O processo educativo se estabelece em todos os lugares e não se restringe à escola |
Embora a palavra educação remeta à maioria das pessoas ao universo escolar, ela se constitui num termo muito mais abrangente que envolve outros espaços sociais, como a casa, condomínio, templo religioso, clube ou academia, inclusive locais informais de interação entre os indivíduos, a exemplo de associação de moradores e organizações não governamentais. Àquela primeira noção de educação dá-se o nome de formal, pois é estabelecida em ambientes normatizados com regras e padrões comportamentais pré-definidos. No entanto, a educação, cuja data comemorou-se neste domingo (28), é bem mais dinâmica e extrapola as quatro paredes da sala de aula, estando presente em todos os lugares da dinâmica social.
Expressão da cultura de um povo, o processo educativo também é entendido como ato político (intencional ou não), quando se propõe a reproduzir ou transformar os padrões de uma sociedade. É um conceito complexo, o qual muitos estudiosos já o utilizam no plural em função da sua abrangência e multiplicidade, entendendo "várias educações" dentro da educação propriamente dita. Essa concepção é confirmada pelo professor e antropólogo, Carlos Rodrigues Brandão, ao afirmar que “não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante”.
"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda" (Paulo Freire)
Enquanto a finalidade principal da educação escolar é o ensino-aprendizagem de conteúdos sistematizados, a não formal pretende capacitar o indivíduo a ser cidadão do mundo, por meio de sua formação política. Embora não ocorra necessariamente na escola, este tipo de educação possui intencionalidade, planejamento e metodologia. Já a educação informal visa socializar e desenvolver hábitos de maneira espontânea. Confira outras diferenciações:
Não formal | Formal | Informal | |
Onde se educa? | Locais informais de interação | Escolas | Casa, rua, clube, igreja |
Quem educa? | O outro | Professores | Pais, amigos, vizinhos etc |
Para quê? | Trabalhar a cultura política de um grupo | Titulação para avançar a séries superiores | Desenvolvimento do senso-comum dos indivíduos |
Para a professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bruna Tarcília, um dos maiores desafios da educação contemporânea é como construir uma escola formal considerando os aprendizados informais e não formais. A fundadora da Casa de Passagem - Ana Vasconcelos, ONG que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco social, Cristina Mendonça, corrobora com a professora. "As escolas devem compreender que o aluno é um ser humano integral e precisa desenvolver tanto as habilidades cognitivas quanto as emocionais, artísticas, esportivas, entre outras, a fim de abranger todo o seu potencial".
POR: Isabelle Figueirôa / NE10
Disso também ninguém comenta, por falta de competência. Vejo pouca coisa relativa aos assuntos importantes como esses. É somente anônimo.
ResponderExcluirEducação é a base de tudo. Por isso os políticos preferem não investir para não esclarecer o eleitor, para continuar votando errado e elegendo os corruptos.
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ExcluirCada dia a juventude se distancia da Educação e o resultado são adultos alienados e preocupados apenas com bobagens.
ResponderExcluirNeste país a educação estava falida e com o PT ficou pior ainda.Só tem ladrão dominando a pasta de suma importância.
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