sábado, 20 de julho de 2013

ANSELMO CAMPELO SOBRE EDIÇÕES DE CARLOS FERRAZ

Anselmo Campelo - Arquiteto



A crônica é um gênero de construção livre, em que o autor pode explorar assuntos variados, temas filtrados por sua própria percepção. Nos textos que Carlos Ferraz tem reunido, é possível notar os interesses diversos; ele fala de tudo, a proposta talvez seja apresentar um panorama amplo do cotidiano triunfense através do olhar do cronista apaixonado que representa, mas sem a atmosfera particular de romancismo. A partir de incentivos conceituais, o autor escreve textos breves, humorados e combativos que ressaltam o prazer pela escrita crítica e o ato de defender seu município.

Esse blog está reunindo crônicas de Carlos Ferraz que merecem ser lidas, relidas e adiantadas para outras personagens daquela cidade maravilhosa cada vez mais, porque constam fatos que passarão com certeza para a posterioridade. O faro de escrever todos os dias textos relacionados a Triunfo é uma ocupação mais ou menos sem regras desenvolvida por ele e que passamos a compartilhar, que envolve métodos desenvolvidos de acordo com as perspectivas do autor para cada atento leitor. 

O trabalho em jornal, segue certos parâmetros da redação jornalística que precisa haver muitos argumentos para enfrentar tamanha empreitada. Nos escritos que tenho acompanhado Ferraz procura refletir com exatidão e conhecimento de causa, pontos jamais abordados por outros conterrâneos seus que tenho aproximação. São artigos que exploram um sentimento de amor à sua terra, podendo ser lidos e absolvidos da mesma forma, por quem não for natural ou residente naquele panorâmico território sertanejo diferenciado dos demais

Atualmente o editor deste informativo trabalha num novo projeto que obriga a pensar no leitor, como forma de mantê-lo preso à sua performance idealista;  são pontos continuados de textos imediatos, quase sempre com assuntos postados no princípio do dia.Nessa conversa direta prevê suas reações, antecipa seus argumentos, coloca-se de forma mais ou menos clara diante dos temas que comenta com muita propriedade e peso na comunidade local e influência nas suas vizinhas, muito mais livre e solto de quando inciou seu projeto.

Não encontrei explicação no entanto para não haver sido o nosso dileto amigo de longas datas, rubro negro do Sport Club do Recife como o missivista que lhes escreve, escolhido na composição da Academia de Letras de Triunfo. Sem estabelecer hierarquia entre demais ocupantes das vagas, porque não os conheço, porém duvido muito existir distanciado nível cultural e compromisso superior com sua terra e seus habitantes como  esse eterno batalhador, dividido entre a Capital e o Interior.

Estive em certa ocasião dialogando com outros conterrâneos seus que frequentavam o meu ambiente de lazer, o antigo Yêto Bar, localizado na Praça do Internacional, na parte térrea do Edifício Santa Maria, na Madalena - inclusive o advogado Clóvis Fernando Martins, que infelizmente já partiu para plano superior- e soube de outras personalidades distintas com inquestionável qualificação, também excluídas da primeira remessa de imortais triunfenses para dar lugar a um preferencial grupo escalado.

Minha admiração pessoal pelo eficiente trabalho.

Anselmo Campelo.
Arquiteto -Urbanísta

21 comentários:

  1. Danielly Siqueira Costa15 de julho de 2013 às 10:10

    Cadê a programação? Vai sair quando, dia 26 é? Toda vez é assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. As teorias e análises consagram a arte, a literatura, como um fim em si mesmas, as formas como símbolos de inovação, vanguarda e daí tudo se explica com as reflexões e expressões da teoria literária.Portanto quais critérios para a iniciação de uma Academia de Letras?

      Excluir
    3. Concordo com o doutor Anselmo Campelo e considero fundamental entender que estão os triunfenses perante uma exigência natural, da qual decorre a mudança dessa cidade que pelo que se sabe não pode ficar mais comprometida do que está.
      É ocioso para quem vive no município tomar conhecimento do exaustivamente sabido, que é a dificuldade de interpretação de projetos explícitos aqui todos os dias.
      Será por acaso uma administração que não consegue enxergar a curto, médio ou longo prazo o que significa melhoria?

      Excluir
    4. Solange Martins Diniz16 de julho de 2013 às 15:21

      Eu também já me fiz a mesma indagação do Anselmo Campelo, mas encontrando a devida explicação: As pessoas citadas por ele ( Carlos Ferraz e Clóvis Fernando Martins)não haverem sido escolhidas para a composição da Academia de Letras de Triunfo. É simples: Pessoas que falam abertamente a verdade, de uma certa forma,incomodam àqueles que nem sempre primam pela verdade,lembrando que as referidas pessoas citadas sempre trilharam o caminho do coração e somente as pessoas "corajosas" escolhem esse caminho.

      Excluir
    5. Petrônio Antonio da Costa Melo16 de julho de 2013 às 19:43

      Ferraz foi uma figura da maior importância na resistência democrática na época de estudante, sobretudo com ações junto a companheiros que culminaram o início da frente oposicionista que lutava pela mudança em Triunfo. Infelizmente vários elementos infiltrados naquela trincheira depois negociaram a passagem para o lado do adversário opressor,

      Excluir
    6. pq num cita nome dos traidores

      Excluir
    7. deixa as praga pagarem na profunda do inferno. se de uns pula muro aqui

      Excluir
    8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

  2. Triunfo estou longe mais não lhe esqueço

    ResponderExcluir
  3. ESTE É O CENÁRIO TÍPICO DE UM "OASIS" EM PLENO SERTÃO.
    TRIUNFO-PERNAMBUCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Que saudades daquele tempo...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Gente que atrazo foi esse? Kd a programacao?sou do Recife e quero muito ir, mas so vou se valer apena,entao coloquem por favor as atracoes da festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. A cada dia fica mais claro como formaram essa academia, deixando várias reconhecidas educadoras de Triunfo alijadas do processo concluído na base do arrumadinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo descobriu o mecanismo que mobiliza os políticos para a aprovação de projetos importantes para a nação brasileira: o manifesto nas ruas, que já provocou uma correria muito grande no Congresso Nacional para atender as reivindicações da população brasileira.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Dr. Anselmo Campelo grande figura! Fez parte do secretariado do Estado no governo do Dr. Marco Antonio Maciel.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu amigo Carlos Ferraz, seu trabalho tem divulgado muito essa terra maravilhosa e esse povo hospitaleiro.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!