quarta-feira, 30 de outubro de 2013

NECESSÁRIO APLICAR LEGISLAÇÃO VIGENTE CONTRA DEMOLIÇÕES




Para iniciar um processo de tombamento é preciso apresentar para deferimento da Secretaria de Cultura do Estado uma proposta feita por qualquer pessoa ou grupo de pessoas: física ou jurídica. De acordo com o teor da legislação, essa é a explicação dada pelo pessoal da Fundarpe ,defendendo que esse tipo de prédio precisa ser preservado, uma vez muitos deles  possuírem arquiteturas magníficas.

Esses representantes tem alertando  para  exigências compostas de: pesquisa histórica, levantamentos arquitetônico e fotográfico, análise física e parecer conclusivo, favorável ou não ao tombamento do bem, o processo segue para um exame técnico na Diretoria de Preservação Cultural. Porque são significativas construções e fazem parte do patrimônio geral do Estado.

Esclarece ainda o órgão responsável pelo tombamento, que a manutenção necessária do imóvel fica sob compromisso do proprietário. Agora, no caso dele não ter recursos para essa finalidade pode  solicitar apoio total ou parcial da Fundarpe, se por acaso for negado, tem todo o direito de solicitar o destombamento. Essa atitude benéfica foi uma verdadeira revolução para a cultura de Pernambuco.

No entanto, é muito importante que tenham conhecimento que o bem tombado não pode ser deteriorado ou destruído podendo os autores sofrerem penalidades com pagamento de multa, descrita na legislação federal de tombamentos imobiliários.Por conta disso,para preservar a memória artística dos Estados e Municípios,muitos prédios antigos já foram há tempo incluídos.

Depois da intensa luta desempenhada ao longo dos anos pelos informativos locais blog Opinião Digital, jornais A Verdade Escrita e Opinião Triunfo  junto às diversas fábricas de tinta respaldados por outros colaboradores finalmente as ruas triunfenses talvez possam ganhar agora maior atrativo  com a implantação de diferentes cores na recuperação do destacado casario antigo.

Existe sendo executado há tempo um importante programa conveniado das Tintas Coral - várias vezes aqui citado para que as administrações tomassem alguma iniciativa de fazer parceria - a empresa nesta semana vai deslocar dois representantes especializados do setor capitaneados pelo triunfense adotivo Rogério Motta (sobrinho do ex-prefeito João Barbosa Sitônio) -  tentando formalizar entendimento positivo com as autoridades representativas.

Nessa reunião, sexta-feira 25.10.,na Casa Diocleciano Pereira Lima, sede do Poder Legislativo ( Câmara de Vereadores), situada na Rua José Rodrigues de Souza, 200, Bairro Guanabara, deverão participar diversos segmentos da sociedade que, defendem a recuperação e preservação do Patrimônio Histórico Municipal, que nunca recebeu das administrações a merecida atenção.Embora exista legislação específica -  autoria do  vereador Carlos Ferraz (1988).
.

24 comentários:

  1. Será que teremos que ajuizar uma ação contra proprietários e incluir como réu a Prefeitura de Triunfo por inoperância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos dizer que o facebook foi a principal rede social e a ferramenta mais usada por vocês para tentar organizar essa administração de Triunfo e parece que as reivindicações feitas estão saindo de forma simples e mais rápidas.É que a notícia se espalha e se torna uma das maiores manifestações populares. A possibilidade de monitorar os temas usados gera uma comunicação extra que traz efeito porque alerta autoridades sob às vistas da multidão de leitores.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Aquele imóvel situado na Avenida Getúlio Vargas,tratava-se de uma edificação de médio porte, tornando necessária maior preservação da prefeitura especialista em autorizar demolições e depois negar ter autorizado o serviço. Somente quem não conhece esse prefeito duas caras pode acreditar que seria capaz de dar o andamento no processo de análise antes e assim que fosse concluído tomar aposição de não demolição sendo o prédio do pai de doutor Edmundo Viana.

