domingo, 23 de março de 2014

CUIDADO COM AS CRIANÇAS - BRINCANDO COM OS ALIMENTOS E COM SENTIDOS



Tem criança que não curte comer e diz que não gosta do alimento antes mesmo de provar, né? O post de hoje, assinado pela nossa especialista em diversão, é uma “mão na roda” para os pais e as mães dessas adoráveis crianças: ensina uma brincadeira bem simples, que vai estimular tanto os sentidos quanto a vontade de experimentar alimentos.
Este blog, assinado por adulta que quando criança não comia (tinha nojo de comida, na verdade), deseja um mundo onde nós consigamos ensinar às crianças que comer faz bem, é divertido e delicioso!
Vem ver!
 

Essa semana lembrei de uma brincadeira que era feita em algum programa infantil de quando eu era criança. Sinceramente, não lembro em qual programa era; só sei que gostava bastante de brincar da mesma coisa com minhas irmãs!

Lembrei dessa brincadeira porque meu filho mais velho me   um pouco de trabalho pra comer, especialmente no que diz respeito a provar coisas novas. Nem prova e já diz que não gosta!

Pois bem, nesse programa infantil tinha uma brincadeira em que as crianças provavam uma comida de olhos vendados e tinham que adivinhar o que era. Acho que era assim… Mas pode ser que tivessem que adivinhar pelo cheiro. Não sei bem, porque minha memória registrou muito mais as brincadeiras com as minhas irmãs do que a do programa, e nós fazíamos dos dois jeitos.

É uma boa brincadeira para fazer as crianças experimentarem coisas novas oferecendo pouca resistência (oremos!) ou, pelo menos, se familiarizarem com o cheiro dos alimentos e, quem sabe, um dia num futuro não muito distante, resolva provar (oremos de novo!)! Ainda não fiz a brincadeira com os meninos porque lembrei ontem e ainda não tive coragem e tempo de colocar em prática, mas sei que será uma diversão pra mim e pro do meio, que come até pedra, se tiver um temperinho, mas vou fazer (rezando desde já!) e torcer pra que o mais velho tope a brincadeira, nem que seja pela farra!!! Teoricamente, a rejeição pelos alimentos novos será menor, já que ele não estará vendo o que está comendo e, assim, talvez aceite melhor…
 
Por aqui vou começar com a adivinhação pelo cheiro, nessa modalidade podemos incluir outras coisas além de alimentos, por exemplo, o perfume que eles usam, o perfume que a gente usa, flores… próximo nível: provar para descobrir!
Depois que eu fizer, conto pra vocês como foi a aceitação da brincadeira! Me contem também como foi por aí!
 
Boa brincadeira e até a próxima!
Virginia.

 

Um comentário:

  1. Alerta muito oportuno para as famílias que possuem crianças....

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!