terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PRECISA SER CRIADO O CONSELHO DE DIREITOS URBANOS






Em conversa recente de triunfenses, chegou-se à conclusão que deve-se formar um grupo de Direitos Urbanos com representantes da sociedade civil local para entregar ao presidente  da Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco ( Fundarpe) e ao Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico  e Arquitetônico Nacional, do Governo Federal, Sr. Luciano Almeida, pedido de tombamento das instalações  da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, situada na Praça 15 de Novembro, Bairro Centro e do Convento São Boaventura, localizada na Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade. As solicitações devem ser feitas ao Estado de Pernambuco,  uma vez ser tombada pelo Patrimônio Municipal através da Lei de autoria do vereador Carlos Ferraz em 1988.

A referida reivindicação sugere refletir a preocupação do grupo com a expansão urbana e o temor sobre mais descaracterizações da arquitetura que a cidade vem sofrendo há muito tempo sem a devida providência das pseudo-autoridades locais que se revezam ao longo desses anos. Explicar que nunca foram contrários à instalação de outros empreendimentos, nada disso, apenas acham por questão de lógica que é preciso melhorar os padrões urbanísticos de Triunfo sem destruir os prédios que fazem parte de sua história. Não se pode é continuar convivendo com retrato cruel dessa realidade.

O texto descrito ressaltar a proposta que deve ser entregue a esses órgãos públicos da importância sobre a preservação da área, para evitar que o Centro Histórico vire um aglomerado de imóveis sem qualquer valor cultural, além de fazer o pedido formal documentado de tombamento, o grupo deve solicitar audiência para tentar explicar melhor o projeto em andamento definido pela comunidade organizada, visando expandir outros pontos citados tradicionais e dignos de manutenção. Antes porém, devem ser convocados todos os atuais representantes ou proprietários dos imóveis apontados como merecedores de destaque especial.



Fotos: Magno Araújo

9 comentários:

  1. Acho essa uma ótima providência a tomar, porque esses monumentos como a igreja e o convento não podem ficar sem a proteção causado pelo tombamento patrimonial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IMPORTANTE! A Igreja Matriz de nossa Triunfo está precisando arrecadar fundos para pagamento da mão-de-obra de pintura externa e o nosso amigo de infância, Tota Rodrigues, está com um Livro de Ouro para colher assinaturas com doações do quanto lhe ditar o coração. Deixo meu pedido de apoio a esta causa justa a todos Triunfenses & Simpatizantes que moram ou que estiverem neste fim-de-ano em Triunfo. Se após a assinatura quiser colocar um "GT&S", bem discreto, marcaremos presença. Vc vai assinar?

      Excluir
    2. Muito boa essa iniciativa...

      Excluir
  2. "O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado. O teu trono está firme desde a antiguidade..." Salmos 23:1 e 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Ferraz Tudo bem!!!! Resolvemos Criar este Grupo com a finalidade de fugir das altas taxas do Mercado Livre e negociar pessoalmente no Toma Lá da Cá, peço encarecidamente a todos nossos amigos que cliquem em Participar e convidem seus amigos pois lembrem-se que sempre temos algo a vender. SUCESSO a todos....
      https://www.facebook.com/groups/768986203117579/

      Excluir
  3. Triunfo daria um grande passo se assim procedesse.É preciso ser construída uma unidade nesse sentido. Temos muito que mostrar.

    ResponderExcluir
  4. Por que não solicitam a algum deputado que seja votado no município para apresentar o projeto e acabar essa situação de uma vez por todas.

    ResponderExcluir
  5. Muitas ideais boas aqui são postadas e deveriam ser aproveitadas pela administração de Triunfo. Essa de tombamento da Igreja Matriz mesmo, é formidável..

    ResponderExcluir
  6. Marcos Antonio Florentino Lima17 de dezembro de 2013 às 13:02

    Peço licença aos conterrâneos para dar minha opinião sobre o assunto em questão
    O descaso por parte do poder público em relação ao Museu de Artes Sacras de Triunfo e demais pontos turísticos, passa pelo crivo da falta de capacidade administrativa e vontade política em tratá-los com o devido respeito e zelo que merecem.

    É público e notório que os políticos não demonstram nenhum interesse em investir em Turismo, cultura e conservação de Patrimônio, pois assim, estariam trabalhando em prol dos seus sucessores, atitudes como estas só vêm corroborar com a máxima de que o político de modo geral só visa o interesse próprio e dos seus partidários.

    A comunidade Triunfense, excetuando-se os políticos, é historicamente reconhecida como católica praticante, e como tal, diferentemente dos políticos, sabe dar o devido valor às Artes Sacras, porque cultuam todo o acervo sacro como sendo herança representativa da existência de um deus criador de todas as coisas.

    Não resta dúvida que o SESC contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Triunfo em todos os níveis, e não podemos deixar de reconhecer o quão importante foi e continuará sendo vital para a continuidade deste desenvolvimento, mas em relação à administração do Museu de Artes Sacras, acho que deveria ficar nas mãos de quem tem conhecimento e competência para conduzi-lo de forma adequada, transformando-o em atração turística e trazendo seus fiéis cada vez mais para dentro da casa de deus.

    Concordo que o Pároco é a pessoa mais indicada para desenvolver este trabalho, quem mais estaria capacitado para substituí-lo com total dedicação e sem nenhum interesse político. Fica no ar a minha pergunta?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!