quarta-feira, 25 de junho de 2014

ERA UMA VEZ POLÍTICOS HONESTOS - POR LUIZ SAUL

 [Shot019%255B4%255D.png]



A iniciativa do octogenário senador Pedro Simon de anunciar o seu afastamento da vida pública ao final do presente mandato contrasta profundamente com a decisão daquele outro seu colega de desistir da tentativa de reeleição ao senado pela iminência de derrota. 
 
Pessoalmente, nem acho que se trate de um autor de projetos ou de decisões impactantes para o país. A sua singularidade consistiu até aqui principalmente na cruzada desenvolvida de forma sistemática contra a corrupção e pela moralidade da vida política, diferenciando-o da maioria dos demais. Parece razoável imaginar que o espectro da sua língua e do discurso calmo e professoral tenha, no mínimo, infundido algum refreio a atividades condenáveis de alguns circunstantes da política.
 
Embora a hipocrisia partidária aparente conceder ao senador um pedestal de venerabilidade, consta por aí que vem enfrentando tentativas de alijamento das grandes ações e decisões nos subterrâneos do seu partido, justamente por conta do perfil corregedor com que se apresenta. É um senador “encostado” que sobrevive por conta de certo franciscanismo e ilibação.
 
A circunstância de haver-se transformado em um político profissional parece-me desfavorável à sua biografia, uma vez que mandatos políticos não podem ser considerados como emprego. Ainda mais quando o agente é portador de proficiência profissional, como é o caso desse criminalista e professor universitário.

Conceda-se lhe, no entanto, alguma indulgência por esse e outros inevitáveis pecadilhos por compensação de sua luta serena, mas implacável de insistir na fábula de “Era uma vez políticos honestos”.

2 comentários:

  1. Diferença enorme do grande senador Pedro Simon para o canalha senador José Sarney, Lamento esse gaúcho macho abandonar a política, decepcionado.

    ResponderExcluir
  2. Evanilda Lopes Carvalho25 de junho de 2014 às 21:26

    O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) é outro que tem uma destacada atuação no Senado Federal e não vai mais disputar a reeleição.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!