![]() |
Arlindo dos Oito Baixos - renomado sanfoneiro |
O sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos, 72 anos, faleceu por volta das 13h desta quarta-feira, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos. A informação foi confirmada por Anselmo Alves, amigo do forrozeiro e diretor do filme Arlindo dos 8 Baixos: o mestre do Beberibe. O músico, considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde o ano passado, deixa esposa e quatro filhos.
O sanfoneiro morreu durante sessão de hemodiálise, que fazia três vezes por semana. Arlindo era diabético e hipertenso há 40 anos. Por causa da doença, que piorou nos últimos cinco anos, o artista já havia perdido a visão e amputou as duas pernas. Arlindo também sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). O São João de 2012 foi o primeiro, em 50 anos, que o sanfoneiro não se apresentou, por motivos de saúde.
"O que ele deixa para mim é o exemplo de perseverança e vontade de viver", declarou o produtor cultural Roberto Andrade, responsável pela carreira do artista desde 1998.
Nascido em Sirinhaém, Arlindo morou até a adolescência no Engenho Trapiche. Saiu da cana-de-açúcar para cortar cabelos no Cabo de Santo Agostinho. Foi lá que começou a tocar sanfona em bailes, instrumento que aprendeu vendo o pai tocar os Oito Baixos.
Fonte: Diário de Pernambuco
A morte de Arlindo Dos Oito Baixos silencia sua sanfona afinada. Adeus!
ResponderExcluirSoube que Arlindo morreu ontem numa sessão de hemodiálise no Hospital do IMIP. Ele revitalizou e valorizou o forró com gênero em Recife.
ResponderExcluirO sanfoneiro de Sirinhaém era Patrimônio Vivo de Pernambuco.Arlindo silencia agora os seus Oito Baixos.
ResponderExcluirO músico Arlindo faleceu após duas paradas cardíacas. Seu estado de saúde era frágil por conta de diabetes.Ele foi um grande discípulo de si mesmo.Vai com Deus!
ResponderExcluir