segunda-feira, 24 de junho de 2013

SAIBA DE ONDE VEM AS QUADRILHAS DANÇAS TÍPICAS DAS FESTAS JUNINAS

Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Escolhido, geralmente, entre os mais experientes do grupo, seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia 


A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras,  é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.


Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro. A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.


Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Escolhido, geralmente, entre os mais experientes do grupo, seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deram origem, por exemplo, ao saruê (Soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant - para frente).



Música Quadrilha Festa Junina


11 comentários:

  1. Hoje é a noite onde a procissão e shows em homenagem a São João acontecem em todo o Nordeste. Bom demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Solange Martins Diniz25 de junho de 2013 às 11:22

      Agora, lendo a matéria sobre as quadrilhas, lembrei do Theodolino Rodrigues tentando marcar a quadrilha, no Clube Triunfense, em francês, e ninguém entendia nada, fazia tudo ao contrário. Resolveu, a partir daí, tocar a coisa em português mesmo.

      Excluir
    4. Marta Cavalcanti Lemos25 de junho de 2013 às 20:51

      Foram arraiais para todos os gostos. Muitos festejos em vários lugares.Linda festa de São João. Adoroooo

      Excluir
    5. Everaldo J. da Silva26 de junho de 2013 às 00:07

      Iludiram o povo mais uma vez anunciando na programação o show de Genailson e banda.Tudo mentira, não teve foi nada.

      Excluir
  2. Além de bandas, grupos de bonecos e circuito de quadrilhas, a festa de Serra Talhada contou com apresentação de bacamarteiros, bandas de pífanos, poetas repentistas e exposições artísticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quadrilhão levou muita animação, na quadro do Lar Santa Elizabete, foram trazidas pelo Sesc de várias localidades e participaram do desfile também no pátio de eventos.

      Excluir
    2. Triunfo foi no ritmo do arrasta-pé, mas espero que ano quem melhore, porque assim não dá, foi caseira demais para o gosto dos visitantes.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. TRIUNFO TINHA MUITA QUADRILHA ANIMADA. O QUE FOI QUE DEIXARAM DE SE APRESENTAR?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!