quinta-feira, 16 de maio de 2013

A HISTÓRIA DOS TRIBUTOS NO BRASIL E O ATUAL IMPOSTO DE RENDA - YONE CASTILHO CAMPOS

SOBRE O IMPOSTO DE RENDA, COM INCIDÊNCIA DE QUASE 50% SOBRE OS GANHOS DO CIDADÃO... AVANÇOS ESTES CONSEGUIDOS A PARTIR DOS GOVERNOS SOCIALISTAS! NISSO ELES SÃO BONS...


 A histórica Inconfidência Mineira, no século XVIII, quando o líder, Tiradentes, foi punido com "enforcamento", ocorreu em face da -segundo os inconfidentes- exorbitância, à época,  de impostos que a metrópole cobrava do cidadão, todos os anos... os que não podiam pagar eram devidamente executados. E seus bens penhorados e vendidos em leilão. (mais ou menos o mesmo sistema de hoje). Nesse pormenor, os colonos eram mais felizes do que nós e não sabiam...... a "execução " chamava-se "Derrama"!

Todavia, a quantia que era cobrada como imposto (de renda),considerada um abuso, era de um quinto das ditas rendas, e praticamente incidia somente sobre o ouro... o tal imposto chamava-se popularmente : " o quinto"!...daí a expressão "quinto dos infernos", ainda hoje conhecida, revela o ódio que o "quinto" desertava nas pessoas que tinham que pagar... ora, o que os colonos achavam uma exorbitância, e que os levou à "rebelião de vila rica", nada mais era do que o correspondente a 20% de incidência sobre a renda do cidadão. compare-se com os dias de hoje... 

Tem mais, naquele tempo nós éramos colônia de Portugal e a exploração era quase que natural, até porque a metrópole investia muito no Brasil, o que não acontece com os atuais governos de escândalos e falcatruas e que "fazem na vida pública o que fazem na privada!"!kkkk! Entretanto, hoje, somos um país que se diz independente e soberano; e suportamos esse abuso, como cordeiros que vão ao matadouro: silenciosos!... o que adianta ser um país independente, etc. se o cidadão é mais explorado do que na época colonial?

A propósito, leia com atenção o testamento político de Maurício de Nassau, Príncipe Holandês que governou o Brasil durante a conquista Bátava. o texto teria sido escrito em 1644: "O povo é como um rebanho de carneiros e que se tosquiam. Mas quando a tosquia vai até a  carne, produz, infalivelmente, dor! E como esses carneiros não raciocinam, por isso mesmo se convertem, muitas vezes, em terríveis alimárias!"
 

POR: Yone Castilho Campos 
                                       

5 comentários:

  1. Álvaro P. Cordeiro16 de maio de 2013 às 19:43

    Muito inteligentes são sempre as postagens do cel Castilho.
    Na realidade o povo vive acomodado e não reage um centímetro diante tantas trapalhadas promovidas pelos PTralhas de Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos uma democracia imperfeita!

      Excluir
  2. ESSE PT VEI MESMO PRA ACABAR COM TUDO. SÃO ASSALTANTES!11

    ResponderExcluir
  3. O descaso e o e o confuso conteúdo ideológico dos partidos políticos brasileiros é notável, afastando a participação de diversos segmentos da sociedade. O funcionamento desse governo petista não merece nota honrosa e sim próxima de zero.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!