vergonha para todos os políticos que somente souberam  fazer em todos os tempos da seca no Nordeste, suas plataformas eleitoreiras em beneficio próprio.

Seria bom que este sofrimento fizesse com que o Nordestino, abrisse seus olhos e votassem com mais consciência nas próximas eleições. Não votem em enganadores e naqueles que só vendem facilidade. O pior ainda mais, é uma previsão de uma estiagem prolongada até o ano que vem. Só nosso Deus poderá salvar de tanto sofrimento esta gente batalhadora e de muita dignidade, o povo Nordestino.

Rogério Mota

7 comentários:

  1. E vai ficar bem pior.O eleitor vota sempre nos mesmos. Nem pense em mudança tão cedo.O povo é ruim e merece sofrer mesmo. Por mim se f.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jerônimo Tenório2 de maio de 2013 às 18:51

      Mais cisternas contra, pois varias atividades econômicas foram dizimadas por falta de água. a seca, diante do agravamento da situação, é uma medida do governo federal

      Excluir
  2. Dr. Rogério Mota o senhor sabe o que diz, por isso admiro seus escritos nesse blog. Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Solange Martins Diniz1 de maio de 2013 às 00:16

    O PROVÉRBIO DIZ: " QUANDO EXISTE VONTADE, EXISTE SOLUÇÃO".

    ResponderExcluir
  4. Joselaide Vasconcelos1 de maio de 2013 às 01:30

    Felizmente, Deus se apiedou do povo sofrido nordestino e abriu as comportas dos Céus, mandando a chuva a seu tempo, para molhar a terra seca e, ao invés das lágrimas nos olhos do agricultor, ver o sorriso de esperança com a certeza de melhores dias.

    A indústria da seca, usada por políticos usurpadores da boa fé do povo, como fonte de riqueza para si, finalmente está com seus dias contados. O que usarão a partir de agora? Pois impedir que a chuva molhe os campos no nosso Sertão à fora, não conseguirão.

    Chegou verdadeiramente o tempo de sorrir! O tempo de cantar chegou!

    O milho e o feijão necessários à mesa de todos chegará em fartura, pois o povo brejeiro já está a plantar, pois as terras já estavam a preparar, acreditando que do Céu viria a solução.

    O gado que morreu não podemos ressuscitar, mas a força e a coragem do sertanejo criador ninguém podará.

    Que nos anos de 2014 e 2016, o povo tenha tomado consciência do que é bom e do que é mau. Vindo a saber escolher os seus legais representantes em nível de País, Estado e Município. Não votando para 'pagar favores', mas escolhendo os seus reais representantes de forma consciente, sem se escravizar a alguém.

    ResponderExcluir
  5. Renato Barbosa de Araújo1 de maio de 2013 às 09:27

    Volta a chover em alguns lugares, mas não se pode esquecer das inciativas para enfrentar a seca.Não se iludam outra vez.

    ResponderExcluir
  6. As precipitações das últimas horas renovou esperança na região do Sertão, castigada pela seca.Houve também um pouco de alívio para o Agreste.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!