sábado, 29 de junho de 2013

QUESTÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA - EDNALDO BEZERRA

Teresa, esse rolo todo não é só por causa de transporte público, não. Quanta ingenuidade! Ou você está querendo me enganar? Todo mundo sabe que o aumento das passagens de ônibus foi só a gota d’água.  O copo já vem enchendo há pelo menos uma década. Entornou.  As manifestações em diversos rincões do território nacional são decorrentes, dentre outros fatores, da péssima saúde e educação oferecidas à população, da corrupção que assola o país, e dessa ditadura de ideias (esses democratas que aí estão são verdadeiros ditadores, não aceitam pontos de vistas diferentes, não toleram quem deles discordam, querem impor suas vontades, ignoram, decidem ao bel prazer, e o povo que se dane).

Era de se esperar que um dia a coisa degringolasse. E se, por acaso, alguém começou um protesto esperando atingir apenas o governo do Estado de São Paulo, quebrou a cara. Deveria ter prestado mais atenção ao tíbio aglomerado de primeiro de maio, na avenida Paulista; às redes sociais, e ao mar de gente na esplanada dos ministérios, em Brasília, no último cinco de junho. Erro de cálculo. O tiro saiu pela culatra.

Isso até me fez lembrar os momentos que antecederam o 31 de março de 1964, em que diversas manifestações eclodiram no país – as Marchas da Família com Deus pela Liberdade – pedindo um basta na situação. Mas só que, agora, dessa vez, os salvadores da pátria, se forem coerentes, deverão ficar inertes. Pois correm o risco de, no futuro, surgirem outras comissões da verdade. E aí... Deixa de história e de gozação, estás querendo me enrolar? O que tem isso a ver com a Língua Portuguesa?  Calma aí, meu amigo. Tem, sim. Não se irrite. Vou chegar lá. É que esse preâmbulo pareceu-me necessário.

Pois bem, conversávamos eu e Teresa na varanda, e minha sobrinha fazia um cartaz para expor na manifestação aqui do Recife. A faixa dizia: “Os petralhas, que são corruptos, devem ir para a cadeia!”. Imediatamente, perguntei-lhe se achava realmente que todos os petralhas deviam ser encarcerados. É claro que não, tio! Só os corruptos. Pois, então, retire as vírgulas da frase. Expliquei-lhe o porquê, e ela se convenceu. Aproveitou e escreveu tudo em letras maiúsculas: “OS PETRALHAS QUE SÃO CORRUPTOS DEVEM IR PARA A CADEIA”.

Ah! O que expliquei à minha sobrinha? Foi isto mesmo que você me perguntou? Vou lhe dizer. Primeiro, parabenizei-a, porque, no cartaz, deu nome aos bois – protestos não podem ser apolíticos (embora, confesso a você, não gostei da frase. Eu faria diferente. Mas não iria desmotivar a jovem, e cada um tem seu estilo. Não é verdade?). Depois lhe falei que, com as vírgulas, a oração intercalada é subordinada adjetiva explicativa, ou seja, dá uma característica comum a todos os petralhas, e, por conseguinte, neste caso, a totalidade deveria ir à cadeia. Já sem as vírgulas, ela torna-se subordinada adjetiva restritiva. Assim, somente aqueles petralhas corruptos é que devem ser presos – restringe-se a um conjunto, e não ao todo.

E então, meu velho? É ou não é uma questão de Língua Portuguesa?


POR: Ednaldo Bezerra é estudante de Licenciatura em Letras da UFPE.

2 comentários:


  1. Uma organização criminosa chamada PT, estes canalhas petistas pesam que o povo é enganado o resto da vida, O PT já era, conheci o PT na época que era uma partido, hoje são uns verdadeiros sebosos da politica nojenta que é praticada no dias atuais, o partido perdeu a decência e vergonha, estes fariseus se aliaram com todo tipo de bandido para se manter no poder, é o vale tudo destes mercenários e traidores do povo brasileiro, corrupção, safadeza, barganha politica, conspirações, compra de apoio politico, mensalão, vampiro, dólar na cueca, sanguessugas, pelegos no poder, loteamento de cargos públicos por pessoas incompetentes, operação abafa, acordão politico, desvio de verbas públicas, aloprados, propina do lixo,Escândalo do Mensalinho, Escândalo dos Grampos na Abin, Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT, Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz), Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST, Escândalo da Suposta

    ResponderExcluir
  2. Adeilda Bezerra Lima30 de junho de 2013 às 07:40

    O Brasil mudou, para sempre e para frente, com essas manifestações das ruas. E tudo indica que uma nova nação está sendo criada. Parece que ficou claro para todos que o modelo político vigente do País está ultrapassado. O povo foi decisivo e intransigente mostrando que o poder nacional não pode mais ficar com os políticos e muito menos nas mãos dos partidos. Todos estamos de parabéns!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!