domingo, 6 de outubro de 2013

CONSCIENTIZAÇÃO PARA RESPEITAR O DEFICIENTE NO TRÂNSITO

Vista parcial da cidade de Triunfo-PE

A encantadora cidade de Triunfo, cantada em versos e prosas, tantas vezes repetida, como "Oásis do Sertão", é sem sombra de dúvidas convidativa para moradores, visitantes e turistas, a passeios em qualquer turno, mas logicamente pela manhã sob os raios solares pode ser apaixonante nas variadas estações durante o ano, apesar de não serem de pronto definidas. No entanto o contato com a natureza pode atrair mais ainda por ser de fácil alcance o verde ao redor da área urbana:  as flores, os monumentos e na periferia: a fauna e frutos, enchendo os olhos de qualquer um frequentador do paraíso situado na Serra da Baixa Verde.

Ocorre que as autoridades representativas locais: Prefeitura Municipal - nas equivocadas administrações públicas que vêm se sucedendo praticamente dentro do mesmo grupo político nesses  25 anos;  Câmara de Vereadores - ocupada por inoperantes fiscais do Poder Executivo: e a maior parte da própria população completamente inerte e omissa sem reivindicar seus direitos  - receando não se sabe o quê -  devido serem os verdadeiros proprietários, cidadãos e contribuintes de impostos, enquanto os outros apenas gerentes provisórios.Nunca se uniram como órgãos públicos ou voluntários para defender maior respeito no trânsito à pessoa com deficiência e limitada acessibilidade.





Como nunca é tarde para voltar atrás e corrigir erros dessa envergadura, passivos acontecerem na falta de sensibilidade humana e visão administrativa, a Secretaria Municipal de Defesa Social ( SMDS), deveria iniciar ainda neste segundo semestre do ano e programar ação mais efetiva para 2014, campanha educativa, com panfletos, adesivos, camisas, adquiridos junto a patrocinadores, com algum título chamativo que sirva para mentalizar transeuntes, passageiros e motoristas que circulam o território triunfense. Cabe conscientizar também quem passa  a pé ou de carro, a preservar vagas para estacionamento que são destinadas por lei, às pessoas com deficiência e pedir que motoristas esperem a passagem delas em faixas de pedestres que devem ser providenciadas, porque as existentes são em número limitado e encontram-se apagadas.

Esse trabalho conjunto pode ser realizado uma vez na semana com apoio das secretarias de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social em pontos diferentes da cidade, pelo menos durante os três meses finais, utilizando nessa blitz comandada pela Guarda Municipal,  figuras emblemáticas de: caretas, palhaços, bonecos,  animadas pela turma de teatro, orquestra Isaías Lima, charangas e foguetões, promovendo a parada de veículos e fazendo rápidas conversações que expliquem a razão do ato lúdico com finalidade expressiva. Todo esse movimento antes que o problema  se agrave, porque nos bancos, comércios, restaurantes, repartições públicas, casas de diversão não existem pontos obrigatoriamente  reservados.


 




RUA MONOEL PEREIRA LIMA _ BANCO DO BRASIL

Av. GETÚLIO VARGAS

FORUM

PREFEITURA MUNICIPAL


Precisam entender que aquele período que ocupa-se o espaço destinados a essas pessoas, por curto que seja  traz problemas de inconveniência para os mesmos ou seus acompanhantes. O trânsito, das vias principais como: Praça Carolino Campos, Avenida Getúlio Vargas, Rua Manoel Pereira Lima, Avenida José Veríssimo dos Santos, Rua Padre Ibiapina, Avenida José Bezerra, Rua Cel. Manoel Siqueira Campos, Avenida Laurindo Diniz, Rua Isaías Lima, Praça Quinze de Novembro,   está difícil para todo mundo, imagina para quem tem algum tipo de limitação. É questão de ter educação no trânsito, respeitar o próximo como cada um gostaria de ser respeitado.Na verdade o objetivo principal é conscientizar com vista no futuro próximo.

Não trata-se de punir quem comete infração no trânsito, mas sim que as infrações deixem de acontecer. Essa questão tem tudo para uma ótima aceitação e receber elogios públicos. Apesar de estacionar em local indevido - 'como nas vagas reservadas a pessoas com deficiência' - trata-se de uma infração média, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O infrator recebe multa de R$ 85,12, quatro pontos na carteira e tem que justificar sua conduta. Segundo o funcionário do Detran-PE, Cristiano Montalvão.Agora  faz sentido a SMDS, colocar um cartão, uma licença, para identificar o carro que transporta uma pessoa portadora de deficiência, para não configurar infração.

13 comentários:

  1. O trânsito de Triunfo continua vergonhoso, exatamente como foi citado,A regra geral é não ter regra,com cada um fazendo o que quer e bem entende.Quando é que essa secretaria vai sair da imobilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atirar pedra contra a prefeitura é o mais comum. Vamos falar menos e agir mais.. Melhor que Dr Luciano Bonfim ninguém faz.Os prefeitos anteriores foram todos inferiores, pode-se comprovar.

      Excluir
    2. Motoristas estacionam carros em cima das calçadas como se estivessem em suas garagens.É muita cara de pau, incentivada pela certeza de impunidade.

      Excluir
    3. Um dos exemplos que não condiz com a sua propaganda de paraíso com turismo eficiente é o mau estado dos calçamentos nas vias que cortam Triunfo e também as construções desqualificadas em alguns pontos impedindo o trânsito fluir,isso denuncia o verdadeiro perfil de um governo deficitário.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Muito linda sua cidade. Parabéns.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. O POVO QUER É OBRA

      Excluir
  2. Maria do Socorro Ferreira30 de setembro de 2013 às 08:11

    De parabéns o jornal Opinião Triunfo por abordar de maneira imparcial e comprometimento com o leitor a situação vergonhosa desse município.Pior são secretários contestarem as matérias que aparecem com fotos comprovando as irregularidades. Com isso dão mais um atestado de incapacidade para o cargo, perdem boa oportunidade de ficarem calados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco A. Rodrigues30 de setembro de 2013 às 14:10

      De parabéns a equipe pelo excelente trabalho. O blog inclusive, choca-se frontalmente com a a propaganda inverídica que vem sendo divulgada naF Rádio Triunfo FM, que não possui isenção.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Respeito é uma palavra que ninguém mais conhece em Triunfo. Há pouco tempo, foi imposta a regra que proíbe estacionar em um dos lados da Avenida Getúlio Vargas e Rua Manoel Pereira Lima, no Centro. O que ocorre nessas vias é a falta deexemplo da faltade cidadania do triunfense.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!