sábado, 21 de setembro de 2013

A SONHADA CRIAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA TRIUNFENSE


CRIANÇAS APRENDENDO A ARTE DA MÚSICA -  FLAUTISTAS










 ADOLESCENTES E JOVENS NA FORMAÇÃO MUSICAL E INSTRUMENTOS DE SOPRO









MATÉRIAS PUBLICADAS  PELO BLOG OPINIÃO 

19/01/2013 - ELABORAÇÃO DE PLANO FORMADOR DE MUSICOS

O prefeito de Triunfo precisa agir a curto prazo, adotando ações inteligentes e urgentes, como desburocratizar os diversos setores da atual gestão. Há muito tempo existe ansiedade significativa de gama populacional, para que a Prefeitura Municipal de Triunfo, inove a forma de administrar, lançando através da Secretaria Municipal de Assistência Social, empreendimento proporcionador de significativos resultados noutras cidades. 

Seria tomar a valorosa iniciativa pioneira de formação na mão-de-obra musical a partir do período 2013 - 2016. No início elaborando um extensivo plano, junto também à Secretaria Municipal de Educação, após minucioso levantamento reunindo educandários triunfenses públicos e privados, além dos voluntários interessados discutir a nobre causa com inteiro respaldado dos setores sociais.

Para isso seria preciso todo empenho visando discutir com a devida naturalidade e  integral responsabilidade sobre a formação de mão-de-obra qualificada capaz, de abrir largos caminhos no mercado de trabalho cultural, a pequeno, médio e longo prazo, suprindo assim uma crescente carência de músicos profissionais capacitados aqui e outras regiões, vindo beneficiar diversas bandas, conjuntos, orquestras, fanfarras..


A princípio celebrando convênio com o Clube Central Isaías Lima, situado na Rua Coronel Manoel Siqueira Campos, representante legal da tradicional e centenária Banda Musical Isaías Lima, adotando como prioridade mais urgente, analisar as possíveis dificuldades encontradas para desenvolver um projeto eficiente, capaz de repassar nesses educandários os ensinamentos básicos para depois seguirem com o aprendizado necessário.

31/05/2013 - APRENDIZADO MUSICAL É UMA ALTERNATIVA

Nada mais oportuno do que hoje, 31/05/2013, aniversário da nossa  Centenária Banda Musical Isaías Lima para sugerir e  apresentar aos gestores municipais a proposta do plano "Aprendizado Musical, Uma Alternativa". A Prefeitura Municipal de Triunfo, em consonância com as secretarias de Turismo, Cultura e Esportes, Educação  e Assistência Social, devendo conjuntamente trabalhar  para interação da juventude  triunfense visando depois da organização, investimento e aprendizado subsequente da música, serem profissionalizados e ingressados no mercado de trabalho, ajudando a modificar a realidade de pobreza  e respectiva necessidade das suas famílias.Acreditamos ser sugestão palpável...

A coordenação desse interessante e proveitoso projeto musical que defendemos ao longo dos anos em nossos informativos e na atuação pessoal e política, ficaria a cargo dos competentes maestros locais: Antônio Carlos (Toinho), Ricardo Lima, Lucivaldo Ferreira (Lu) e demais auxiliares previamente escolhidos, aprovados e nomeados entre as dezenas de músicos atuantes na cidade, que poderiam ministrar aulas  nos educandários da sede, dos bairros, distritos de Canaã e Jericó, beneficiando diretamente crianças e adolescentes que participassem da iniciativa pública com apoio privado conveniado.Lamentávelmente não vemos qualquer atitude nesse sentido, apenas as desculpas esfarrapadas de sempre.

Quanto à dificuldade anterior de instrumentos musicais ( clarinete, trompa, pistom, tuba, requinta, bombardino, trombone, saxofone, entre outros), as parcelas anteriores recebidas pelo Ministério da Cultura anos passados - devido empenho de identificados personagens locais capazes de comprovar suas participações - ainda  poderá inicialmente "quebrar o galho", enquanto não se reivindica outra remessa, que era para ter sido feito. O resultado da ação será sem dúvida bastante vitoriosa, com alunos participando de retretas semanais e incentivando outros jovens seguirem o belo exemplo.Assim formariam mais músicos, porque na atualidade encontra-se escasso esse setor cultural.

Certamente depois de realizada a formatura desses aprendizes vários poderão seguir carreira como profissionais gabaritados nas  famosas bandas nacionais Forças Amadas ( Exército,Marinha ,Aeronáutica ), Polícias Militares dos estados brasileiros, sinfônicas, orquestras, bandas e acompanhando cantores de renome, como muitos que daqui saíram e se deram muito bem. Temos entre exemplos positivos, o excelente músico Cacá Malaquias, de Carnaiba ( ex- Roberto Carlos, ex- Ray Conniff, ex-Fagner ), hoje regente da Escola de Música de Carnaiba.O que  na realidade temos para destacar em Triunfo ? Aliás a instalação de idêntica escola de aprendizado musical não cansamos de cobrar desde os anos 70, mas tudo  aqui parece impossível.



23/09/2011 - ESCOLAS MUSICAIS EM BREVE

Uma das cidades da Região do Pajeú que tem se esforçado para oferecer a educação musical nas escolas para garantir o acompanhamento de profissionais da música em todos os educandários, contratando para isso professores músicos, é Carnaíba, terra de Zé Dantas, que anunciará em breve um concurso público para preenchimento de vagas criadas para esses professores especializados que devem integrar o corpo de docentes a partir de 2012.

Além de Carnaíba, várias cidades pernambucanas são atendidas com práticas de musicalidade: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Recife, Olinda, Paulista, Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, São Caetano, Garanhuns, Bonito, Itambé, Petrolina e muitas outras. Por que a administração de Triunfo não imita o que é bom?

 A tradicional  centenária banda musical Isaias Lima, sobrevive às dura penas,  sem contar com a simpatia dos dirigentes locais ( implicância sem sentido) e nem qualquer apoio financeiro ou contratual da administração pública ( obrigação natural ), rejeitando as suas apresentações  em períodos festivos , torcendo mesmo por um breve fechamento definitivo.


Acertada iniciativa seria a organização de retretas mensais ou quinzenais nas praças  e recantos pré-estabelecidos nos bairros, visando proporcionar movimentação na cidade, agradar aos constantes visitantes, valorizar  atuais componentes e incentivar uma juventude ociosa a participar do aprendizado , se transformando novos profissionais, além de gerar  emprego e renda. 

Mas  infelizmente, tudo parece caminhar ao contrário,  restando aos limitados triunfenses esclarecidos e independentes tomarem uma posição, transparente em defesa da mesma, aprovada ou não pelos transitórios gestores, antes que seja tarde demais.



7 comentários:

  1. Parabéns à esta bela iniciativa da comunidade Triunfense....Terra de grandes amigos do meu Pai Antonio Maia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante publicação como incentivo na formação de novos músicos.

      Excluir
  2. Olá caros leitores e amigo Carlos Ferraz. Essas são fotos das aulas de Música ministradas pelo competente músico e professor Lucivaldo Ferreira na FÁBRICA DE CRIAÇÃO POPULAR do SESC. As aulas são oferecidas para comunidade gratuitamente durante o ano. Além das aulas de Flauta e Instrumentos de Sopro temos Violão e Canto Coral (adulto e infantil). Abraço - Patrícia Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Patrícia Carla e equipe do Sesc- Triunfo, você muito enobrecem o nosso Município.

      Excluir
  3. Que notícia maravilhosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Essa é mais uma louvável iniciativa do Sesc que merece realmente destaque e apoio da sociedade.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!