segunda-feira, 22 de abril de 2013

DESCOBRIMENTO DO BRASIL - 513 ANOS E AS INFLUÊNCIAS DE PORTUGAL NO BRASIL


As artes, o folclore e a religiosidade brasileiras guardam muito das tradições portuguesas

Colonizadores do território brasileiro por 322 anos (1500 - 1822), entre todos os povos que chegaram ao Brasil, os portugueses foram os que mais exerceram influência na formação da cultura brasileira. Entre as "heranças", a mais evidente é a língua falada por todos os habitantes do País. São outros legados a religião católica, as figuras do folclore, a culinária e a introdução de movimentos artísticos como o renascimento, o barroco e o neoclassicismo, que influenciaram a arquitetura, ao longo dos mais de três séculos em que o Brasil foi colônia da Terra de Camões.

No folclore brasileiro, são de origem portuguesa seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem e muitas das cantigas de roda. Duas das comemorações mais importantes do Brasil, o Carnaval e as Festas Juninas, também chegaram aqui por intermédio dos portugueses.

Até a independência, em 1822, a influência cultural no Brasil vinha exclusivamente de Portugal e os autores desta época eram viajantes que, na verdade, faziam um relato sobre o Brasil, descrevendo nativos, vegetação e animais. A literatura brasileira, na verdade, só começa a ter destaque a partir do Romantismo, no século XIX

Fonte: ND/Gente

Um comentário:

  1. Eu te amo, meu Brasil. Eu te amo! Meu coração é verde, amarelo e branco. Eu te amo!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!