      Excluir
    4. coisa velha em que derrubar . fez certo

      Excluir
    5. Maria Do Socorro Ferraz25 de outubro de 2013 às 21:27

      É UMA PENA, QUE A NOSSA TRIUNFO NÃO TENHA A SUA HISTÓRIA PRESERVADA...........

      Excluir
    6. Luiz Saul Pereira
      Insatisfeito, pus-me a refletir ainda sobre a minha visita a Triunfo. Uma cidade que canta vitória já no próprio nome, sobrevivente hostilizada em seu derredor por um clima agressor, é chamada de oásis, ainda que às vezes água lhe falte.
      Manteve-se bucólica por tempo longo, até que o “progresso” lhe roubou parte do romantismo. Os “homens” introduziram estranhas modificações estruturais, com o aparente assente da população, que não consigo compreender. Por exemplo, em volta do açude fecharam o acesso, para a montagem de um tipo de “marco zero”, e abriram uma nova rua que é uma verdadeira manobra radical, assim como o é do outro lado, junto da prefeitura.
      Modificaram o Quadro que agora parece viver num clima de abandono; criaram uns polos gastronômicos que mais parecem desativados, ou, pro meu azar, nunca vou dia em que estão abertos; permitiram a construção de um prédio frontal ao Guarany, com aparência de gaiola; demoliram o antigo coreto do açude em troca de outro parecido com um pagode chinês; demoliram alguns sobrados e outros pequenos monumentos sem aparente plano de restabelecimento das fachadas, pelo menos; trocaram os simpáticos nomes das ruas e logradouros (Fiado, Caridade, Gato Preto, Surrão, Matança, Açude etc.); não renovam a pintura da igreja matriz); ainda permitiram a derrubada do prédio do motor e deixaram as freiras irem embora, escorrendo entre os dedos da cidade.
      Prefiro aquela cidadezinha de antes do “progresso”, encravada na montanha, com cheiro de fábrica de doce de goiaba e de engenho moendo, onde o açude de D. Sara alimentava o açude que agora chamam de lago.
      Bom, lá se foi a minha diplomacia.

      Excluir
    7. QUE ABSURDO UMA COISA DESSAS!!!

      Excluir
  2. José Adauto Nogueira23 de outubro de 2013 às 08:19

    Fica provado que nada é levado a sério.Onde está a fiscalização dessa cidade?
    Gostaria que algum órgão se pronunciasse diante tanto descaso contra patrimônio tão exuberante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália Siqueira Campos23 de outubro de 2013 às 10:05

      Milhares de manifestantes foram às ruas do Brasil protestar contra o atual sistema político do país e certamente esse episódio vai entrar para a história. Mas um fato interessante tomei conhecimento através de parentes que residem no município chama muito a atenção, não houve qualquer mobilização por parte da população.O fato de deixarem destruir esse sobrado da foto é a confirmação. Se a juventude encontra-se apática assim , imaginem o resto...#vemprarua,#oBrasiAcordou,#oGiganteAcordou#

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. É preciso que se tome alguma providência em relação a essa desordem com o patrimônio público .Quando será que alguma autoridade vai resolver o problema?

      Excluir
  3. Solange Martins Diniz23 de outubro de 2013 às 08:30

    A gente curte,Carlos Ferraz,numa forma de dizer que leu a matéria e se inteirou dos fatos, mas curtir mesmo uma exposição desse porte e contraditório. A gente que esta distante da terra e pensa que as coisas estão bem,que a cidade cresceu e evoluiu. se sente desapontada diante de tamanho descaso com o patrimônio publico.Afinal,estamos falando de um oásis turístico e famoso que precisa fazer valer e acreditar na propaganda que dele se faz. Se estivesse morando ai e me deparasse com a falta de zelo da cidade, talvez, não me sentisse nenhum pouco incomodada, uma vez que o corriqueiro acaba se tornando familiar aos nosso olhos.Quando estamos distantes e bem diferente, a coisa feia incomoda e muito,principalmente quando se trata de uma cidade onde se viveu por tanto tempo..

