sábado, 5 de abril de 2014

MORRE O ATOR CEARENSE JOSÉ WILKER AOS 67 ANOS

SÃO PAULO - Morreu na manhã deste sábado (5), aos 67 anos, José Wilker. O ator estava em sua casa no Rio de Janeiro.


     Profissão :
nascimento :
idade :
67 anos
signo astrológico :
Leão
País :
Brasil

O ator José Wilker, de 67 anos, morreu na manhã deste sábado (5) em sua casa no Rio de Janeiro. As informações são do colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo". José deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas o jornalista afirma que as suspeitas são de infarto.

Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, Wilker nasceu em 20 de agosto de 1947. Sua mãe, Raiumunda, era dona de casa. Já seu pai, Severino, era caixeiro viajante. Aos 13 anos, mudou-se para o Recife, onde trabalhou como radialista e iniciou a carreira de ator. Seis anos depois, já no Rio de Janeiro, consolidou sua carreira e, ao longo de cinco décadas, deixou sua marca como diretor, produtor e escritor. 

Membro da Juventude Comunista, percorreu o sertão pernambucano com outros jovens interpretando diversas personagens em peças de teatro. Juntos, espalhavam as ideias do pedagogo pernambucano Paulo Freire. 


 
Já na capital fluminense, estudou interpretação com o cineasta sueco Arne Sucksdorff. Sua primeira aparição nas telonas foi em 'A Falecida', em 1965. O filme também foi a estreia de Fernanda Montenegro em longas. Em 1967, começou a estudar sociologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Algum tempo depois, abandonou o curso e voltou a se dedicar à dramaturgia.  Ele ainda esteve no elenco de filmes como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", o inesquecível Vadinho; "Bye Bye Brasil" e "O Homem da Capa Preta"
 
 
Estreou nas telenovelas em 1971, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na TV Globo. Fez muito sucesso com a novela Roque Santeiro na qual deu vida ao personagem-título junto com Regina Duarte e Lima Duarte. Entre 1997 e 2002, dirigiu boa parte dos episódios do Sai de Baixo3 , além de ter participado de um dos episódios do programa (Ghost Não Se Discute), em 1997.
 
Interpretou personagens célebres na televisão, como Giovanni Improtta, na novela Senhora do Destino e o ex-presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK. Em 2012 cai na boca do povo com o personagem Jesuíno Mendonça na novela Gabriela. O personagem foi marcado pelo bordão "Vou lhe usar", que se tornou febre nas redes sociais.
 
Atuou em 29 novelas e 49 filmes - sua última aparição na telinha foi no folhetim da Rede Globo "Amor à vida", este ano, no qual interpretou o médico Herbert. No remake de "Gabriela", em 2012, Wilker fez sucesso como o Coronel Jesuíno. Amante da sétima arte, atuava como crítico de cinema e por diversas vezes transmitiu a cerimônia do Oscar.
 

Os personagens mais marcantes de Zé Wilker

Wilker como o político Mundinho Falcão (Foto: Tv Globo) - Gabriela
 
Dona Flor e Vadinho
Roque Santeiro retorna à Asa Branca
Antônio Conselheiro orienta seus fiéis em Canudos
Giovanni Improtta e seu visual marcante - Senhora do Destino
Mais recentemente, em 2012, Zé Wilker caiu na boca do povo, no remake de Gabriela, como Coronel Jesuíno e a famosa frase “Eu vou lhe usar”.


 
Fonte: MSN/ FAMOSIDADES; NE 10 PE

9 comentários:

  1. Cleanto Martins Tangará6 de abril de 2014 às 10:33

    Meu irmão José Wilker nos deixa saldades,mas ao mesmo tempo alegria,pois só plantas-te arte e cultura aqui na terra,que Deus o nosso pai te dê um cantinho bom pra continuares a luta.obg.por tudo que nos destes,fique em paz.

    ResponderExcluir
  2. Vai deixar boas recordações!!! Que Deus o prepare um bom lugar.

    ResponderExcluir
  3. Um adeus tão de repente que fica dificil de acreditar... Siga em paz na volta a casa eterna e contemple a face de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Caetano José da Silva6 de abril de 2014 às 11:02

    um grande ator q deus o atenha

    ResponderExcluir
  5. Exemplo de profissional que iniciou sua carreira aqui em Pernambuco, vindo de Juazeiro do Norte - Ce. O seu pai era viajante e cobriu muito a área de Triunfo. Vai fazer falta no meio cultural e dos artistas progressistas. Mas a vida é assim, os melhores partem e os piores ficam......

    ResponderExcluir
  6. A hora de voltar para casa , ainda é muito dolorida ! Esteja na luz , Grande Homem que bom que plantou as boas sementes e as colheu ! Levará pela eternidade!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!