sábado, 13 de julho de 2013

VOCÊ SABIA QUE O ROCK ANIVERSÁRIA HOJE 13 DE JULHO?



Pois é, este jovem senhor tem mais de sessenta anos.

O cantor brasileiro Roberto Carlos lançou o filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (filmado em 1967) no qual uma das cenas é o de um show no telhado do edifício Copam, em São Paulo, cantando a música "Quando" .É, assim, o predecessor dos Beatles em mais de um ano quanto ao Rooftop Concert.

No Brasil, o movimento foi marcado pelos costumes, roupas, cabelos, o ritmo alucinante e pela Jovem Guarda.Cabelos compridos, terninhos, mini-saias e o inconfundível ritmo que não só fez os quadris começarem a mexer como também revolucionou para sempre a música jovem.

 
"Rock around the Clock" com Bill Halley e Seus Cometas, os sucessos de Elvis Presley, Little Richard, Gene Vincent e Chuck Berry eram adorados pelos adolescentes.Roberto Carlos participou ativamente daquela nova era e seu começo de carreira foi intimamente ligado ao rock.
Com a chegada do rock, músicas que foram sucessos na voz de Elvis Presley ganharam roupagem nova com direito a letra em português:"I gotta know" se transformou em:

Os versos de "The wanderer" passaram a ser cantados na canção:

Outras versões da época também fizeram sucesso cantadas por Roberto Carlos:
Splish splash de Bob Darian e Jean Murray

Road Hog de John Loudermilk e Gwen Loudermilk:

Born to cry de Dion Di Mucci foi cantado assim por RC:

Mas não só de versões vivia a música.
Roberto Carlos e sua turma tiveram uma grande participação no cenário musical do rock no Brasil, criando sucessos como:

Muitos dos sucessos daquela época continuam a ser regravados pela turma que faz rock nos dias de hoje. Nas letras daquela época,um retrato da juventude em plena transformação...
`Lili toda contente na esquina conversava
Com o cara esquisito que há pouco lhe beijava
Estava indiferente àquela confusão
Lili era bonita, mas não tinha coração
Então juramos todos os sete
Palavra de rapaz
Que por garota alguma
Não brigamos nunca mais`
 

...E de sua rebeldia
`Ela adora uma praia
E só anda de mini saia
Está por dentro de tudo
Só namora se o cara é cabeludo`
 

Os rapazes queriam vender a imagem de Bad Boys...
`Eu sou terrível, vou lhe contar
Não vai ser mole me acompanhar
Garota que andar do meu lado
Vai ver que eu ando mesmo apressado
Minha caranga é maquina quente
Eu sou terrível, eu sou terrível`
 

...Já as meninas estavam cada vez mais moderninhas
`Um brotinho de monoquíni
Que antes só usava biquíni
Vinha caminhando assanhada
Pra lá e pra cá'
 

A ingenuidade da época também foi retratada com toques de humor.
`Vejam só que tipo, que tipo esquisito eu vi
Rapaz tão feio assim
Confesso nesse mundo eu não conheci
Quando sorrindo esta
Parece que um temporal vai desabar
Seu vasto narigão me lembra
Me lembra um grande pimentão
Mas as garotas vivem
Por ele a suspirar
Todas elas querem
Com o feio namorar`
 

Causar uma boa impressão era sempre desejável mas nem sempre possível.
`A minha prancha o vento para longe levou
Bebi água salgada porque não dava pé
Peguei a prancha mas não encontrei
O broto do jacaré`
 

Uma coisa porém não havia mudado: o romantismo
`Ele não pensa em querer-te
Te faz sofrer e até chorar, oh, oh,
Não chore mais, vem pra mim, vem
Não sofra, não pense, não chore mais, meu bem`
 

O amor sempre esteve na moda
`Meu olhar cruzou o seu olhar
Trocando juras de amor
E o deserto da minha vida
Agora é um jardim em flor`

Mesmo quando tudo que se queria era mandar tudo...Pro Inferno...

ROBERTO CARLOS TAMBÉM É ROCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!