    ResponderExcluir
  4. Frequento a cidade desde jovem. A estrutura das casas antigas eram boas, conservadas anualmente,mas como o tempo e o descuido da prefeitura, houve relaxamento dos moradores e tudo ficou ruim.Precisamos de uma posição das autoridades, se não tomarem providências que, pelo menos, repassem responsabilidade, ninguém vai cuidar delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Quem conhece o Projeto das Tintas Coral TUDO DE COR PARA VOCÊ, saberá que trata-se de um excelente empreendimeto em benefício principalmente das cidades tipicamente turisticas, o caso de Triunfo. Não é fácil deslocar um coordenador responsável pelo projeto para determinada cidade antes de várias etapas exigida pela empresa Coral. Estou levando nesta sexta-feira, dia 25/10 o senhor Eduardo Santos que fará uma palestra sobre o projeto e é de suma importância a presença dos verdadeiros triunfenses, como eu me considero, nesta reunião as 16 horas na Câmara Municipal de Triunfo com o importante e o total apoio da Prefeitura Municipal de Triunfo. Vamos acreditar e vamos participar colaborando com sugestões construtivas. Fico agradecido antecipadamente e, no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PREFEITO LUCIANO FERNANDO DE SOUZA JÁ HAVIA SOLICITADO ESSE CONVÊNIO ATRAVÉS DO DEPUTADO ESTADUAL E SECRETÁRIO DE TURISMO, ALBERTO FEITOSA QUE PROVIDENCIOU A VINDA DESSE SENHOR. VAMOS AVALIAR O QUE TEM A OFERECER E COBRAR O CUMPRIMENTO DESSAS METAS DE TODOS OS ENVOLVIDOS, AVALIANDO OS RESULTADOS QUE POSSAM SER SATISFATÓRIOS.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Deputado Estadual Rodrigo Novaes solicita construção de ramal da Adutora do Pajeú para Beneficiar o Distrito de Jericó.
      O pedido foi feito ao Governo do Estado, ao Ministério da Integração Nacional e ao Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS) e COMPESA.

      Excluir
  6. Nesse lugar se houvesse vereadores também reforçariam que a interdição do sobrado fosse mantida e a denúncia de demolição irregular apurada pelo Ministério Público sendo verificado com o objetivo de tomar medidas necessárias..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Encontrar um muro com potencial para virar uma obra de arte nunca foi um problema para os grafiteiros de Triunfo.Mas a ideia de pintar grandes paredes com o aval da prefeitura agradou o grupo.Para muitos, essa é a forma de embelezar o espaço urbano e divulgar o trabalho.Toda superfície pública deveria ser suporte para a pintura, desde que não haja interferência na arquitetura. A arte contribui para o embelezamento da cidade, acredita quem já trabalhou assim.Essas grandes pinturas podem tornar-se cartões postais, como já acontece em outras cidades. Na Europa , por exemplo, há passeios turísticos pelos grafites das paredes das cidades. Ninguém quer tirar foto em um prédio limpo.As pessoas querem ver uma paisagem bonita e a arte das ruas.A população também gosta da ideia. O grafite deixa a cidade mais colorida,com mais vida.Olha como estão bonitos os pontos que ainda restam pintados em Triunfo pelo artista plástico Denon Almeida. Nem parece que é famoso por vários países. Triunfo precisa ficar mais viva e leve com essas atrações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. Esta já é uma preocupação de Carlos Ferraz desde 1983, quando exerceu sua função de Vereador, onde apresentou Projetos para preservação do patrimônio historico, que logo se tornou Lei, só falta cumprir como tantas outras leis que no nosso Triunfo existem só no papel para "fazer bonito"

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!