sábado, 29 de junho de 2013

A EXPOSIÇÃO SUTILEZAS DO OLHAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CARLA NOGUEIRA
Ganha cada vez mais força a teoria de que a idade biológica não depende da idade cronológica, mas sim dos hábitos de vida. preciso considerar que o envelhecimento é um processo biológico natural, em que o corpo sofre diversas alterações funcionais e anatômicas, afetando direta e indiretamente a saúde.
 

Muito tem se falado em qualidade de vida, principalmente para a Terceira Idade, tendo em vista que a expectativa de vida tem aumentado de forma considerável. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem em sua grade de cursos, Oficinas de Artes para a Terceira Idade visando resgatar a autoestima das pessoas acima de 60 anos a partir da criação de novas perspectivas de atividades rentáveis, além da proposta de ocupação e incentivo a produção.
 
Diante dos cursos oferecidos, notou-se uma grande procura das alunas (o público feminino é maioria) devido este ser um trabalho manual, criativo e terapêutico. Sabemos que a criatividade traz aspectos que facilitam mudanças e transformações no decorrer das nossas vidas, especialmente durante a nobre etapa que enfrentam na terceira idade. Nunca é tarde para exercitar a sensibilidade que existe em cada um de nós. E quem é sensível tem, indiscutivelmente, capacidade para se abrir às artes. “Eu nunca pensei em trabalhar com biscuit, hoje em dia, não me imagino sem minhas aulas semanais”; relata a Sra. Maria Geralda, aluna iniciante do curso de biscuit.
 
O objetivo geral das Oficinas de Artes para a Terceira Idade é despertar e expandir nas alunas as potencialidades criadoras através de atividades artísticas especificamente apurando a coordenação motora e sensorial; descobrir e desenvolver novas formas de expressão artística; fornecer conhecimentos e técnicas de artes plásticas; despertar o interesse por valores artísticos, explorando a sensibilidade e o senso estético.
 
Metodologia - As aulas são realizadas em encontros semanais com duração de duas horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social. Há monitoras de artesanato, mas todas trocam suas experiências de aprendizado, pois ensinam, tiram dúvidas, dão dicas aos que querem aprender ou aperfeiçoar suas técnicas.
 
As idosas ganham ainda dicas de como comercializar seus produtos que podem ser largamente divulgados e vistos pelo amigos, parentes, filhos, netos e aos vizinhos em exposições (conforme foto em anexo) promovidas pela secretaria, que dá visibilidade ao trabalho artesanal.
 
A exposição conta com peças com pinturas em tecidos, peças variadas feitas em biscuit, trabalhos em crochê, trabalhos em vagonite, aplicação com retalhos em blusas adultas e infantil, panos de cozinha, tapetes, passadeiras, toalhas, e ainda a confecção de bonecas variadas, ursos e pesos de porta.
 
A exposição iniciou dia 27, e ficará a disposição de toda comunidade triunfense, na Secretaria Municipal de Assistência Social até dia 05 de julho, de 08:00 h às 12:00 h.
 
Prestigiem mais essa ação dessa secretaria em prol de nossos idosos.
 










 

CONVITE PARA A EXPOSIÇÃO SUTILEZAS DO OLHAR ...

Baseado na crença que a nossa ação é transformadora, teremos grande alegria em recebê-los para juntos compartilharmos deste momento.
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social convida toda comunidade triunfense para prestigiarem com suas presenças, a Exposição das Artes confeccionadas durante o primeiro semestre de 2013 pelo Grupo da Terceira Idade.
 
A abertura oficial dia 27, e seguirá até o dia 05.07.2013, no horário de 08:00 h as 12:00 h,de segunda a sexta -feira. de segunda a sexta -feira.

Contamos com sua presença.
 

9 comentários:

  1. Dayse Cristiane Soares29 de junho de 2013 às 11:50

    há 11 horas · Curtir

    Daisy Cristiane Soares A Secretaria de Ação Social desde a gestão anterior vem investindo no idoso com muito carinho, e isso ninguém divulga como um ponto mais que positivo, pois essas pessoas sempre tem cursos diversificados para participar, além de passeios, aulas de informática, ginástica acompanhada por professores capacitados e das áreas específicas...Isso é muito importante para essas pessoas que deixam de ser ociosas e sim ativas e participativas dentro de uma sociedade que nem sempre lembra dessa fase da vida, onde todos nós queremos chegar um dia...Parabéns a todos que fazem parte do sucesso deste trabalho feito com amor e muita dedicação!!!!Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa diretora é gente fina e faz um trabalho sensacional na secretaria de Assistência Social.Parabéns!

      Excluir
    2. Obrigada, Sônia, pelo reconhecimento do nosso trabalho e dos nossos profissionais que trabalham diretamente ou indiretamente ligado ao Grupo de Terceira Idade.
      Não esqueçamos de aplaudir imensamente o compromisso social de todas as nossas oficineiras de artes (Cida, Edvânia, Neuma,Paulinha, Saulo, João Lucivaldo) que também contribuem lindamente com todos os nossos sonhos.

      Excluir
    3. Valeu Daisy pela força, obga.

      Excluir
  2. Joselaide Vasconcelos29 de junho de 2013 às 11:51

    Só tem gente inteligente aí! Beijos pra todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Belíssimo trabalho em prol dos idosos, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Qualidades não lhe faltam para ser a titular da secretaria de Assistência Social. A senhora merece tia...

    ResponderExcluir
  5. Nem se compara essa secretaria funcionando agora com o tempo do prefeito Maninho onde só tinha gente incompetente que não queria nada, viviam enrolando os idosos e adolescentes.Parabéns!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!